Notas da sessão plenária de 14 de agosto - 1 edição

por Assessoria Comunicação publicado 14/08/2017 14h05, última modificação 20/10/2021 06h50

Greve continua
“Terminou sem acordo a reunião no Tribunal Regional do Trabalho para dissídio dos médicos da Feaes [Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba]. Já são 16 dias de greve e estou preocupada com a situação”, informou hoje, em plenário, Maria Leticia Fagundes, do PV. Ela disse que os médicos, “continuam trabalhando no porcentual determinado”, até apresentaram proposta menor, de 4,25% de reajuste, “mas não foi aceita na mesa de negociação”.

Comissionados I

Comissionados e gratificações custaram R$ 6,1 milhões aos cofres públicos em maio. Essa informação foi dada ao plenário hoje pela vereadora Noemia Rocha (PMDB), com dados obtidos via pedido de informações ao município (062.00281.2017). “Mas a resposta [da Prefeitura de Curitiba] foi muito vaga, o que me surpreendeu. Vou refazer o pedido solicitando o detalhamento das informações”, adiantou a parlamentar.

Comissionados II
“Por mais que esteja dentro da lei indicar pessoas nas regionais e secretarias, é imoral. Essa pessoa vai trabalhar para o município ou para quem a indicou? Há o risco de virarem cabos eleitorais”, criticou Noemia Rocha. Ela defendeu que o ajuste fiscal também afetasse essas contratações, com diminuição dessa despesa. “Se estamos aqui buscando um resgate da moralidade na política temos que nos preocupar com isso”, afirmou. (Foto)

“Tem remédio” I
Na semana passada, Toninho da Farmácia (PDT) usou a tribuna para reclamar da falta de remédios na Unidade de Saúde da Vila Verde. O vereador disse que a população, nas redes sociais, havia reclamado. Hoje, relatou que, ao visitar o postinho, encontrou 114 dos 116 remédios distribuídos na rede municipal de saúde. “A denúncia não procede”, foi categórico.

“Tem remédio” II
O parlamentar também agradeceu por obra de iluminação pública em um viaduto da região. “Estava há dois anos sem manutenção e agora ficou claro, as pessoas que passam por ali têm segurança”, afirmou. Os elogios ao Executivo motivaram uma brincadeira de Jairo Marcelino (PSD), que disse estar surpreso, pois “não sabia que a prefeitura tinha um vice-líder, pela defesa que está fazendo dos secretários [municipais]”.

Árvores na Kennedy I

Tito Zeglin (PDT) discordou em plenário da decisão da prefeitura de não remover quatro árvores da avenida Presidente Kennedy, no Portão, na altura da esquina com a rua Lamenha Lins. “As árvores estão deterioradas, entre fios de alta tensão. Fora o risco, elas enfeiam a via”, disse. Segundo o vereador, a poda era aguardada há 90 dias, quando se falou na possibilidade de retirá-las dali, mas a administração teria desistido dessa medida.

Árvores na Kennedy
II
Antes disso, Zeglin tinha elogiado o asfaltamento da rua João Bonato, pois “agora a obra está acontecendo, depois de reivindicada pelos moradores e por diversos requerimentos, que eu vinha apresentando desde 2010”. “É uma obra aplaudida”, completou. O parlamentar ainda defendeu a atuação dos vereadores nos bairros: “o trabalho não é só legislar e fiscalizar”. “Faz parte, sim, resolver os problemas que afligem o cidadão. Para mim isso é gratificante”, afirmou.

Consórcio metropolitano
Começa na quarta (16) em Foz do Iguaçu, a 6ª Conferência Estadual das Cidades. Voltado ao planejamento e modernização dos municípios, o evento reunirá 2,5 mil pessoas na cidade. Helio Wirbisiki (PPS), que representará a Câmara de Curitiba, destacou o esforço para avançar na normatização de consórcios intermunicipais. “Se somarmos os orçamentos para compras das cidades da região metropolitana chegamos a R$ 5 bilhões. Se comprar junto material didático, ou remédios, por exemplo, consegue preço melhor”, defendeu. A conferência vai até dia 18. (Foto)

Zero violência
“O Festival Procerva, realizado nesse fim de semana, foi um evento muito interessante”, elogiou o vereador Bruno Pessuti (PSD). “Mostrou, inclusive, que bebida não tem nada a ver com violência, pois com mais de 200 rótulos de cerveja na festa não houve nenhum evento de violência. Famílias frequentaram o festival tranquilamente”, ressaltou. Pessuti e a bancada do PDT têm projetos que apoiam a cultura cervejeira prontos para votação em plenário (leia mais).

Cidadania honorária

Natural de São José do Rio Preto (SP), o delegado Fábio Renato Amaro Silva Júnior poderá se tornar cidadão honorário de Curitiba. A proposta (006.00009.2017) é do vereador Cristiano Santos (PV) e começou a tramitar hoje, após ser lido no pequeno expediente da sessão plenária. Hoje ele é o titular da Divisão de Homicídios, depois de ter dirigido o Departamento de Inteligência do Estado do Paraná.

Utilidade Pública
Começaram a tramitar quatro declarações de utilidade pública, todas propostas por Professor Silberto (PMDB). Três são para as associações de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro (014.00043.2017), do Colégio Estadual Rodolpho Zaninelli (014.00044.2017) e do Colégio Estadual Guilherme Pereira Neto (014.00045.2017). Outro é para a Federação Paranaense de Patinação (014.00046.2017).