Notas de Plenário - Sessão ordinária de 22 de outubro

por Assessoria Comunicação publicado 22/10/2014 12h20, última modificação 27/09/2021 11h51

Alienação I
Foi aprovado em 1º turno, com 27 votos favoráveis, o projeto que autoriza o Município a alienar uma área para Cleuza Divina Collodel (005.00096.2014). Ao justificar seu voto, a vereadora Professora Josete (PT) disse que seria necessário que o Município tivesse critérios mais objetivos para a definição dos valores da negociação.

Alienação II
Bruno Pessuti (PSC) disse que o terreno em questão está inserido dentro da área que já pertence à solicitante, daí a escolha pelo valor mais baixo. A escolha é uma prerrogativa da Prefeitura de Curitiba, lembrou o vereador.

Cidadã Honorária
Também foi aprovado em 1º turno, com 21 votos, o projeto de iniciativa do vereador Serginho do Posto (PSDB) que confere à Marlene Maia de Britez o título de cidadã honorária de Curitiba (006.00010.2014). A homenageada foi um importante nome na história do ballet clássico em Curitiba. “Além disso, também foi educadora, autora de livros e uma personalidade atuante em Curitiba desde a metade do século passado”, frisou o parlamentar. A homenagem foi reforçada pelos vereadores Pedro Paulo (PT), Aldemir Manfron  (PP) e Noemia Rocha (PMDB).

Legalização de área
Foi aprovado em segundo turno o projeto de lei 005.00093.2014, que visa regularizar área de 430 m² no Boqueirão, onde estão instalados diversos equipamentos da prefeitura. O texto estabelece a desafetação de parte da rua Raggi Izar, da categoria de bens de uso comum do povo para a categoria dos bens dominicais. Conforme a mensagem do prefeito Gustavo Fruet, levantamento do governo municipal mostrou que os equipamentos estão sob áreas de ruas e por isso era necessário fazer a regularização.

Venda de imóvel I
Outro projeto acatado em votação definitiva foi o 005.00168.2014, que autoriza a prefeitura a vender, mediante concorrência pública, terreno de 423 m² na rua Antonio Luiz Rodrigues Freitas, no CIC. Segundo a mensagem do prefeito, a área foi avaliada em R$ 300 mil e o dinheiro obtido com a negociação será destinado a desapropriações para atender demandas por espaços de interesse público.

Venda de imóvel II
Ainda de acordo com a mensagem, o interesse na área foi manifestado por Ney Janio Ribas de Macedo, proprietário de imóvel vizinho, que abriga a Escola Cristã de Curitiba. O terreno não possui características para implantação de área de lazer, apresenta pequenas dimensões para instalação de equipamentos sociais, e é desnecessária ao sistema viário, conforme opinativo dos setores competentes da administração municipal, atesta a Prefeitura de Curitiba.

Votos de congratulações I
Durante o pequeno expediente, o vereador Bruno Pessuti (PSC) transmitiu os votos de congratulações e aplausos ao empresário João Roberto Dalheim, proprietário da Amplitur Agência e Operadora de Turismo (077.00064.2014). “Fundada em 1987, a empresa promove o turismo direcionado a colégios, escolas e faculdades. São 27 anos de atividades especializadas neste segmento”, justificou o parlamentar

Votos de congratulações II
Para Pessuti, as excursões são verdadeiras aulas e buscam colocar os estudantes em contato com museus, bibliotecas e outros pontos de relevância histórica. “Além disso, a empresa também promove excursões para shows, como por exemplo, os feitos no Brasil por bandas como Rolling Stones, U2, Nirvana, Whitney Houston e o show acústico dos músicos Jimmy Page e Robert Plant, almas da banda Led Zeppelin”, diz a justificativa.

Beatificação I
Tito Zeglin (PDT), vice-presidente da Câmara, destacou que na data de hoje, 22 de outubro, comemora-se a canonização de Karol Wojtyła, o papa João Paulo II. “João Paulo esteve em Curitiba nos dias 5 e 6 de julho de 1980. Foi um ato de respeito para com a cidade, a segunda do mundo (fora da Polônia), em número de imigrantes poloneses”, afirmou.

Beatificação II
Segundo o parlamentar, o legado de João Paulo II se revela em encíclicas, livros, beatificações, ingresso de novos religiosos e outras ações que contribuíram para que ele fosse lembrado como “João de Deus”. Tito rememorou que “o papa reuniu 75 mil pessoas no estádio Couto Pereira e mais de um milhão, no dia seguinte, no centro Cívico. Um evento memorável”.

Semáforo
No pequeno expediente, foi lido o requerimento que solicita informações sobre a implantação de um semáforo no cruzamento da avenida Winston Churchill com a rua Frei Teófilo, no Capão Raso (062.00337.2014). “Diversos acidentes e atropelamentos já aconteceram no local. Este cruzamento é importante para a mobilidade da região, pois além de facilitar o trânsito para as Escolas e comércios locais, também serve como ligação entre as duas vias rápidas e outros bairros”, diz Tico Kuzma (PROS), na justificativa.

Projetos
Para Chico do Uberaba (PMN) alguns projetos seus que foram arquivados acabaram se tornando sugestões por ação de outras pessoas. “Um exemplo”, disse o vereador, “é o projeto Mães contra o Crack, que apresentei e não prosperou. Meses depois, a ideia foi utilizada em outro contexto por terceiros”. Do mesmo modo, segundo ele, o seu projeto que cria uma “faixa” para motocicletas antes do semáforo, para agilizar o trânsito (005.00364.2013) foi “incorporado” por outras pessoas. “Ou eu não estou sabendo trabalhar ou a gestão é incompetente e precisa das ideias dos outros”, reclamou Uberaba.

Amai I
Jorge Bernardi (PDT) saudou, em plenário, Eliseu Furquim, ex-vereador (1991 a 1994 e suplente na legislatura seguinte), ex-secretário municipal e atual presidente da Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos, Inativos e Pensionistas (Amai). Furquim usou a tribuna durante a sessão plenária, acompanhado do coronel César Alberto Souza, diretor de comunicação da associação Amai, e destacou a importância da Amai para os policiais militares do Estado.

Amai II
“O movimento pela criação da associação teve início entre as mulheres dos policiais e, com o tempo, foi se consolidando e se tornando um importante veículo de diálogo entre os funcionários e o governo. Hoje contamos com mais de 18 mil associados”, esclareceu Furquim. Ele também se manifestou contrário à ideia de desmilitarização das Polícias Militares.

Banheiro
O plenário aprovou a sugestão ao Executivo pela implantação de banheiros na cancha de malha e bocha localizada nas Moradias Monteiro Lobato, no bairro Tatuquara (201.00214.2014). A justificativa, segundo Mestre Pop (PSC), é a reforma do espaço que contribuiu para o aumento de usuários, principalmente pessoas da terceira idade. “A manutenção e limpeza do banheiro será feita pela associação de bocha local”, complementou o autor do pedido.