Notas da sessão plenária de 5 de dezembro

por Assessoria Comunicação publicado 05/12/2017 17h10, última modificação 25/10/2021 06h53

Guarda Mirim
Bruno Pessuti (PSD) homenageou Airton Provizieri Francischini, criador da guarda mirim há 53 anos. “A Guarda Mirim é uma oportunidade para os jovens terem o início de suas atividades laborais”, destacou, lembrando que o vereador “Mauro Ignácio foi guarda mirim”. Estiveram presentes Wellington de Farias Santos Júnior, tenente-coronel do corpo de bombeiros; Paulo Sérgio Sena, advogado; Arcione Narciso, ex-aluno; e Guaracy Bueno ex-funcionário.

Canoagem
Ezequias Barros (PRP) foi à tribuna para saudar a atleta Julia Gauze de Oliveira, de 12 anos, campeã brasileira de canoagem. “É uma honra congratular a Julia que tem feito eventos dentro e fora do Brasil”. “Fica aqui o convite para empresários que queiram ajudar a atleta. Uma caminhada que ainda está no início, mas será de muitas vitórias”, disse o vereador.

Deficiência
Pier Petruzziello (PTB) lembrou que o último domingo foi marcado pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para chamar atenção sobre o fato, o vereador levou para o plenário uma placa indicativa para “todos os tipos de deficiência”. “É uma propaganda muito importante, pois diz respeito à pessoa com deficiência física, intelectual, ao cego, ao surdo...”. “Nós da Comissão de Acessibilidade estamos sempre atentos ao tema em nossa cidade”, frisou.

Condomínio social I
Professora Josete (PT) lembrou que, conforme anúncio da semana passada, o condomínio social vai ser fechado. “O espaço vai continuar, mas esse tipo de serviço não vai ser mais oferecido”. Ela lembrou que a primeira legislação aprovada sobre o tema foi a lei 8742/1992 (Lei Orgânica da Assistência Social – SUAS) e em seguida a lei 12.435/2011. “Uma lei que assegurou mecanismos de reconhecimento das responsabilidades quanto ao morador de rua”. Recentemente foi aprovado o plano decenal, que vale de 2016 a 2026.

Condomínio social II
“Infelizmente esse é um momento de desmonte desse sistemas e temos cortes drásticos por parte da União”. Josete explicou que o condomínio social é uma fase intermediária, de quando o morador de rua já não se encontra mais em estado de vulnerabilidade. “O morador de rua só vai para o condomínio quando já reúne mais condições para se auto gerir. São adultos em fase de reinserção social e com tempo de permanência limitado. Depois disso ele vai para a república, mas antes é necessário o trâmite no condomínio, e é isso que querem acabar”.

Gênero
Osias Moraes (PRB) mencionou um caso ocorrido nos Estados Unidos em que uma criança de 10 anos teria sido estuprada por uma mulher trans em um banheiro. “Lá o banheiro é misturado. Querem fazer isso aqui também”. “Chamado de "Mychelle", Miguel Martinez, amigo da família, não teve problemas para cometer o estupro”, pontuou o vereador. “A minha preocupação é com essa ideologia, essa doutrinação que acontece dentro das escolas. Até quando vamos ficar calados diante dessa situação? Ninguém nasce com gênero. Ou nasce menino ou menina”, finalizou Osias.

Eleição
Geovane Fernandes (PTB) registrou que nesta terça (5) as 185 escolas municipais de Curitiba realizam eleições para diretores e vice-diretores. Em novembro a Câmara Municipal atualizou a lei que regulamenta o pleito, com determinação de que todas as escolas tivessem eleição para diretor e vice, o que não acontecia anteriormente. Serginho do Posto (PSDB) acrescentou que o procedimento respeita a vontade popular e que as eleições são abertas à comunidade.

Saúde
Noemia Rocha (PMDB) registrou sua participação em debate promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná sobre a atuação das Organizações Sociais no Sistema Único de Saúde, o SUS. Ela lembrou que uma liminar concedida pela Justiça “barrou” o processo de escolha de Organização Social para atuar na saúde de Curitiba, conforme autoriza norma aprovada pela Câmara em agosto deste ano. Professor Euler (PSD) também participou do evento.

Presença
O presidente Serginho do Posto (PSDB) registrou a presença em plenário do deputado estadual Rubens Recalcatti (PSD). O parlamentar compôs a Mesa Diretora e acompanhou parte da sessão plenária.