Notas da sessão plenária de 1º de dezembro

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 02/12/2021 21h32, última modificação 02/12/2021 21h32
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Agradecimentos e convites*
Em plenário, Mauro Bobato (Pode) agradeceu ao prefeito Rafael Greca (DEM) pelo investimento na Unidade de Saúde do Umbará. O vereador, que mora no bairro, diz que faz tempo que a comunidade está lutando por isso. Bobato também aproveitou para convidar, tanto à população, quanto aos vereadores, para dois eventos. O primeiro é a atração de natal, a Rua dos Molettas, uma rua iluminada, também no Umbará, para as festas de fim de ano. O outro é o lançamento do livro “Contra o sistema da corrupção”, de Sérgio Moro, na Universidade Positivo, no dia 2.

Novo para mulheres*
A vereadora Indiara Barbosa (Novo) convidou a todas as mulheres assistindo à sessão, bem como às vereadoras, para participar e acompanhar um evento que o partido Novo realizará no sábado (4), voltado para o público feminino. Indiara Barbosa e Amália Tortato (Novo) estarão presentes, para discutir assuntos como protagonismo feminino na política e empreendedorismo. Também haverá a realização de workshops, palestras, entre outras atividades.

Vila Osternack*
Marcos Vieira (PDT) reverberou em plenário reclamações e preocupações dos moradores da Vila Osternack, no Sítio Cercado. Segundo o vereador, a comunidade está preocupada pois, uma obra de tubulação da Sanepar prejudicou a pavimentação de diversas ruas da vila. A mais danificada foi a rua Ivatuba, onde o asfalto foi substituído por um material mais barato, o antipó, que não possui tanta resistência. Assim, Marcos Vieira busca respostas da prefeitura sobre os responsáveis pelo estrago, e também como ele será resolvido.

Nota de repúdio*
Osias Moraes (Republicanos) registrou seu repúdio pelo comentário feito pelo ator Paulo Betti, a respeito da comemoração do goleiro do Palmeiras, Everton, após o time ter sido campeão da Libertadores. Segundo o vereador, o jogador comemorou a vitória rezando e agradecendo a Deus. O ator teria então caçoado da ação, afirmando que “aquela falação sobre Deus, ele rezando, me fez lembrar o goleiro Bruno, que rezava no Maracanã e depois ia matar a moça e jogá-la para os cães. Explica muito o Brasil”. Osias Moraes afirmou que o comentário foi “infeliz e preconceituoso”, e que como cristão, não se pode aceitar isso, vindo de qualquer pessoa.

Travessa Santo Inácio*
Informações referentes à regularização e ao domínio da travessa localizada no imóvel, de indicação fiscal 39.095.001, partindo da Estrada da Mina do Ouro, no Santo Inácio, são o tema do requerimento de Mauro Ignácio (DEM). Segundo o vereador, os moradores pedem por melhorias na área há tempos, e devido à falta de conhecimento sobre o processo de regularização, a comunidade local sente dificuldades para avançar na demanda (062.00958.2021).

Obras do ligeirão*
Amália Tortato (Novo) questiona sobre a obra do ligeirão na avenida República Argentina. Dentre as questões, a vereadora indaga sobre as razões do atraso nas obras, multas, os novos prazos para a conclusão das obras, entre outras (062.00959.2021).

UPA Fazendinha*
Salles do Fazendinha (DC) reitera seu pedido de informações realizado em outubro, solicitando informações sobre a reabertura e o modelo de continuação de atendimento da UPA Fazendinha (062.00730.2021). O vereador justifica que a população reivindica o retorno do atendimento às diversas patologias na UPA, extremamente importante para a população regional (062.00960.2021).

Patrimônio histórico*
O Patrimônio Histórico Municipal é o tema do pedido de informações de Nori Seto (PP). O vereador questiona por exemplo, sobre o estado geral do patrimônio, sobre as obras de conservação e manutenção, e sobre a relação atualizada do patrimônio (062.00961.2021).

Eventos natalinos*
Flávia Francischini (PSL) requer informações sobre  as contratações e gastos despendidos com a decoração de natal dos espaços públicos municipais, e também sobre parceiros que arcaram com valores decorrentes das decorações ou eventos natalinos na cidade (062.00962.2021 e 062.00963.2021, respectivamente). Em outro requerimento, a vereadora indaga a respeito de eventuais parcerias com entes privados, para a realização de eventos e decorações em espaços públicos municipais (062.00964.2021).

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.
Revisão: José Lázaro Jr.