Notas da sessão plenária de 5 de agosto

por Fernanda Foggiato e José Lazaro Jr. — publicado 05/08/2020 14h35, última modificação 10/08/2020 13h48
Conselho de Ética
O bloco parlamentar formado por PSB, PP, PL e DEM indica Toninho da Farmácia (DEM) para integrar o Conselho de Ético e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba (019.00022.2020). O vereador ocupará a vaga de Edson do Parolin (PSDB) - suplente de Thiago Ferro (PSC), que em abril retomou a cadeira no Legislativo.

Pedidos de informações
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Mauro Ignácio (DEM) questiona a implantação de rotatória no cruzamento das ruas Eugênio Flor, São Salvador e Maria Bauer Siegmund, no bairro Pilarzinho (062.00410.2020). Katia Dittrich, em requerimento ao Executivo municipal, quer saber por que abrigos de cães comunitários teriam sido removidos de terminais e estações-tubo (062.00411.2020).

Desigualdade flagrante
Professor Silberto (MDB) voltou a pedir em plenário que a Prefeitura de Curitiba estabeleça um convênio com a Copel Telecom para fornecer internet “a todos os estudantes e educadores do município”. Ontem, a CMC aprovou indicativo de ato de gestão com essa sugestão (203.00262.2020). “Tenho visto o drama dos educadores no ensino remoto”, comentou o vereador, que também leciona na rede estadual, queixando-se do impacto da desigualdade social.

“Chá de erva-doce” 1
Criticando o teor do segundo Plano de Recuperação de Curitiba, levado à CMC na segunda-feira (3) pelo prefeito Rafael Greca, o vereador Dalton Borba, do PDT, comparou as medidas com o uso de homeopatia para tratar de uma doença grave. “Ele procura salvar a pessoa que sofreu um enfarto com gotas de chá de erva-doce”, afirmou. Reclamou diretamente da falta de apoio aos centros de educação infantil no pacote, pois alguns “não recebem repasse nenhum desde abril”.

“Chá de erva-doce” 2
Em aparte, Pier Petruzziello (PTB), líder do Executivo na CMC, disse que sobre os centros de educação seria necessário identificá-los, pois recebeu da Secretaria Municipal de Educação (SME) informe que eles estão recebendo conforme apresentação da documentação necessária. “A prefeitura está, sim, pagando. Traga os nomes, pois talvez vossa excelência não esteja com a informação correta”, disse.

Aniversário de 70 anos
O vereador Mauro Ignácio (DEM) aprovou voto de congratulações e aplausos à Escola Estadual Ângelo Trevisan, na regional de Santa Felicidade (077.00147.2020). “É uma referência, pois tem um dos maiores Idebs do Paraná”, comemorou, lembrando que foi secretário escolar da instituição e que seus filhos estudaram ali. Maria Manfron (PP) somou-se a Ignácio nos elogios à escola.

Adoção tardia
Foi aprovada pelos vereadores a realização, no dia 20 de agosto, de uma audiência pública sobre o projeto de lei que cria, em Curitiba, a Semana de Incentivo à Adoção Tardia (leia mais). A proposta é do vereador Thiago Ferro (PSC). 

Adiamento
A pedido de Tico Kuzma (Pros), o projeto de lei que propõe mais fiscalização da publicidade nas ruas terá sua votação em plenário adiada por 30 sessões (leia mais).