Notas da sessão plenária de 13 de novembro - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 13/11/2018 13h00, última modificação 03/11/2021 08h15

Cobrador salva-vidas I
Adriano Mário dos Santos, 28 anos, cobrador de ônibus da estação-tubo Pedro Gusso, foi homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta terça-feira (13). Foi uma iniciativa do vereador Tito Zeglin (PDT), que aprovou no Legislativo um voto de congratulações ao trabalhador (077.00007.2017). (Foto 1)

Cobrador salva-vidas II
Santos percebeu que uma senhora de 65 anos caiu ao deixar o biarticulado, indo parar embaixo do ônibus. Deslocando-se até ela, conseguiu puxá-la antes que o veículo arrancasse, salvando-lhe a vida. “São gestos como esse que dignificam um ser humano. Você colocou sua vida em risco para salvar outra pessoa. É por isso que estamos lhe agradecendo”, elogiou Zeglin. (Foto 2)

“Sou da base” I

Toninho da Farmácia (PDT), depois de citar várias obras da prefeitura na região que representa politicamente, voltou a dizer que é membro da base de apoio do Executivo. “Não posso sair da base quando tenho um secretariado que nos atende prontamente”, disse. “Nunca me passou pela cabeça sair da base do prefeito”, completou. Se alguém espalhou lá [onde atuo], porque eu falei aqui ser contra o fechamento da UPA [Unidade de Pronto Atendimento] Pinheirinho, está errado”, contextualizou ele, citando que seu pai morreu por falta de atendimento médico de urgência, pois na hora da fatalidade foi levado a uma UPA que estava fechada. (Foto 3)

“Sou da base” II
“A comunidade precisa da atenção do Executivo”, continuou Toninho. Depois, após repetidos elogios do orador a Eduardo Pimentel, vice-prefeito e secretário de Obras da Prefeitura de Curitiba, Chicarelli (DC) comentou que ele é “consenso” na Câmara Municipal. O parlamentar destacou, entre obras do Executivo, a retomada do plano de iluminação, que deverá substituir 16 mil lâmpadas na cidade.

“Pedir a retirada” I
Hoje à tarde, após caminhada  da sede do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) até a Prefeitura de Curitiba, o grupo irá protocolar documento no qual pede a retirada do projeto que amplia a bilhetagem eletrônica para toda a frota pública da cidade (005.00149.2018). O ato de protesto foi informado ao plenário pelo vereador Rogério Campos (PSC). (Foto 4)

“Pedir a retirada” II

A categoria entende que a expansão da bilhetagem vai acabar com a profissão de cobrador de ônibus em Curitiba. “Educada e respeitosamente vamos protocolar esse pedido da retirada do projeto, que tramita na CMC, na prefeitura”, disse Campos. Ele cobrou o apoio dos colegas vereadores à pauta, lembrando o cenário nacional de desemprego. “Todos aqui têm eleitores que sustentam sua família com o trabalho de cobrador de ônibus”, afirmou. Nessa segunda-feira (12), o projeto do Executivo gerou debate em plenário.

“Precarização” I
A vereadora Professora Josete (PT) criticou novas medidas administrativas da Secretaria Municipal da Educação (SME), que na opinião dela precarizam o serviço ofertado à população de Curitiba. Na tribuna, relatou que 26 professoras de educação infantil serão removidas do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nice Braga, sendo substituídas por estagiários. E que outras seis unidades passarão por mudanças, como os Cmeis Vila Verde e Lala Schneider, que terão o atendimento integral reduzido para meio período. (Foto 5)

“Precarização” II

“Mais uma vez temos uma medida que, em vez de garantir a qualidade do ensino, resulta na precarização dos serviços. Tudo em nome da chamada economia”, protestou a parlamentar. Josete reclamou de as decisões não terem sido tomadas em diálogo com as comunidades escolares ou servidores. Ela relatou que há uma reunião marcada com a superintendência da SME e que espera respostas da administração sobre a situação.

Erasto Gaertner

O presidente da CMC, Serginho do Posto (PSDB), e a vereadora Maria Letícia (PV), que dirige a Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte, receberam nesta manhã representantes do Hospital Erasto Gaertner. O Legislativo planeja emendas coletivas para as instituições de saúde. Conversaram com os vereadores Fernando Garcia, Daniele Farias e Tiago Tormen. (Foto 6)