Nova concessão de rodovias terá obras nos contornos Norte e Sul de Curitiba

por José Lázaro Jr. — publicado 23/03/2021 16h23, última modificação 23/03/2021 16h23
Mauro Ignácio compartilhou com os vereadores resumo da apresentação técnica feita pela EPL ao G7 sobre obras que impactarão Curitiba nas novas concessões de rodovias.
Nova concessão de rodovias terá obras nos contornos Norte e Sul de Curitiba

Vereador Mauro Ignácio tem informado a CMC sobre as novas concessões de rodovias no Paraná. (Foto: Reprodução/YouTube CMC)

Na sessão plenária desta segunda-feira (22), o vereador Mauro Ignácio (DEM) compartilhou, no plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), um resumo da apresentação técnica feita pela EPL (Empresa de Planejamento e Logística, empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura) aos membros do G7, no dia 15 de março, sobre as novas concessões de rodovias no Paraná e as obras que impactam Curitiba (confira aqui). Estão previstos investimentos nas ligações da capital com Campo Largo e com Araucária, além de obras nos contornos Norte e Sul.

“São obras previstas para os primeiros dez anos [da concessão] e esperamos que de fato aconteçam. Há que se ter um trabalho em cima disso e não cometer os erros do passado, desse pedágio que está vigente”, posicionou-se Mauro Ignácio, que tem buscado interlocução com a Frente Parlamentar sobre o Pedágio, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Por iniciativa do parlamentar, a CMC aprovou, no início de março, uma moção de apoio à ação fiscalizatória dos deputados estaduais (leia mais).

Fazem parte do G7 a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e a Associação Comercial do Paraná (ACP).

Obras do Lote 1
Em todo o Paraná, está prevista a concessão de 3.327 km, dos quais 1.783 km serão duplicados e 492 km receberão a “terceira faixa”. Deste total, as obras que impactam Curitiba estão concentradas naquilo que se convencionou chamar de Lote 1 (confira aqui). Nesta porção do projeto, a previsão é de R$ 6,5 bilhões em investimentos, ao longo de 473 km, que passam pela região metropolitana da capital e por Ponta Grossa. A previsão é duplicar 339 km já nos primeiros sete anos de concessão.

No que interessa diretamente a Curitiba, estão previstas obras no contorno Norte-Oeste (20 km de duplicação ou terceira faixa na PR-418 nos anos 4º e 5º da concessão), o contorno Sul (15 km de implantação de terceira ou quarta faixa na BR-277 nos anos 6º e 7º), a ligação de Curitiba com Campo Largo (51 km de implantação da terceira faixa na BR-277 nos anos 7º e 8º) e a ligação da capital com Araucária (12 km de implantação da terceira faixa na BR-476 nos anos 5º e 6º).

“A BR-277 vai ter 51 km de terceira faixa, do Parque Barigui até São Luiz do Purunã, o que é uma boa notícia. A gente precisava dessas obras”, comemorou Mauro Ignácio, repetindo a abordagem da Frente da Alep sobre o assunto, que segundo o vereador tem sido buscar, nas negociações, o “menor preço com mais obras em menos tempo”.

Apoio às ciclovias
Na mesma sessão, a pedido do vereador Professor Euler (PSD), foi aprovada moção de apoio à inclusão de ciclovias nas obras dessas concessões que passem em áreas urbanas (416.00006.2021). “Isto é importante, pois temos um número cada vez maior de pessoas que utilizam essas rodovias não apenas para transporte, mas também para suas atividades esportivas. O pessoal que pratica o triátlon e o ciclismo precisa de grandes extensões de pista para poder treinar e tem utilizado as rodovias para isso”, ponderou.

“Já que se está em processo de estudo, que se pense seriamente a respeito de implantação de ciclovias nos trechos urbanos”, continuou Euler, que informou estar em contato “com o nosso ex-colega vereador, agora deputado estadual, Goura (PDT)”, porque ele está mobilizando pessoas e entidades em relação a essa demanda, “junto a Federação Paranaense de Ciclismo e a outras pessoas da área, e pediram uma moção de apoio doa CMC para reforçar o movimento deles”. Em aparte, Mauro Ignácio apoiou a medida, defendendo que “é preciso uma segurança melhor”.