Notas da sessão plenária de 9 de abril

por Assessoria Comunicação publicado 09/04/2019 14h50, última modificação 05/11/2021 08h57

Expulsão I
Pier Petruzziello (PTB) subiu à tribuna durante o pequeno expediente para se solidarizar com os vereadores Toninho da Farmácia e Zezinho Sabará (ambos do PDT). O PDT pediu a expulsão dos dois vereadores em função do apoio dado por eles ao prefeito Rafael Greca. No entendimento de Pier, Toninho e Zezinho fizeram bem ao apoiar o plano de recuperação fiscal proposto pela prefeitura. “Os senhores sabiam o que estavam fazendo e hoje, pedem sem demagogia professores e médicos em seus bairros. Pior são aqueles que pedem as mesmas coisas não tendo apoiado o plano”. (Foto 1)

Expulsão II

Para Pier, hoje a cidade sorri com obras de asfaltamento e com as UPAs terceirizadas. No entendimento do vereador, o PDT se reduz ao tomar tal atitude. “O dia em que o PTB me disser como votar, eu saio do partido”, disse Pier. Jairo Marcelino (PSD) disse que, apesar de não terem votado a favor do pacote, os vereadores do PSD vão continuar pedindo professores e médicos e apoiando o prefeito Rafael Greca.

Binário

Ezequias Barros (PRP) agradeceu ao prefeito Rafael Greca e ao secretário de governo, Luiz Fernando Jamur, que trouxeram uma novidade no bairro Novo: um binário nas ruas Ourizona e Nova Aurora. “Quem entra pela cidade não precisa mais fazê-lo pela Isaac Ferreira da Cruz, o que melhorou muito o transito da região”. Inicialmente havia uma dúvida sobre se a obra seria realizada com remansos, mas a obra foi feita em linha reta, o que, no entendimento do vereador, deu “uma cara mais bonita à obra”. (Foto 2)

Saneamento
Ezequias Barros (PRP) também agradeceu à Sanepar que regularizou o esgoto das Moradias Janaína. “A empresa gastou quase R$ 900 mil para que aquelas famílias tivessem o esgoto”, disse o vereador que pediu um novo binário no Capão Raso, nas ruas João Bonat e Deputado Valdemiro Pedroso. “Vai melhorar tanto para quem sai do CIC quanto para quem vai para lá”, concluiu.  

Manifestação

Professora Josete (PT) comentou sobre as manifestações neste domingo (7) em prol da liberdade do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que se encontra preso há um ano na carceragem da sede da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida. Mais de 10 mil pessoas, segundo ela, circularam na região da Santa Cândida, principalmente no terreno locado nas proximidades da Policia Federal, onde todos os dias Lula recebe “bom dia” de militantes e admiradores. Ela avaliou como positivo o desempenho do governo PT, que teve avanços nas políticas públicas implantando programas que eram previstos na Constituição Federal de 1988 e que não haviam sido efetivados, como foi o caso do Sistema de Seguridade, da Saúde e da Assistência Social. (Foto 3)

Audiência pública I
O plenário acatou requerimento de Katia Dittrich (SD) que solicita realização de audiência pública com o tema “As concessionárias de serviços públicos e as boas práticas para a prevenção de incidentes com animais” (407.00011.2019). O evento foi agendado para 6 de maio, às 14h, no auditório do Anexo II da CMC. Para o debate, serão convidados representantes dos Correios, Sanepar, Cavo, Copel, da Rede de Defesa e Proteção Animal e ONGs que atuam na proteção dos animais.

Audiência pública II

Na semana passada, durante a Tribuna Livre, a vereadora prometeu debater o tema junto à população. Na ocasião, um representante dos Correios esteve no Legislativo para falar sobre o caso Menininha, uma cachorra que morreu após ser atingida por uma pedra lançada por um carteiro. O fato aconteceu em março, no Pinheirinho. “Meu gabinete tem recebido diversas denúncias de maus-tratos contra animais, por ações dos profissionais que trabalham nas ruas, como foi o caso da cachorra "Menininha". A finalidade da audiência pública é debater métodos de prevenção de incidentes e proteção aos prestadores de serviços que não conflitem com a defesa animal”, justificou Dittrich.

Anexação
Pier Petruzziello (PTB) solicita anexação de relatório detalhado das atividades da Instituição de Ginástica Artística Paranaense (IGAP) à proposição 014.00051.2018, que pede a declaração de utilidade pública da entidade (045.00030.2019).

Proporcionalidade
Professora Josete (PT) solicita informações sobre a proporcionalidade de cargos comissionados e servidores efetivos na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) (064.00001.2019). A vereadora pergunta quantos cargos comissionados há na Casa; quantos servidores efetivos há; e se há encaminhamentos da Comissão Executiva referentes a proporcionalidade entre comissionados e efetivos, tal como apresentado no prejulgado 25, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Retirada
Geovane Fernandes (PTB) solicitou a retirada da proposição 014.00012.2019, que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Mestres (A.P.M.) da Escola Estadual Colbacchini (072.00020.2019).