Notas da sessão plenária de 5 de abril

por José Lázaro Jr. — publicado 05/04/2021 16h16, última modificação 05/04/2021 16h16
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Notas da sessão plenária de 5 de abril

Notas da sessão plenária de 5 de abril. (Arte: Laura Pereira).

Volta às aulas 1
Com a redução das restrições em Curitiba, a partir desta segunda (5) foi autorizada a retomada das aulas presenciais nas escolas particulares da capital, desde que limitadas a 30% da capacidade. A rede municipal continua somente com o ensino a distância. “2021 será um ano perdido para as crianças e adolescentes da rede pública. Para os alunos da rede privada, aula. Para os da rede pública, fiquem em casa. É isso? Nós vamos tolerar esse tipo de diferenciação?”, criticou Denian Couto (Pode), queixando-se de a prefeitura não ter ofertado as mesmas condições que a rede privada para seus alunos.

Volta às aulas 2
Por iniciativa da vereadora Amália Tortato (Novo), a CMC enviou ao Executivo pedido oficial de informações requisitando que a Prefeitura de Curitiba enumere o número de profissionais da Educação, quantificando quantos têm mais de 60 anos de idade e quantos têm alguma comorbidade. Também quer saber quantos pais de alunos optaram pelo ensino híbrido e quantos teriam sido contrários à volta presencial das aulas (062.00170.2021).

Tribuna Livre
Por requerimento à Mesa Diretora, a vereadora Carol Dartora (PT) pede que a Tribuna Livre do dia 12 de maio seja utilizada para debater a redução da carga horária, no ensino médio ofertado gratuitamente pelo Paraná, das disciplinas de Artes, Filosofia e Sociologia (076.00014.2021). O convidado para discutir a mudança seria Jair Mário Gabardo Júnior, professor da rede estadual, e doutorando em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Plano de Imunização
Com o objetivo de informar a população sobre o avanço da campanha de vacinação, Mauro Ignácio (DEM) pediu oficialmente ao Executivo dados sobre o Plano Municipal de Imunização. “Qual o número estimado de pessoas, total e por categoria, a serem imunizadas na terceira e na quarta fase do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19?”, questiona o parlamentar (062.00171.2021).