Notas da sessão plenária de 26 de março

por Assessoria Comunicação publicado 26/03/2019 16h25, última modificação 04/11/2021 13h42

Carros elétricos
Bruno Pessuti (PSB) destacou que, durante o evento Smart Cities, o governador Ratinho Júnior isentou os carros elétricos do IPVA e que a medida vai ao encontro do que está previsto na lei municipal [14.826/2016], de autoria do vereador. “Curitiba recebe 50% do IPVA, então, ao fazer isso, a cidade também abre mão de sua cota-parte.” (Foto 1)

Bikes e patinetes 
 
Bruno Pessuti (PSD) reforçou pedido para que a Prefeitura de Curitiba atenda a indicação de ato administrativo para destinar vagas do EstaR à permanência gratuita de bicicletas e patinetes compartilhados – aprovada pelo plenário no dia 6 de fevereiro. Ele disse que a medida poderá evitar acidentes envolvendo pedestres, em especial pessoas com deficiência, que têm se machucado ao baterem em veículos estacionados em lugares inapropriados. “As bikes e patinetes compartilhados são uma "febre". Peço que a prefeitura faça o possível para atender nossa sugestão. Evitando, assim, esses acidentes.”

Sinalização em caçambas
Bruno Pessuti lamentou o falecimento de um motociclista que colidiu à noite contra uma caçamba que estava sem sinalização em uma rua de Curitiba. Ele mostrou reportagem sobre o assunto, publicada pelo programa jornalístico SBT, Primeiro Impacto, na última sexta-feira (22) e lamentou que lei de sua autoria, que determina sinalização adequada de caçambas, com faixas refletoras. “Uma lei municipal, quando é sancionada, precisa ser respeitada. Queremos saber como está sendo feita a fiscalização. Exigimos que o prefeito tome medidas cabíveis.”

Lazer na CIC
Toninho da Farmácia (PDT) agradeceu a equipe da Secretaria Municipal de Governo (SGM) “pelo empenho e pela dedicação em liberar uma área ali na CIC para conseguirmos cumprir uma emenda destinada a um espaço de lazer.” Ele também comentou sobre a aprovação do projeto de videomonitoramento nesta segunda-feira (25) no plenário da Câmara. “Um projeto que amplia e dá condição de segurança pra nossa cidade. Há vários anos que estou nesta Casa e venho pedindo por segurança nos bairros, venho criticando a vulnerabilidade a que se expõe o funcionalismo público. Então nosso prefeito tem tomado medidas necessárias, corrido para fazer os projetos valerem a pena.”

Cidadania 23
Herivelto Oliveira (PPS) comunicou que no último fim de semana, em um congresso em Brasília, o PPS (Partido Popular Socialista) deixou de existir. “A partir de sábado, o partido passou a se chamar Cidadania 23. Porque o partido decidiu se modernizar e modernizar também a ação, e de certa maneira também ser um pouco mais coerente com a linha partidária que adota hoje. Nos anos de ditadura militar foi um partido de esquerda e até no começo da redemocratização, mas hoje é um partido que nós podemos definir como de centro-esquerda.” (Foto 2)

Política contra drogas I
“Hoje pra mim é um dia muito triste, vocês conhecem nossa bandeira na luta contra drogadição e álcool e a gente está perdendo essa batalha. Estou com meu sobrinho entre a vida e a morte no [hospital] Cajuru, porque tentou suicídio ontem por causa das drogas. Temos lutado, colocado ele em clínicas de recuperação. Mas a facilidade de receber, ele ganha drogas”, lamentou em plenário a vereadora Noemia Rocha (MDB). Para ela, o governo do Estado deve fiscalizar melhor as vias de entrada no Paraná. “Quero fazer crítica ao Governo do Estado. Há muito tempo que o governo não tem um olhar em relação ao tráfico de drogas no nosso Estado. As fronteiras estão tranquilamente abertas para que o tráfico de drogas entre. E quando há a prisão no tráfico, é do pequenininho, com gramas de cocaína, crack. Os grandes a gente nunca sabe, vocês já ouviram uma notícia de que no Paraná foi preso um grande traficante? Nunca!” (Foto 3)

Política contra drogas II
Segundo ela, as igrejas estão fazendo o que o poder público não faz. “Temos dificuldade de andar com políticas públicas nesta área nesta cidade. É urgente poder construir casas de recuperação de dependência química e deixar para a gestão de voluntários.” Alertou ainda que o consumo de drogas tem aumentado o número de moradores de rua na cidade e também os números da violência. “Não é mais só no Centro, é no Tatuquara, no Parolin, no Boa Vista, no Batel, todos estamos perdendo pessoas por causa das drogas. Não dá mais pra fechar os olhos, não dá mais pra fingir que não acontece. Viva Curitiba! Cidade maravilhosa? Não é essa a verdade.”

