Notas de Plenário - Sessão extraordinária de 18 de abril

por Assessoria Comunicação publicado 18/04/2013 14h40, última modificação 15/09/2021 09h15
Fusão I
Helio Wirbiski (PPS) comunicou sua participação no congresso realizado nesta quarta-feira (17) em Brasília para a fusão do PPS e do PMN, que resultou na criação de uma nova sigla: a Mobilização Democrática (MD). O novo partido nasce com 13 deputados federais, 58 estaduais, 147 prefeitos e 2.527 vereadores. Na Câmara de Curitiba, a nova bancada passa a ser a segunda maior, juntamente com o PSB.

Fusão II
“Abre-se uma janela, para parlamentares que querem entrar no partido. A sigla será presidida por Roberto Freire, que é garantia de credibilidade, de seriedade”, disse Wirbiski, que convidou os colegas para migrarem para o MD. Os vereadores interessados em mudar para a nova sigla têm 30 dias para solicitar a troca de partido sem correr o risco de perder o mandato.

Informações I
O líder do PSB, Tico Kuzma, informou sobre requerimento, de sua autoria, que solicita informações à prefeitura sobre a identificação da função de “professor municipal” nos crachás dos servidores, a fim de facilitar o acesso dos mesmos a eventos culturais através da meia entrada. Segundo o vereador, essa sugestão foi feita por ele ao Executivo em 2010.

Informações II
Tico Kuzma também sugeriu, durante a sua fala, que as respostas sobre os pedidos de informações feitos à prefeitura e demais órgãos públicos, sejam incluídas no Sistema de Proposições Legislativas (SPL) a fim de agilizar o acesso aos dados por parte da população.

Saúde I
O líder do PSDB, Felipe Braga Côrtes, pediu apoio do plenário na tramitação de novas  mensagens que serão enviadas pela prefeitura para a liberação de créditos adicionais. O Executivo acumula R$ 272 milhões em despesas não empenhadas pela administração anterior e, de acordo com o vereador, parte delas são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Saúde II
Ainda conforme Braga Côrtes, essa preocupação foi pontuada em reunião realizada ontem com o secretário de Saúde Adriano Massuda e com o presidente da Pró-Renal, Miguel Riella, onde foi tratada a falta de repasse de verbas do Governo Federal para o atendimento da hemodiálise. A gestão anterior não teria repassado o recurso às clínicas que prestam o serviço pelo SUS em Curitiba, referente aos meses de novembro e dezembro de 2012.

Presença
O deputado estadual Anibelli Neto (PMDB) acompanhou a sessão plenária de hoje, sendo cumprimentado pelo presidente Paulo Salamuni (PV); pela líder do partido na Casa, Noemia Rocha; e por Pier Petruzziello (PTB). Os vereadores destacaram a forte atuação do representante da Assembleia Legislativa na educação, que já foi presidente da União Paranaense dos Estudantes (2002/2003) e vice-presidente da União Nacional dos Estudantes no Paraná (2003).