Notas de Plenário I – Sessão Ordinária de 27 de fevereiro

por Assessoria Comunicação publicado 27/02/2013 17h10, última modificação 10/09/2021 11h08
Espera
 
Foi lida em plenário a súmula do projeto apresentado pelo vereador Jorge Bernardi (PDT) que trata do tempo de espera para atendimento dos consumidores nos caixas de pagamento de estabelecimentos comerciais. Pelo novo texto será admitida a espera de 15 minutos em dias normais e 20 em vésperas de feriados. As punições vão de multas de mil reais a suspensão do alvará por até 30 dias.

Ponto turístico
 
O vereador Helio Wirbiski (PPS) apresentou proposição que altera o teor do artigo 2º da lei 10755, de julho de 2003. O novo texto confere uma série de deveres ao responsável legal pela banca de revistas que cadastrar seu estabelecimento como ponto turístico do município.

Bens dominicais
 
A Câmara recebeu dois projetos de iniciativa do prefeito, ambos pertinentes à conversão de bens públicos para a condição de bens dominicais. Tais procedimentos não encontraram oposição por parte dos órgãos oficiais responsáveis e agora aguardam apreciação do legislativo.

Logradouro
 
Foi lida em plenário a súmula do projeto de autoria do vereador Tiago Gevert (PSC) que trata da alteração do nome de um trecho da Estrada da Ribeira (pista lateral) compreendido entre a rodovia Régis Bittencourt e a Rua Antônio de Cristo, no bairro Atuba. A nova denominação sugerida é Rua Cidade Mundial.

Câmeras I
 
Tico Kuzma (PSB) apresentou requerimento de informações sobre o funcionamento da Central de Monitoramento do Módulo da Guarda Municipal Supervisor Israel Aquino Pimentel, que se localiza na Praça Luiz Fernando Mainardes, no conjunto Gralha Azul, Novo Mundo.

Câmeras II
 
A instalação de câmeras de segurança e painéis de informação nos terminais de ônibus de Curitiba foi tema do requerimento de informações proposto pelo vereador Cacá Pereira (PSDC) e encaminhado à URBS.

Guarda
 
Professor Galdino (PSDB) formalizou pedido de informações a respeito do efetivo da Guarda Municipal voltado ao policiamento ostensivo junto às escolas da rede municipal.

Amianto
 
As telhas de amianto retiradas da Rodoferroviária foram alvo de pedido de informações por parte da vereadora Professora Josete (PT).

Copa
 
Algumas bancadas partidárias procederam a indicação de seus representes na Comissão Temporária da Copa de 2014. Mauro Ignácio foi a escolha da bancada do PSB. A opção do PT foi por Pedro Paulo. O bloco parlamentar DEM-PTB indicou o vereador Pier Petruzziello para compor a comissão. Por fim, a bancada do PP apresentou o vereador Toninho da Farmácia como seu representante.  

Pesar
 
O vereador Paulo Salamuni (PV) formalizou requerimento de voto de pesar em homenagem ao jornalista Edgar Yamagami, falecido no dia 24 de fevereiro.