Notas da sessão plenária de 14 de março - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 14/03/2018 14h55, última modificação 26/10/2021 09h25

“Regimentalmente” I
“Não é um membro qualquer, é um membro eleito presidente [pela Comissão de Constituição e Justiça, CCJ]. É um ato que deve ser repudiado”, reclamou Felipe Braga Côrtes do requerimento que pedia a substituição do Dr. Wolmir Aguiar (PSC) na CCJ (019.00026.2018). Contudo, como o PSC deixou instantes antes o bloco formado por PSDB, PSB, Podemos, PP, SD, PR e DEM (405.00005.2018), a mudança não foi considerada. “Como o partido decidiu sair do bloco, ficou prejudicado”, confirmou Serginho do Posto (PSDB), presidente da Câmara Municipal.

“Regimentalmente” II
Serginho do Posto pediu que Felipe Braga Côrtes não trabalhasse com a hipótese de o PSC não ter deixado o bloco para referir-se ao assunto, uma vez que na prática isso ocorreu. Também respondeu a Goura (PDT), que cobrou participação do líder da oposição na montagem da pauta de votações, uma vez que supôs participação do líder da situação nessa decisão. Serginho do Posto garantiu que é o presidente quem monta a pauta, mas que está à disposição dos líderes. Goura chegou a evocar o artigo 125 do regimento, pelo qual projetos aptos à votação tem que vir à pauta de votações 30 dias depois de terem obtido todos os pareceres necessários.

Pagamento da luz
O vereador Felipe Braga Côrtes (PSD) anunciou em plenário que trabalha para agendar uma reunião do Sinlopar (Sindicato dos Empresários Lotéricos do Paraná) com a Copel Distribuição, para tratar do impedimento das lotéricas, a partir desta terça-feira (13), de receberem o pagamento das contas de luz. “De um lado as lotéricas falam em perda de receita, do outro a população perde mais esse canal de atendimento”, argumentou. (Foto 1)

Vila Uberlândia
“Será que vou ter que ligar para a RPC [afiliada da Rede Globo em Curitiba], para ela fazer uma reportagem, que daí [a ponte] vai ser refeita imediatamente, igual foi no Tingui?”, questionou Tito Zeglin (PDT). O parlamentar se queixou de uma ponte na rua Theophilo Mansur, levada pela enxurrada nas chuvas do dia 3 de março, ainda não ter sido refeita pela prefeitura. “Os moradores têm que ficar se humilhando? A Vila Uberlândia tem que ficar cada vez mais sacrificada?”, acusou. (Foto 2)

Erastinho
Thiago Ferro (PSDB) elogiou o aporte de R$ 12 milhões do Governo do Paraná na obra de expansão do Hospital Erasto Gaertner, que fará do complexo o primeiro do Sul do Brasil a ter uma ala oncológica dedicada a crianças e adolescentes, apelidada de Erastinho. “É uma notícia muito boa para Curitiba, já que o hospital vai ampliar de 20 para 39 os leitos dedicados a jovens, atendendo 300 casos a mais por ano”, enumerou o vereador. (Foto 3)

Medidas mitigatórias
A implantação do binário Estação São Pedro/Avenida das Indústrias, passando pela avenida Winston Churchill, no Capão Raso, deve ser priorizada quando a prefeitura estipular medidas mitigatórias para obras na região. É o que sugere Tico Kuzma (Pros) em sugestão administrativa ao Executivo (203.00023.2018), que ele defendeu hoje no plenário e foi aprovada. “[O binário] solucionaria um problema grave de circulação no Capão Raso”, afirmou. Ezequias Barros (PRP) concordou com o vereador. (Foto 4)

Adestramento
Também foi acatado requerimento de Fabiane Rosa (PSDC) que sugere que os cães que aguardam adoção no Centro de Controle de Zoonoses sejam adestrados pela Guarda Municipal para programas terapêuticos e recreativos nas escolas municipais (201.00016.2018). “A GM, através da equipe do canil, realiza um trabalho de cinoterapia, com resultados muito positivos. O projeto surgiu por iniciativa dos próprios guardas, que perceberam que pessoas com dificuldades motoras se interessavam pelos cães e que mesmo com suas limitações, esforçavam-se para manter contato com eles”, justifica a vereadora, que explica que os animais podem ser trabalhados na conscientização sobre guarda responsável, proteção e defesa animal.

Visitas
A Câmara de Curitiba recebeu, nesta quarta (14), a visita de Roberto Aciolli, ex-vereador e deputado estadual, além de apresentador do programa de TV 190. A presença foi registrada pelo presidente Serginho do Posto (PSDB), que convidou Aciolli a compor a Mesa Diretora dos trabalhos. O apresentador acompanhou parte da sessão sentado ao lado de seu filho, o vereador Cristiano Santos (PV). Quem também acompanhou o trabalho do Legislativo foi Rogério José Lorenzetti, ex-prefeito de Paranavaí por dois mandatos. (Fotos 5 e 6)