Notas da CMC: 18 informes do 9 de fevereiro na Câmara de Curitiba

por José Lázaro Jr. e Cintia Garcia*, especial para a CMC | Revisão: Gabriel Kummer** — publicado 09/02/2026 16h25, última modificação 09/02/2026 16h55
Eder Borges nega nepotismo; sobrecarga em hospitais e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 18 informes do 9 de fevereiro na Câmara de Curitiba

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 9 de fevereiro de 2026. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros fatos da sessão plenária desta segunda-feira (9) do Legislativo da capital do Paraná.

Eder Borges critica Ministério Público e nega nepotismo no gabinete I

O vereador Eder Borges (PL) disse que irá expor, durante as sessões plenárias desta semana, o que chamou de “circo” e “patifaria” de “uma certa promotoria do Ministério Público [do Paraná, MPPR]” ao apurar suposto nepotismo em seu gabinete. Ele afirmou ter apresentado “provas documentais” (certidões e declarações) e criticou o uso de fotos em redes sociais como indício: “foto no Instagram de Dia dos Namorados… isso é prova de nepotismo”. Para ele, “noivado não é nepotismo” e “namoro tampouco”.

Eder Borges critica Ministério Público e nega nepotismo no gabinete II

Na mesma fala, ele afirmou que não foi chamado a prestar depoimento no procedimento do MPPR e questionou: “Eu não fui ouvido… Como que eles metem uma ação sem qualquer base, sem qualquer prova?”. Ele também defendeu a chefe de gabinete, Vitória, contra “exposição pública” e “preconceito”, dizendo ser “uma vergonha ouvir isso” e que "ela tem qualificação". Para sustentar a atuação do gabinete, citou números da produção legislativa do seu mandato em 2025.

>> Assista à sessão plenária.

Marcos Vieira alerta para filas de ambulâncias em hospitais I

O vereador Marcos Vieira (PDT) levou à tribuna o tema das filas de ambulâncias em hospitais de Curitiba e da Região Metropolitana. Ele relatou que, no último fim de semana, o Hospital do Trabalhador registrou “fila de até dezoito ambulâncias”, com “pacientes esperando até quatro horas para o atendimento”. Para ele, “quando ambulâncias formam fila, o sistema já falhou”, e o mandato já acionou a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado para “cobrar explicações” e “exigir medidas urgentes”.

Marcos Vieira alerta para filas de ambulâncias em hospitais II

O vereador contestou notas oficiais que trataram o episódio como “situação pontual” e argumentou que, “quando isso acontece em vários hospitais, em mais de um dia, com dezenas de ambulâncias, deixa de ser pontual”. Marcos Vieira pediu “medidas imediatas” e “esclarecimento real da atual capacidade de atendimento da rede”, além de “ampliação emergencial de vagas”, incluindo “contratação temporária em leitos da rede privada, caso seja necessário”, e defendeu “ações preventivas”, porque “a saúde não espera nem a vida pode entrar na fila”.

Comissão agenda sessão para audiência da Saúde

A Comissão de Saúde e Bem-Estar Social protocolou requerimento para que os horários da Ordem do Dia, Grande Expediente e Explicações Pessoais da sessão de 24 de fevereiro sejam destinados à Audiência Pública de apresentação do Relatório de Gestão da Saúde do 3º quadrimestre de 2025 (054.00001.2026). Conforme o texto, a secretária municipal de Saúde apresentará o documento na condição de gestora do SUS, em audiência prevista na Lei Complementar 141/2012, como instrumento de transparência da gestão. O requerimento foi aprovado hoje em plenário.

Convention Bureau convida vereadores para evento no Hard Rock

Francielle Zuffo, coordenadora de Visitors do Curitiba Convention Bureau, veio hoje à Câmara de Vereadores convidar os parlamentares para um evento que ocorrerá às 17h, no Hard Rock Cafe Curitiba. O convite foi reforçado em plenário pelo presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD), que destacou ser o primeiro encontro do ano da entidade voltado a seus associados e a profissionais do trade turístico e de eventos. Durante o evento, será apresentado o Programa Acelera Curitiba, voltado à atração de grandes eventos.

Transporte coletivo pauta pedidos de informações*

Marcos Vieira (PDT) protocolou 18 novos pedidos de informações oficiais ao Executivo, abordando o transporte coletivo de Curitiba, obras públicas e outras áreas da administração municipal. No caso do transporte, o vereador questiona, por exemplo, a presença de sistemas de ar-condicionado ou de refrigeração nos ônibus da cidade. Ele solicita esclarecimentos sobre quantos veículos, elétricos ou não, possuem esses sistemas, em quais linhas eles operam, se há estudos para sua implementação em toda a frota e qual é o planejamento da Prefeitura para efetivar a medida (062.00199.2026). Em outra solicitação, o parlamentar questiona se há projeto para a reforma do Terminal Sítio Cercado, além de pedir informações sobre a previsão orçamentária, o cronograma de início e conclusão das obras ou, na ausência de planejamento formal, esclarecimentos sobre medidas previstas. (062.00180.2026).

