Notas da sessão plenária de 12 de agosto

por Fernanda Foggiato e Filipi Oliveira — publicado 12/08/2020 14h30, última modificação 13/08/2020 14h22
Notas da sessão plenária de 12 de agosto

Manoela da Rocha, recebida por Sabino Picolo, solicitou o Dia da Prematuridade para campanhas sobre os cuidados com bebês prematuros. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Prematuridade
A voluntária da ONG Prematuridade.com Manoela da Rocha visitou hoje o plenário da Câmara de Curitiba e se reuniu com o presidente Sabino Picolo (DEM) durante a sessão plenária. Mãe Maria Helena, prematura de 28 semanas, ela solicitou a instituição do Dia da Prematuridade no calendário oficial de Curitiba, a ser celebrado no dia 17 de novembro para divulgação de campanhas de conscientização sobre os cuidados com bebês prematuros e também a prevenção do parto. Projeto de lei semelhante tramita na Câmara dos Deputados e uma Frente Parlamentar pela causa está em discussão na Assembleia Legislativa do Paraná.

Artistas plásticos 1
A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (Apap/PR), em reunião com o presidente da CMC, Sabino Picolo (DEM), e com o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo da CMC, Geovane Fernandes (Patriota), solicitou a suspensão da concorrência da Urbs 07/2020, que licita os espaços das Arcadas de São Francisco, em virtude da utilização de quatro salas da entidade. “Nas salas estão alocadas a sede administrativa da associação, bem como salas de exposição e de cursos, visando a divulgação da cultura e da arte, como única associação do gênero do Brasil, principalmente no contexto visual, pela qual já circularam inúmeros e renomados artistas paranaenses e nacionais”, diz o documento.

Artistas plásticos 2
A Apap/PR solicita que sejam excluídas do certame as salas 7, 9, 10 e 11 e mantida a outorga delas, sem ônus locatício, em favor da entidade, colocando em disputa os demais espaços. Participaram da reunião e assinam o documento o presidente da associação, Luiz Gustavo Vidal Pinto; o vice-presidente, Sabine Feres; e a diretora e conselheira Waltraud Sekula. A licitação está agendada para o dia 17 de agosto, próxima segunda-feira.

Pedido de informações
Em pedido de informações oficiais à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Marcos Vieira (PDT) questiona a distribuição de equipamentos de proteção individual aos servidores municipais que realizam atendimento ao público interno e externo (062.00424.2020). Segundo ele, existem reclamações sobre o recebimento de EPIs, “necessários para um melhor atendimento, sem exposição ao risco de contaminação pela covid-19”.