Notas da sessão plenária do dia 15 de setembro

por José Lázaro Jr. e Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 15/09/2021 16h33, última modificação 15/09/2021 16h33
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Morte no Largo I
No sábado, dia 11 de setembro, um jovem de 22 anos de idade morreu no Largo da Ordem após ser baleado. Pelas costas, a Guarda Municipal [GM] baleou com uma arma calibre 12 um jovem de 22 anos [Mateus Silva] que veio a óbito. Mateus era pai de um bebê de um ano”, registrou, em plenário, Renato Freitas (PT). Ele defendeu a aprovação de seu projeto, que obriga a GM a usar câmeras corporais.

Morte no Largo II
Os bons guardas utilizaram as filmagens para provar que as suas ações são justas, razoáveis e proporcionais ao risco que se apresenta na situação. Os maus guardas teram um problema, pois a partir do momento que a sociedade conseguir fiscalizar a sua atuação com mais frequência serão punidos, retirando as laranjas podres do cesto”, argumentou Freitas, que, citando a Bíblia, pediu a manifestação da bancada evangélica na CMC sobre o caso.

Morte no Largo III
Não queremos que os maus prevaleçam. Temos que repudiar toda e qualquer ação que venha atingir a nossa população”, respondeu Osias Moraes (Republicanos). Dirigindo-se a Freitas, disse que os cristãos também devem obedecer às autoridades e que há “uma corrente para destruir a autoridade policial”. “A Polícia Civil está investigando, mas não podemos fazer juízo de valor sem saber o que realmente ocorreu. A GM cumpre papel fundamental no Município”, completou.

Santa Felicidade I
O vereador Mauro Ignácio (DEM) fez críticas a Sidnei Toaldo (Patriota), por julgar que o parlamentar estaria se apropriando de obra realizada com emenda parlamentar destinada, na legislatura passada, por Maria Manfron (PP). “Temos um vereador desfilando por obras originadas de emendas, querendo pegar carona”, criticou. “Política deve ser feita com ética e verdade. O respeito é uma via de duas mãos”, afirmou. 

Santa Felicidade II
Para Sidnei Toaldo, o comentário de Ignácio foi “infeliz”. Ele citou a emenda de Manfron para a rua Santa Bertila Boscardim (308.00440.2020), explicando que o trecho em questão, alvo da crítica de Ignácio, não está contemplado nessa emenda e sua revitalização foi objeto de trabalho dele junto a prefeitura. “Estou na CMC desde 1992. Fui chefe de gabinete da Maria Manfron”, disse Toaldo. “Nenhum momento citei que era pai da obra. Não vim para mentir para o povo, sou de família tradicional, eu represento a etnia nossa, eu não entro em briga política porque tenho responsabilidade”.

Crítica à Aifu
No último fim de semana, um estabelecimento com 100 m², com todas as pessoas sentadas, pelo simples motivo de ter 15 pessoas a mais no estabelecimento, foi multado em R$ 200 mil. É mais do que fatura no mês. É um absurdo. Não podemos admitir isso contra o empresariado que emprega pessoas e paga impostos”, defendeu Alexandre Leprevost (Solidariedade). Para o vereador, é hipocrisia realizar essas ações e continuar com aglomerações no trabalho, nas manifestações de rua e nos ônibus.

Cursos gratuitos
Tico Kuzma (Pros) encorajou os vereadores a divulgarem uma ação do Governo do Paraná, que disponibilizará bolsas de até R$ 3 mil para os artistas do estado que realizarem cursos de aperfeiçoamento, na modalidade Ensino a Distância, promovidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O vereador conheceu o programa Bolsa Qualificação Cultural em visita recente à superintendente de Cultura, Luciana Casagrande Pereira (leia mais).

Nota de pesar
Na sessão de terça, Sidnei Toaldo (Patriota) lamentou dois falecimentos. O do ex-jogador do Athletico, do Trieste e do Iguaçu, Flavinho, como era conhecido Flávio Valim Rodrigues. E a morte de Jorge Miola, aos 94 anos, “um ícone da região de Santa Felicidade”. Nisso, fez um apelo à população, para que tome a segunda dose da vacina contra a covid-19. Hoje, foram lamentadas as mortes do comerciante Antônio Carlos Rebello, lembrado por Alexandre Leprevost (Solidariedade), e do pastor Marco Wrobel, a pedido do Pastor Marciano Alves (Republicanos).

