Notas de Plenário I - Sessão ordinária de 3 de novembro

por Assessoria Comunicação publicado 03/11/2014 11h15, última modificação 28/09/2021 07h31

Refic 2014
Foi novamente adiada, a pedido do líder do prefeito na Câmara de Curitiba, a votação em segundo turno do Programa de Recuperação Fiscal de Curitiba (Refic 2014). Pedro Paulo (PT) informou que o prazo de adesão dos contribuintes ao Refic 2014 ainda depende de ajustes técnicos, mas que a medida deverá ser votada em breve pelo plenário. “Pedimos o adiamento por uma sessão. Quem sabe já tenhamos as datas definitivas nesta terça”, disse.

Retirada de emendas
Duas emendas parlamentares ao Refic 2014 (002.00007.2014), de números 033.00020.2014 e 032.00050.2014, foram retiradas por sugerirem prazos incompatíveis com a operacionalização do Programa de Recuperação Fiscal. “Quando soubermos as datas certas, faremos emendas coletivas para ajustar a redação do projeto de lei”, esclareceu o vereador Pedro Paulo. (Foto 1)

Utilidades públicas
Dois títulos de utilidade pública foram aprovados, em primeiro turno, durante a sessão plenária: o projeto 014.00004.2013, de Pier Petruzziello (PTB), voltado à Associação Serra do Mar, e o projeto 014.00030.2013, de Toninho da Farmácia (PP), destinado à Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) do Colégio Estadual Algacyr Munhoz Maeder. “O título vai ajudar a escola a manter o trabalho, integrando os jovens à sociedade, tirando-os da rua”, afirmou. (Foto 2)

Logradouro
Em primeiro turno, com 24 votos favoráveis, foi aprovada indicação da vereadora Carla Pimentel (PSC) para denominação de logradouro público não especificado (009.00012.2013). O homenageado é Adão Jarosczynski, um dos fundadores do bairro Capão Raso. Comerciante, faleceu aos 78 anos de idade.

Aniversário do Bope
O vereador Mauro Ignacio (PSB) pediu a palavra durante votação do requerimento 077.00304.2014, de Aldemir Manfron (PP), que solicita voto de congratulações e aplausos ao Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, o Bope, pelo seu 4° aniversário. “A comemoração foi na última quinta-feira e eu e o deputado estadual Ney Leprevost estivemos lá. Faço questão de entregar o voto ao Bope junto com o Manfron”, disse.

Repúdio a blog
No pequeno expediente, o vereador Chicarelli (PSDC) usou da palavra para abordar diversos assuntos e reclamar de nota publicada em um blog da capital, que se referiu às pessoas no “ato anti-Dilma” como “golpistas”. “Não eram 300 golpistas, como o Blog do Esmael disse, mas 500 pessoas – donas de casa, trabalhadores. Eu estive lá”, testemunhou. (Foto 3)

Emendas parlamentares
Chicarelli também pediu projetos com “mais conteúdo” na pauta do plenário e solicitou o pagamento das emendas parlamentares que fez no ano passado. “Pelo menos as minhas não foram empenhadas”, reclamou. Elogiou o corte de secretarias e cargos comissionados na Prefeitura de Curitiba, mas alertou para o fato de o Executivo passar a utilizar escolas municipais como creches (Centros Municipais de Educação Infantil).

“Forças reacionárias”
O vereador Jorge Bernardi (PDT) utilizou a tribuna, no início da sessão, para se opor às manifestações realizadas em cidades brasileiras contra o resultado das eleições presidenciais, que reelegeu a presidente Dilma Rousseff. “É uma tentativa de terceiro turno. Nessas manifestações, vimos as forças reacionárias da extrema direita pedindo a volta do regime militar. Eu repudio esse comportamento, pois muitos brasileiros deram a sua vida para acabar com a ditadura, que prendeu, torturou e matou pessoas”, disse.

Culpa da desinformação
Ao criticar a situação, Jorge Bernardi disse que essas manifestações são culpa da desinformação. “A falta de informação é culpa da polarização partidária, é culpa do PT e do PSDB”, apontou. Ele indicou a necessidade de uma reforma política no Brasil. “Não podemos levar o país às barricadas”, defendeu. Sobre a derrota de Aécio Neves na disputa presidencial, disse que, na semana passada, quando participou do Conselho Nacional das Cidades, ouviu de colegas mineiros casos de perseguição no Estado. (Foto 4)

Visitas
Acompanhou a sessão plenária o candidato ao Senado pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Pastor Adílson dos Santos Silva. A presença do político foi anunciada pelo vereador Professor Galdino (PSDB). “Adílson "Senador da Família" fez 15 mil votos e é de Londrina”, informou o parlamentar.

Cohab
Pedido de informações de Carla Pimentel (PSC) à Companhia de Habitação Popular de Curitiba questiona os procedimentos adotados para a transferência de imóveis com débitos. “Um grande número de mutuários tem reclamado que ao tentar fazer o registro é surpreendido com a notícia que seu imóvel possui dívida ativa junto à administradoras de condomínios, de um proprietário anterior, e alguns até receberam notificação judicial para a desocupação”, justifica a vereadora. O requerimento é o 062.00331.2014.