Notas da sessão plenária de 27 de abril

por Fernanda Foggiato e Pedritta Marihá Garcia — publicado 27/04/2021 15h30, última modificação 28/04/2021 11h42
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Notas da sessão plenária de 27 de abril

Notas da sessão plenária de 27 de abril. (Arte: Laura Pereira/CMC)

Vacinação I
No pequeno expediente da sessão plenária desta terça-feira (27), Marcelo Fachinello (PSC) apresentou resposta encaminhada pela Prefeitura de Curitiba ao pedido de informações oficiais que solicitou as taxas de internamentos e mortes de idosos que já teriam sido totalmente vacinados contra a covid-19 (062.00174.2021). No ofício, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que os idosos com 90 anos ou mais já receberam as duas doses da Coronavac. “23 de março foi a data divisória para esse grupo [a partir desde dia eles já estavam imunizados depois de 14 dias após a aplicação da segunda dose] e os dados são animadores. Segundo a SMS, somente no primeiro mês comparativo [março] ao mês anterior [fevereiro], houve redução de 49% do número de óbitos nessa faixa etária. Após o dia 23, os internamentos caíram 80% para idosos acima de 90 anos”, disse o vereador.

Vacinação II
Esse número só reforça que somente a vacina vai nos dar o caminho para a saída desta pandemia. Curitiba hoje [terça-feira] está vacinando o grupo prioritário de 63 anos, para a primeira dose, e 68 anos, para a segunda dose. Mas e amanhã? A cidade vai vacinar amanhã? Essa pergunta eu faço ao governo estadual e ao governo federal. A cidade já mostrou que tem capacidade, tem vacinado cerca de 17 mil, 18 mil por dia, mas a cidade precisa de vacinas”, continuou Marcelo Fachinello. Ainda sobre a vacinação, Indiara Barbosa (Novo) comemorou que, “depois de uma semana de expectativa”, sua mãe recebeu, no último domingo (25), a primeira dose da Coronavac. A parlamentar agradeceu o bom atendimento da equipe da Rua da Cidadania do Fazendinha e prometeu continuar fiscalizando a atuação da prefeitura na execução do plano municipal de imunização.

Genocida” I
Ezequias Barros (PMB) se inscreveu nos horários do pequeno expediente e do grande expediente para rebater “falas em cima do presidente Bolsonaro como genocida”. Para ele, o termo deveria ser atribuído a “governadores e prefeitos que não gastaram o dinheiro na pandemia, gastaram de forma incorreta, pagando contas e colocando a folha em ordem, que era o problema desses estados e municípios”. Após prometer “continuar defendendo o governo federal aqui”, o vereador afirmou que o país já comprou “mais de 500 milhões de vacinas, que dá para vacinar o país inteiro”; que se o nível de corrupção no Brasil hoje fosse o mesmo “antes deste governo”, não haveria recursos para o pagamento do auxílio emergencial; e que “o grande problema da covid foi o ‘fecha tudo’, ‘fecha o Brasil’”.

"Genocida" II
Em resposta, Professora Josete (PT) explicou que, quando se posiciona a respeito do enfrentamento à covid-19, sempre se pauta em dados científicos e fica incomodada com falas negacionistas, que “não são baseadas na ciência ou em profissionais que publicaram artigos em periódicos e revistas que são reconhecidos pelas universidades e institutos de pesquisa”. De acordo com a vereadora, enquanto a postura de Jair Bolsonaro - “que fala de pandemia ou da vacina em tom de brincadeira […] que faz deboche em relação aos mortos pela covid” – permanecer a mesma, “acredito que continuarei repetindo, [que ele] é um genocida sim”. “Quando um presidente, no meio da pandemia, retira R$ 36 bilhões da Saúde, acho que serve, sim, o termo genocida. Falo isso com toda tranquilidade”, completou.

Volta às aulas
“Tenho certeza que aqui, todos os vereadores se preocupam com esse tema, com a educação, com o futuro das crianças. É um tema que está sendo discutido em nível nacional. Foi aprovado há alguns dias na Câmara dos Deputados o projeto que considera a educação como essencial, que nós já aprovamos aqui [na CMC] em fevereiro e agora será discutido no Senado”, analisou Indiara Barbosa (Novo) a respeito da manutenção da suspensão das aulas presenciais na rede municipal de ensino mesmo após o fim da bandeira vermelha. A vereadora informou que no último sábado (24), Curitiba completou 400 dias desde a primeira interrupção das aulas presenciais, que ocorreram em março de 2020. Para ela, o fato de que as escolas particulares puderam reabrir semanas atrás enquanto as públicas permanecem fechadas pode aumentar ainda mais a desigualdade social entre os estudantes. 

