Notas da CMC: 7 tópicos deste 7 de outubro na Câmara de Curitiba

por Fernanda Foggiato, Cintia Garcia* e Mariana Aquino**, especial para a CMC | Revisão: Celso Kummer*** — publicado 07/10/2025 17h05, última modificação 07/10/2025 22h30
Guerra entre Hamas e Israel, evento natalino e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 7 tópicos deste 7 de outubro na Câmara de Curitiba

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 7 de outubro de 2025. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros fatos da sessão plenária desta terça-feira (7) do Legislativo da capital do Paraná.

Lembrando 7 de outubro, vereador pede apoio a Israel

O vereador Pier Petruzziello (PP) discursou em favor do Estado de Israel diante dos conflitos na Faixa de Gaza com o Hamas. “Israel tem o direito de se defender. Os civis israelenses estão sendo executados por um grupo terrorista. O Hamas não pode ser defendido, é um grupo desumano e que comete barbáries contra a sociedade”, afirmou. Ele mostrou um vídeo de ataques do Hamas contra os cidadãos israelenses no dia 7 de outubro de 2023, quando o grupo matou 1.250 pessoas em um festival de música. Para Pier, o 7 de outubro é o dia de dizer não ao antissemitismo, não ao terrorismo e pedir a paz.

>> Assista à sessão plenária

Santuário convida para evento "Acordes de Luz"*

O presidente Tico Kuzma (PSD) registrou o convite, feito por Vinicius Barros e Celso Gogola, para o Acordes de Luz, evento de Natal do Santuário São José, localizado no bairro Capão Raso. A atividade chega à sexta edição, em 2025, e será realizada no dia 6 de dezembro, às 20h. Os visitantes foram recepcionados na sessão plenária da Câmara de Curitiba pelo vereador Tiago Zeglin (MDB).

Visita à sessão plenária da CMC

Secretário de Saúde de Goioerê (PR), Orlando Baggio esteve na sessão plenária na Câmara de Curitiba. A visita foi registrada pelo primeiro-secretário da Casa, vereador Bruno Rossi (Agir).

Novo sistema contra desastres pauta indagações*

Três novos requerimentos de informações oficiais, de autoria da vereadora Camilla Gonda (PSB), serão encaminhados ao Poder Executivo. Dois pedidos tratam de questões relacionadas à mobilidade urbana e ao transporte público, e um aborda o planejamento local diante da nova infraestrutura nacional de supercomputação para prever chuvas e desastres naturais. Nessa última solicitação, a parlamentar pergunta se o Município está envolvido na implementação do sistema e se existe algum planejamento para integrar os dados de monitoramento de Curitiba, com foco em ações de prevenção e resposta a eventos climáticos extremos, à nova ferramenta (062.02382.2025).

>> Veja todos os requerimentos do pequeno expediente

Terreno no Capão da Imbuia pode ter uso social?*

Em pedido de informações oficiais ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), Laís Leão (PDT) aborda a situação do terreno localizado no Setor Especial de Habitação de Interesse Social (Sehis), no bairro Capão da Imbuia. A vereadora questiona se há projetos ou estudos em andamento para a destinação habitacional da área e como a administração municipal compatibilizaria as diretrizes viárias ao uso social do imóvel (062.02379.2025)

Solicitadas informações sobre obras em rua do Campo Comprido*

À Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), o vereador Rodrigo Marcial (Novo) solicita informações sobre as medidas realizadas na rua Rosamélia de Oliveira, no bairro Campo Comprido. O parlamentar quer saber se as sondagens técnicas, mencionadas em resposta a requerimento encaminhado anteriormente, foram de fato realizadas e, em caso positivo, quais foram os resultados. Ele também pede esclarecimentos sobre as providências adotadas para melhorar a drenagem da via ou para o início das obras que solucionem o problema (044.15881.2025 e 062.02381.2025).

Projeto recebe estimativa de impacto orçamentário*

O vereador João Bettega (União) anexou a estimativa de impacto orçamentário ao projeto de lei complementar de sua autoria com o objetivo de tornar obrigatória a notificação anual dos contribuintes com débitos de tributos como IPTU e ISS, antes de qualquer cobrança judicial. De acordo com o requerimento, a medida teria um custo anual de cerca de R$ 337,5 mil, mas poderia gerar uma economia superior a R$ 20 milhões para os cofres públicos municipais, ao evitar milhares de execuções fiscais (045.00212.2025 e 002.00008.2025).

Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.

Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino**, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: José Lázaro Jr.

Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer***
Supervisão do estágio: Ricardo Marques