Notas da sessão plenária de 23 de junho

por Fernanda Foggiato e José Lázaro Jr. — publicado 23/06/2021 17h27, última modificação 23/06/2021 17h27
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Notas da sessão plenária de 23 de junho

Notas da sessão plenária da CMC do dia 23 de junho. (Arte: Arquivo/CMC)

Paraciclos nos terminais 
Pedido de informações oficiais de João da 5 Irmãos (PSL) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre a conclusão do projeto que iniciou, em 2015, a instalação de paraciclos nos terminais de transporte coletivo da capital (062.00336.2021). Ele e a vereadora Maria Leticia (PV) promoveram, na última sexta-feira (18), audiência pública sobre a ciclomobilidade.

Feiras de artesanato
Ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Marcos Vieira (PDT) requer a disponibilização do layout das diversas feiras de artesanato da cidade (062.00337.2021). A solicitação, diz o vereador, partiu de feirantes. 

Economia solidária
De Dalton Borba (PDT), questionamentos ao Executivo tratam das ações da Política Municipal de Fomento à Economia Popular e Solidária (062.00339.2021). “Quais programas específicos, projetos, parcerias com a iniciativa privada, organizações não governamentais (ONGs), organizações da sociedadecCivil de interesse público (OSCIPs), convênios e todas as demais formas legalmente admitidas foram concretizadas e implementadas desde a sanção da legislação vigente?”, aponta.

Planos de carreira
Noemia Rocha (MDB) quer mais informações sobre a carreira, cargos e salários dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de endemias da cidade da Curitiba (062.00340.2021). Ela indaga, por exemplo, as atribuições dos cargos, as jornadas de trabalho, a natureza jurídica dos contratos, a forma de admissão, quando foram realizados os últimos processos seletivos e o número de servidores em exercício, em cada função.

Alienação de imóveis
“Quais são os critérios e parâmetros adotados para determinar o interesse público ou não sobre área pública que pode ser alienada [vendida]?”, pergunta Dalton Borba (PDT). O requerimento ao Executivo também trata dos critérios para a instalação de equipamento público e a destinação dos recursos das operações imobiliárias, além de requerer a lista de todos os bens púbicos alienados desde 2017 (062.00338.2021).

Guilherme, 30 anos
“Na semana que passou completou 30 anos do desaparecimento de Guilherme, filho da ex-vereadora Arlete Caramês”, lembrou, em plenário, a Sargento Tânia Guerreiro (PSL). Ela elogiou projeto em tramitação, na CMC, de Flávia Francischini (PSL), para criar um sistema de notificação em tempo real da sociedade toda vez quem uma situação dessas acontecer. “Uma criança para desaparecer hoje leva 40 segundos”, alertou.