Roteiro turístico
Relatando ter participado de evento com 500 autoridades, pela Frente Parlamentar da Retomada Econômica, o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) destacou o empenho de cidades na região metropolitana da capital para incrementar seus roteiros turísticos, a fim de que quem visita Curitiba permaneça mais tempo na região.”Falta algo para que as pessoas façam turismo”, constatou. O evento foi em Fazenda Rio Grande e teve também a participação de Mauro Bobato (Pode), Leonidas Dias (Solidariedade) e Eder Borges (PSD).

Postos fechados
Herivelto Oliveira (Cidadania) pediu que, enquanto a Prefeitura de Curitiba não contrata mais profissionais de Saúde, ao menos faça o remanejamento das equipes para reabrir Unidades de Saúde reformada recentemente, mas que continuam fechadas. O vereador relatou ter sido procurado por moradores da Vila Nossa Senhora da Luz e que a situação se repete nas USs Pilarzinho, Fernando de Noronha e Vila Machado.

Ração para pets
O vereador Osias Moraes destacou ação da Igreja Universal do Reino de Deus, realizada no sábado (11). Foi distribuída 1,2 tonelada de ração para cuidadores de animais, no âmbito do projeto Ajudei. “Com a pandemia, eles têm tido dificuldades para alimentar os animais resgatados. Os protetores tiram do próprio bolso para cuidar deles”, ponderou.

Prazo improrrogável
Presidente da Comissão Especial de Regimento Interno, Ezequias Barros (PMB) alertou os vereadores de Curitiba que o prazo para emendas ao texto termina nesta sexta-feira, dia 17. “Não teremos prorrogação de prazo”, avisou.

Votos de congratulações I
Na segunda (14), três votos de louvor e congratulações foram discutidos pelos autores. Hernani (PSB) elogiou a Market4U, empresa curitibana, com mais de 250 franqueados, com expositores em 1.600 pontos de venda em 84 cidades do Brasil (077.00221.2021).

Votos de congratulações II
“Com capacidade para 1.500 pessoas, o Clay Highway Bar reduziu a capacidade para 150 na pandemia, cumprindo todas as determinações [sanitárias]. É um guerreiro. Manteve os funcionários”, elogiou o Jornalista Márcio Barros (PSD), autor da homenagem ao estabelecimento (077.00222.2021). 

El Salvador
A vereadora Indiara Barbosa (Novo) registrou o aniversário de 200 anos de independência do país El Salvador, obtida da coroa espanhola em 1821. “Os países da região formaram o primeiro mercado comum do mundo”, destacou.

QR Code de identificação*
Seguindo observações feitas pela Assessoria da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Saúde, Osias Moraes (Republicanos) protocolou substitutivo geral para seu projeto de lei voltado à população idosa (005.00053.2019). O projeto, que dispõe da disponibilização de pulseiras com QR Code para identificação e segurança de idosos e portadores de patologias mentais, tramita com outras seis proposições anexadas (031.00071.2021).

Saúde e transporte*
Herivelto Oliveira (Cidadania) questiona a respeito do número de servidores públicos na Secretaria da Saúde que estão trabalhando presencialmente hoje, em relação à fevereiro do ano passado. O requerimento também indaga quantos foram os servidores que deixaram a secretaria no mesmo período (062.00634.2021). Em outro pedido, o vereador também solicita informações sobre a linha de ônibus Jardim Botânico/Centro (062.00635.2021).

Banheiro em praça*
O tema do pedido de informação de Marcos Vieira (PDT) é a praça Bento Mossurunga, no Jardim das Américas. Segundo o vereador, antes a praça contava com um banheiro, que foi aterrado, e hoje faz falta aos moradores da região e usuários da praça (062.00636.2021).

Guarda Municipal*
Os protocolos adotados e os cursos realizados pela Guarda Municipal de Curitiba são parte do pedido de informações de Dalton Borba (PDT). A justificativa do vereador menciona a ação da Guarda no Largo da Ordem, no dia 11 de setembro, que resultou na morte de um jovem de 22 anos (062.00641.2021).

Pavilhão da cura*
Maria Leticia (PV) requer informações sobre o Pavilhão da Cura, instalado no parque Barigui para a realização da vacinação contra a covid-19. Os gastos do Pavilhão são o tema principal do requerimento (062.00642.2021).

Requerimentos diversos*
Professor Euler (PSD) protocolou quatro requerimentos diferentes. O primeiro diz respeito à íntegra do estudo realizado pela Capsi (062.00639.2021); outro questiona sobre os profissionais de fonoaudiologia contratados pela prefeitura (062.00640.2021); e em seus últimos o vereador indaga sobre dois protocolos diferentes, 04.035057/2021 e 01.089160/2021, justificados pelo dever de fiscalização do Poder Legislativo (062.00637.2021 e 062.00638.2021, respectivamente).

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: José Lázaro Jr.