Notas da sessão plenária de 19 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 19/06/2018 17h25, última modificação 27/10/2021 10h31

Mudança na Regional I
“Fui surpreendido. Venho aqui externar a minha insatisfação”, disse o vereador Helio Wirbiski (PPS), hoje, em plenário, ao referir-se à troca do comando da Administração Regional do Cajuru. Saiu Márcio Nunes e entrou Adriane Cristina dos Santos. O vereador disse que o gestor antigo “tratava os vereadores com igualdade, independente de oposição ou situação”. “Era uma pessoa digna, decente, séria, que estava trabalhando”, queixou-se. (Foto 1)

Mudança na Regional II
Para Wirbiski, alterar o comando de uma administração regional sem consultar as bases, nem os vereadores que com atuação política na área, foi “desrespeito”. “Atitudes autoritárias, de cima para baixo, sem consulta, não são de bom alvitre”, qualificou, lembrando que foi o vereador mais votado em três dos cinco bairros abrangidos pela Regional do Cajuru. Estão dentro da área da administração Cajuru, Capão da Imbuia, Jardim das Américas, Guabirotuba e Uberaba.

Capoeira nas escolas
“A partir de hoje, a capoeira e os capoeiristas vão entrar nas escolas pelo lugar certo, que é a porta da frente, e não pela porta dos fundos”, disse Mestre Pop (PSC), hoje, em plenário, ao agradecer os colegas vereadores pela aprovação do projeto de lei que reconhece o esporte como prática extracurricular em Curitiba. “O prefeito [Rafael Greca] sancionou o projeto”, continuou Pop, “naquilo que é um momento muito importante para Curitiba, que é abrir as escolas para os estudos afrodescendentes”. (Foto 2)

Pesar
Tito Zeglin (PDT) lamentou em plenário o falecimento do desembargador Clotário de Macedo Portugal Neto, aos 81 anos de idade, nesta terça-feira (19). O vereador destacou o trabalho de Neto na Justiça Eleitoral e recordou que ele exerceu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em 2006.

Em tramitação
Começou a tramitar o projeto do vereador Paulo Rink (PR)  que denomina de Antonio Luiz Corat um dos logradouros públicos de Curitiba (009.00021.2018). O indicado nasceu em 1942 e era sociólogo. Também formou-se em Direito e foi professor de História e Gografia. “Entre os anos de 2008 e 2012 desenvolveu relevante trabalho social  no cargo de Diretor de Prevenção e Reinserção Social na Secretaria Antidrogas, no município de Curitiba”, justificou Rink. Faleceu em abril de 2013.