Notas da sessão plenária de 30 de outubro

por Assessoria Comunicação publicado 30/10/2018 12h45, última modificação 29/10/2021 08h05

Balanço das eleições I
“Em momento algum tivemos que cancelar as comissões, em momento algum esta Casa paralisou suas sessões [plenárias] por falta de quorum”, afirmou e presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Serginho do Posto (PSDB), em balanço sobre as eleições deste ano. Ele avaliou que o Congresso, no mesmo período, “paralisou suas atividades”, deixando de lado uma “pauta importante para o país”, para que deputados federais e senadores se dedicassem às campanhas. “Esta Casa tem mostrado uma responsabilidade com a cidade e os cargos que exercemos.” (Foto 1)

Balanço das eleições II

Para Serginho, “tivemos uma eleição diferente”. “O recado foi dado [nas urnas] aos caciques partidários. Muitos nem se reelegeram. Os partidos perdem a essência de ouvir seus militantes, de ouvir a população”, declarou. O parlamentar também destacou a audiência pública do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), na semana retrasada, que antecedeu uma auditoria nas urnas eletrônicas. “O que houve foi a falha de sistema, e não a fraude das urnas”, afirmou ele, que representou a Casa no evento. Em sua avaliação, a atividade demonstrou “um processo [eleitoral] totalmente responsável e sério”.

Violência doméstica I
Professor Euler (PSD) entregou votos de congratulações e aplausos à tatuadora curitibana Flavia Carvalho, que há 3 anos criou o projeto “A pele da flor”, de resgate à autoestima de mulheres vítimas de violência doméstica (077.00231.2018). “Motivada pelo desejo de transformar marcas de violência em algo belo, ela decidiu tatuar mulheres vítimas de violência”, apontou. Ele destacou que o trabalho é gratuito e voluntário, para “cobrir cicatrizes oriundas de lesões corporais e tentativas de feminicídio, quase sempre causadas por ex-companheiros”. (Foto 2)

Violência doméstica II
O “A pele da flor” atualmente também acolhe mulheres com cicatrizes devido à mastectomia (remoção total ou parcial da mama) e à automutilação, que pode ser gerada por violência psicológica ou abuso sexual na infância, por exemplo. Mais de 100 atendimentos já foram realizados por meio da iniciativa. “A tatuadora trabalha em parceria com grupos de mulheres e com a polícia local para manter contato direto com mais sobreviventes e, no processo, publica fotos de antes e depois em sua página no Facebook”, completou Euler. (Foto 3)

Escola estadual
Mauro Ignácio (PSB) destacou o 59º aniversário de fundação da Escola Estadual Monsenhor Ivo Zanlorenzi, completados no último dia 21. Na defesa dos votos de congratulações e aplausos, o vereador destacou a implantação de uma quadra esportiva no estabelecimento, localizado no bairro Campo Comprido (077.00283.2018). Ele agradeceu ao deputado estadual Romanelli pela conquista e parabenizou o trabalho da diretora, Haedy Niebel, e demais servidores. “Além da nova estrutura, também tem a qualidade do ensino”, acrescentou. (Foto 4)

Em tramitação
Projeto de lei para declarar de utilidade pública municipal a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) do Colégio Estadual Gelvira Correa Pacheco foi lido no pequeno expediente da sessão desta terça-feira (30). A instituição de ensino fica no bairro Barreirinha e a iniciativa (014.00042.2018) é do vereador Jairo Marcelino (PSD).

Ensino municipal I
Mestre Pop (PSC) protocolou quatro pedidos de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba. Em dois deles, o mote são os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O vereador pergunta sobre o funcionamento desses equipamentos – número de crianças por sala de aula e se há deficit de servidores, por exemplo – e se há projetos da atual gestão para novas unidades (respectivamente, 062.00597.2018 e 062.00611.2018).

Ensino municipal II
Em outra proposição, Pop questiona quantas escolas municipais foram construídas pela gestão e se há projetos para novas unidades (062.00612.2018). O vereador também apresentou pedido de informações sobre a implantação de uma trincheira na rua Vereador Angelo Burbello, na travessia da BR-116, no bairro Campo de Santana (062.00603.2018).

Santa Felicidade I
Mauro Ignácio (PSB) pergunta à Prefeitura de Curitiba qual o custo para a elaboração de projeto para a readequação do cruzamento das ruas Antonio Escorsin e José Risseto, em Santa Felicidade (062.00613.2018). O vereador aponta que, em resposta a requerimento apresentado no ano passado, o Executivo disse que a iniciativa dependia da elaboração de um projeto geométrico para definir a a melhor solução viária para o local, mas que não havia dotação orçamentária (044.06022.2017).

Santa Felicidade II
Ignácio também questiona o custo estimado das obras e se o Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba) possui algum estudo referente ao cruzamento. “Para conversão à esquerda, o motorista necessita parar sobre a pista de rolamento, bloqueando o fluxo normal da via, causando enormes congestionamentos, principalmente em horários de pico”, justifica.

Proibição ao amianto
A aplicação da lei municipal 14.172/2012, que proíbe em Curitiba o uso de produtos com amianto ou asbesto em sua composição, é questionada por Noemia Rocha (MDB), autora da norma. Ela indaga como é feita a fiscalização, quantas autuações já foram lavradas e eventuais questionamentos judiciais à iniciativa, dentre outros pontos (062.00614.2018).

Indústria têxtil
Em pedido de informações à Prefeitura de Curitiba, Goura (PDT) questiona os alvarás para o funcionamento de determinadas indústrias do setor têxtil (062.00615.2018). Ele também quer saber quanto os cofres públicos municipais arrecadaram, nos últimos quatro anos, com o funcionamento dessas empresas. Em outra proposição, o vereador pergunta sobre as obras em rio da Vila Guaíra: justificativa, responsável pela execução, quando foi iniciada, previsão de término e custo (062.00620.2018).

Pesar
O plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de diversas pessoas mencionadas pelos vereadores. Maria Manfron (PP) lamentou a morte de Francisca Scarpim, que é mãe do servidor da Câmara Municipal, Nelson Scarpim Junior. Oscalino do Povo (Pode) lembrou de Luiz Fernando de Carvalho, amigo de sua família; e Tito Zeglin (PDT) citou o ex-secretário de Urbanismo de Curitiba na gestão Cássio Taniguchi, Carlos de Carvalho, além do empresário Benjamin Allan Zarpellon.

Reconhecimento
Noemia Rocha (MDB) informou sua participação no Congresso Internacional de Mulheres da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, nos dias 27 e 28 de outubro. A vereadora parabenizou a pastora Maria Gaby, esposa do pastor presidente da instituição, Wagner Gaby, pela organização do evento.

Visita*
As alunos do 8º ano do Colégio Marista visitaram a Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na tarde desta segunda-feira (29), para conhecer os trâmites do poder Legislativo e entender como exercer o papel de cidadão no município de Curitiba. Com faixa etária entre 13 e 14 anos, os estudantes foram recepcionados pela Diretoria de Cerimonial e pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSD) no Palácio do Rio Branco, onde simularam uma sessão plenária para entender como funciona o trabalho dos parlamentares. Escolas que desejarem agendar visitas à CMC podem entrar em contato pelo telefone (41) 3350 4797 (Foto 5).


*Notícia redigida pela estudante de Jornalismo Alana Thaís Staidel, especial para a CMC. Revisão do texto e supervisão do estágio do Diretor de Comunicação Filipi Oliveira.