Somos Cidadania
Herivelto Oliveira comentou que seu partido, o Cidadania, lançou uma plataforma digital chamada “Somos Cidadania”. Segundo ele, o partido tem procurado crescimento junto à população e a ferramenta online funcionará como uma rede social, onde estarão conectados “dirigentes, mandatários, filiados e simpatizantes”. “As pessoas fazem um cadastro e podem conversar com qualquer pessoa do partido. Isso ajuda na sinergia do partido, agiliza os processos, você pode falar diretamente com um deputado, um senador, um vereador, dar sugestões”, explicou o parlamentar. A plataforma também deverá disponibilizar cursos e ajudar na formação de novas lideranças políticas.

PMB agora é Brasil 35
De acordo com Ezequias Barros, a cúpula do seu partido aprovou, no último sábado (24), a mudança do nome Partido da Mulher Brasileira (PMB) para Brasil 35. “Ainda depende do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] ficar certo de que o nome está correto, mas é um caminho novo dentro do PMB. Parabenizo o Fabiano dos Santos, que tem sido nosso líder aqui em Curitiba e agora faz parte da Executiva Nacional. O PMB de Curitiba segue crescendo, preparando o partido para as próximas eleições, com a possibilidade de candidatos para o Senado e para governador. Estamos conversando com diversos políticos e alguns [até] nos procuram. Esta aberta a corrida para 2022”.  Fundado em 2008, o PMB conquistou o registro no  TSE em 2015 e tem cerca de 48,3 mil filiados. Nas eleições de 2020, elegeu 46 vereadores e uma prefeita. No Congresso Nacional, ainda não tem nenhum representante.

74 anos da APP
No horário das lideranças partidárias, a líder do bloco parlamentar PT/PV, Carol Dartora (PT), destacou os 74 anos de fundação da APP Sindicato, comemorados nesta segunda-feira (26). “Quero parabenizar o sindicato pelos 74 anos de história e luta em defesa da educação pública gratuita e de qualidade. A APP é um dos maiores sindicatos da América Latina. A primeira organização criada pelos professores da rede pública de ensino do Paraná e é mais antiga que a Secretaria de Estado de Educação. Entidade representa professores e funcionários da rede pública estadual e das redes municipais de mais de 200 cidades do Paraná”, disse.

34 anos do Grupo RIC
O aniversário de fundação do Grupo RIC foi comentado pelo líder do governo na CMC, Pier Petruzziello (PTB). “Ao Leonardo Petrelli, a toda a equipe do grupo e da Jovem Pan, que tem demonstrado um jornalismo de excelência. O Brasil precisa de um jornalismo responsável, que não toma lado e que mostra os fatos de fato como eles acontecem. O Grupo RIC se destaca nesses 34 anos pela isonomia da condução política, pela forma como denota a preocupação com as questões da comunidade nos mais diversos setores, e pela demonstração de responsabilidade neste período de pandemia”, declarou.

Prestação de contas I
As audiências públicas de prestação de contas da saúde pública e das finanças do Município, referentes ao primeiro quadmestre de 2021, foram agendadas para os 25 e 26 de maio, respectivamente. Os requerimentos que reservam às atividades os espaços da ordem do dia, do grande expediente e das explicações pessoais, durante as sessões plenárias, foram acatados nesta terça-feira (27), na segunda parte da ordem do dia (054.00004.2021 e 054.00005.2021).

Prestação de contas II
A coordenação da audiência pública de prestação de contas da saúde pública de Curitiba compete à Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte do Legislativo, presidida por Noemia Rocha (MDB). Já a apresentação quadrimestral do balanço das finanças da Prefeitura de Curitiba e da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) é coordenada pelo colegiado de Economia, Finanças e Fiscalização, que tem como presidente Serginho do Posto (DEM). 

Pedidos de informações oficiais
Foi lido no pequeno expediente, requerimento de Marcelo Fachinello (PSC) que pede informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre a execução da campanha de vacinação trivalente (H1N1, H3N2 e B) para os médicos veterinários da cidade (062.00207.2021). Ainda será encaminhado à Cohab o pedido de informações de Carol Dartora (PT) que questiona sobre um conflito fundiário em torno da Cooperativa de Trabalho de Recicladores e Instituto Cultural Flor do Oriente – ICFO da CIC (062.00208.2021).

Minuto de silêncio
Ao final da sessão plenária, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) observou um minuto de silêncio em razão dos falecimentos de Luíza Itália Colpani, mãe do ex-vereador Colpani; de Olga de Sá Ferrante, mãe do ex-vereador Caíque Ferrante; do guarda municipal Jamir dos Anjos Jeremias; e de Salvador Meira.