Notas da sessão plenária de 22 de fevereiro

por José Lazaro Jr. e Pedritta Marihá Garcia — publicado 22/02/2021 19h52, última modificação 22/02/2021 19h52
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Notas da sessão plenária de 22 de fevereiro

Notas da sessão plenária de 22 de fevereiro. Arte: Laura Pereira/CMC

Iluminação pública

Na segunda parte da ordem do dia, o plenário aprovou indicação de sugestão administrativa ou de gestão de Marcelo Fachinello (PSC) para que a Prefeitura de Curitiba exija contratualmente a priorização da iluminação de áreas próximas escolas, parques e praças, na segunda fase do Projeto PPP de Iluminação Pública de Curitiba (203.00044.2021). Segundo o vereador, o objetivo é pedir prioridade para áreas que tenham atividades esportivas noturnas. “A partir deste ano a previsão é de que cerca de 100 mil pontos sejam substituídos por lâmpadas de led. Na primeira fase, cerca de 60 mil pontos já foram substituídos”, informou.

Incentivo

A sugestão para que o Poder Executivo crie um Programa de Incentivo à Contratação de Mulheres em situação de violência doméstica em Curitiba (203.00054.2021) também foi acatada hoje em votação simbólico. Jornalista Márcio Barros (PSD), que protocolou a indicação, acredita que a medida poderá ajudar mulheres que passam por situações abusivas e de violência a conquistarem autonomia financeira e serem inseridas no mercado de trabalho. A iniciativa recebeu o apoio formal das vereadoras Noemia Rocha (MDB) e Maria Leticia (PV).

Ligação de rua

Salles do Fazendinha (DC) conseguiu apoio dos colegas para a aprovação de sugestão de ato administrativo ou de gestão pela elaboração de um projeto para ligar a rua Edivino Antônio Deboni à rotatória da rua Carlos Klemtz, no bairro Fazendinha (203.00055.2021). “A reivindicação está pautada nos transtornos causados pelos constantes congestionamentos que se formam a partir do semáforo da Rua da Cidadania até o bosque do Fazendinha. A ligação fará com que os motoristas que trafegam sentido os bairros Novo Mundo, Pinheirinho e CIC, não precisem descer pela rua Carlos Klemtz, evitando assim o aumento do engarrafamento diário em horário de pico”, diz a justificativa.

Fazenda urbana

A CMC também foi favorável à sugestão para que a Prefeitura de Curitiba implanete uma fazenda urbana ou horta comunitária no imóvel público localizado na rua Luiz Homann, que antes sediava as atividades do Horto do São Braz (203.00056.2021). Autor da proposição, Nori Seto (PP) explica que a comunidade “pleiteia o melhor uso e conservação do local, que poderia servir de base alimentar para a comunidade escolar que poderá se apropriar dos cuidados e planejamento das atividades no local, zelando pelo patrimonio público e trazendo maior segurança para a região”.

Apoio psicológico

É de Pier Petruzziello (PTB) a sugestão para que o Poder Executivo ofereça  apoio psicológico aos conselheiros tutelares do município (203.00057.2021). Na justificativa da indicação aprovada pelos vereadores, ele explica, no desenvolvimento das atividades, o conselheiro tutelar passa por situações de risco, como agressões, ameaças, não importando o tamanho da cidade ou da região. “O exercício desta atividade tão importante interfere diretamente no emocional dos agentes, portanto, a sugestão é no sentido de se preocupar com a saúde mental destas pessoas que desempenham um serviço tão importante para nossa sociedade.”

Novo adiamento

Os vereadores aprovaram novamente a prorrogação da votação em primeiro turno, agora por 20 sessões plenárias, do projeto de lei que determina a aplicação de multa por publicidade irregular à pessoa responsável por afixar o material, e não só mais ao anunciante (005.00060.2018). Esta é a terceira vez consecutiva que a discussão da matéria é adiada: a primeira ocorreu em junho de 2020 e a segunda, em outubro do mesmo ano. O pedido (085.00002.2021) foi protocolado pelo autor da proposta e presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros). “A prorrogação se faz necessária para adequações ao projeto”, justifica.

Comida Boa 1

Recuperando a discussão que, na semana passada, levou vereadores a fazerem um desagravo às igrejas evangélicas, o vereador Alexandre Leprevost (SD) fez uma defesa do projeto Comida Boa, do Governo do Paraná, realizado em parceria com igrejas na cidade de Curitiba. “Foi um programa extremamente positivo, que distribuiu 65.782 vouchers para pessoas que realmente estavam precisando”, disse o parlamentar. Ele enumerou que, por questão de logística, 67 igrejas evangélicas participaram da ação, mobilizando 600 voluntários durante três dias, com o apoio de 350 militares.

Comida Boa 1

Sem entrar na discussão sobre a relação das comunidades terapêuticas com as igrejas evangélicas, e se colocando como católico e irmão do secretário estadual Ney Leprevost, que organizou o Comida boa, o vereador Alexandre afirmou que “a participação das igrejas foi fundamental e de extrema importância”. Noemia Rocha (MDB) agradeceu a fala e corroborou a doação de recursos humanos para o projeto e a importância das igrejas nessas ações, dada a capilaridade das congregações. “[A Assembleia de Deus] tem 177 igrejas na cidade, duas a três em cada bairro”, exemplificou.