Caçambas clandestinas
Segundo Geovane Fernandes (PTB), reclamações de empresários do setor de aluguel de caçamba motivaram a indicação de ato administrativo de sua iniciativa, aprovada nesta manhã (203.00057.2019). Na proposição, o vereador cobra da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) a fiscalização das caçambas clandestinas. “Muitas nem a pintura tem”, alertou. Ele afirmou que esses equipamentos têm más condições de conservação e de sinalização, não trazem a identificação da empresa, são colocados sobre a calçada e despejam os rejeitos em locais impróprios, dentre outros problemas. (Foto 4)

Conscientização à epilepsia I
Políticas públicas voltadas à conscientização sobre a epilepsia e a proteção dos portadores desse distúrbio neurológico serão debatidas em audiência pública na CMC, no dia 30 de abril (407.00008.2019). Propositora do evento acatado pelo plenário, Maria Leticia Fagundes (PV) destacou a comemoração, em 26 de março, do Purple Day, o Dia Mundial de Conscientização à Epilepsia. A cor roxa, disse ela, foi escolhida devido à lavanda, cuja flor é frequentemente associada à solidão. (Foto 5)

Conscientização à epilepsia II
Maria Leticia alertou, por exemplo, ao preconceito enfrentado pelos pacientes no mercado de trabalho, o que muitas vezes os leva a subempregos, a depender de auxílios do governo e da família ou até mesmo à mendicância. Diante de uma crise epiléptica, explicou a vereadora, não se deve tentar conter a pessoa, sacudi-la, desenrolar sua língua ou introduzir objetos em sua boca. Representantes da Associação Brasileira de Epilepsia ajudaram a divulgar o Purple Day em plenário. (Foto 6)

Athletico
Os vereadores Bruno Pessuti (PSD), Mauro Bobato (Pode), Paulo Rink (PR) e Tito Zeglin (PDT) registraram os 95 de fundação do Clube Athletico Paranaense, comemorado nesta terça-feira (26). Rink, que jogou pelo rubro-negro, adiantou que vai coletar assinaturas de todos os vereadores para entregar votos de congratulações e aplausos e Zeglin lembrou que o time leva o nome de Curitiba e do Paraná para o mundo.

ICS

Oscalino do Povo (Pode) informou ter participado de reunião nesta segunda-feira (25) no Instituto Curitiba de Saúde (ICS), junto a servidores aposentados da Prefeitura de Curitiba e médicos da instituição, “para discutir melhores serviços que possam trazer mais qualidade de vida aos servidores públicos, aposentados e da ativa"

Pesar
Os vereadores realizaram um minuto de silêncio pelo falecimento de Neli Alves dos Santos, Maria Jakubiak, Tadeu Taborda, Tereza Sampaio, Ayrton Batista, Kelen Sindeaux e Maria Olivia Samek. Os pedidos foram feitos, respectivamente, por Geovane Fernandes (PTB), Herivelto Oliveira (PPS), Ezequias Barros (PRP), Oscalino do Povo (Pode), Julieta Reis (DEM), Fabiane Rosa (DC) e Tito Zeglin (PDT).

Em tramitação I
Com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária de hoje, dois projetos de lei começaram a tramitar oficialmente na CMC. De Julieta Reis (DEM) é a proposta que denomina um dos logradouros públicos da cidade de Leila Izzat Ali Hajar (009.00008.2019). Natural de Paranaguá, a homenageada faleceu em 2012, aos 50 anos. Era especialista em Psicologia Corporal Reichiana e dedicou-se a obras assistenciais em Curitiba, em especial no Instituto Paranaense de Cegos.

Em tramitação II
Noemia Rocha (MDB), por sua vez, quer homenagear Ayrton Luiz Baptista, jornalista paranaense falecido esse ano, aos 89 anos. O nome dele é indicado pela vereadora para denominar um logradouro público (009.00009.2019). Baptista foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná na década de 1970 por três mandatos, além de professor do curso de Comunicação Social da UFPR.

Praça Zumbi dos Palmares
O Legislativo vai encaminhar à Prefeitura de Curitiba pedido de informações de Tico Kuzma (Pros) que questiona a troca da grama sintética da quadra de futebol da praça Zumbi dos Palmares (062.00125.2019). “A grama estava danificada e foi retirada no ano passado, entretanto, até o momento, não foi reimplantada. A quadra encontra-se sem uso e os frequentadores da praça solicitam com urgência a sua reposição”, justifica o vereador.

Publicidade
É de Professor Euler (PSD) o requerimento que pede dados relacionados aos gastos com publicidade relativa à celebração do aniversário de Curitiba (062.00128.2019). “Qual o valor total gasto com publicidade veiculada em outdoors, jornais, rádios, emissoras de televisão e afins? Quais foram os veículos de comunicação contemplados? Quais os critérios para escolha dos veículos e para escolha da frequência, dias e horários de divulgação das propagandas e/ou peças publicitárias?”, pergunta.