Fiscalização de maus-tratos a animais e programas da Cohab-CT*

À Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Marcos Vieira (PDT) solicita informações sobre o órgão responsável pela fiscalização de denúncias de maus-tratos em Curitiba, incluindo o efetivo de profissionais, o tempo médio de resposta e os procedimentos adotados quando os maus-tratos são confirmados, como o recolhimento de animais, a aplicação de multas e o encaminhamento criminal (062.00186.2026). Em outra solicitação, o vereador aborda os programas e projetos habitacionais destinados à faixa 1 da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab-CT). Ele pede informações sobre as unidades habitacionais previstas, os editais ou inscrições voltados a essa faixa, os critérios de seleção dos beneficiários, bem como os prazos de execução e a localização dos empreendimentos (062.00184.2026).

>> Confira todos os requerimentos do pequeno expediente.

Vereadora questiona IPTU dos imóveis da Vila Domitila*

Camilla Gonda (PSB) encaminhou cinco pedidos de informação ao Executivo. Um deles refere-se à cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sobre os imóveis localizados na área conhecida como Vila Domitila. A parlamentar solicita a relação completa dos imóveis, incluindo a inscrição imobiliária e o endereço cadastral, o valor do tributo de cada imóvel, as zonas de uso e ocupação (ZR) atribuídas a cada terreno ou lote, além da existência de débitos pendentes de IPTU relacionados a esses imóveis. (062.00168.2026).

Destinação e o planejamento de retirada de resíduos vegetais*

O vereador Bruno Secco (Republicanos) apresentou um requerimento à Prefeitura de Curitiba solicitando informações sobre o recolhimento, a destinação e o planejamento de retirada de resíduos vegetais provenientes de eventos climáticos, podas, quedas ou supressão de árvores em áreas públicas. Ele quer saber se existe um plano específico para o recolhimento, qual a destinação atual desses resíduos e se há previsão de intensificação ou ampliação dessas ações. (062.00164.2026). Ele encaminhou, ao todo, três novos pedidos de informações ao Executivo.

Quantas denúncias de maus-tratos a animais foram registradas no 156?*

O número de solicitações de denúncias de maus-tratos a animais, registradas no aplicativo 156, foi tema de um dos dois pedidos de informações da vereadora Laís Leão (PDT) ao Executivo. À Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), a parlamentar questiona a quantidade de solicitações em aberto, o número de atendimentos realizados nos últimos 12 meses e o tempo médio de resposta, além dos tipos de maus-tratos mais registrados nas solicitações (062.00201.2026). 

Segurança no entorno da estação-tubo Hospital Cajuru*

À Secretaria do Governo Municipal (SGM), o vereador Rodrigo Marcial (Novo) requer informações sobre as medidas de segurança adotadas no acesso e na proximidade da estação-tubo Hospital Cajuru. A área teria sido impactada pela construção de muros em imóvel particular, obra que restringiu a circulação de pedestres na ligação entre as avenidas Doutor Dário Lopes dos Santos e Presidente Affonso Camargo. O parlamentar questiona, ainda, se há cronograma previsto para a execução da passarela destinada à interligação dos acessos. Segundo o requerimento, “tal situação dificultou o acesso ao transporte coletivo e agravou a insegurança, havendo registros de assaltos e sensação constante de vulnerabilidade” (062.00189.2026). O Executivo recebeu, ao todo, três novos pedidos de informações de sua autoria.

Centro POP: prevenção e controle de vetores e pragas*

Junto à Fundação de Ação Social (FAS), Vanda de Assis (PT) pergunta sobre as medidas de prevenção e controle de vetores e pragas adotadas pelos Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (POP). Entre outros pontos, a parlamentar questiona quais são os equipamentos de proteção individual disponibilizados aos trabalhadores e se há profissionais de saúde suficientes para estabelecer e acompanhar essas medidas. Segundo a justificativa, o requerimento se deve ao fato de que “já foram encontrados ratos em unidades de acolhimento de pessoas vulneráveis” (062.00191.2026). 

Questionado projeto de nova trincheira no Jardim Botânico*

A vereadora Indiara Barbosa (Novo) solicita, à Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), informações oficiais sobre o projeto da nova trincheira prevista para a avenida Prefeito Lothário Meissner, na região do Jardim Botânico. Entre os pontos abordados, a parlamentar busca esclarecimentos sobre as medidas de segurança viária, a manutenção da circulação local, a operação do transporte coletivo, o controle de ruído, a gestão de resíduos da construção e a preservação e manutenção do entorno urbano. Além disso, questiona se foi utilizado o sistema Hipervisor para a avaliação prática da intervenção na região e se há Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) vinculado ao projeto (062.00163.2026). O Executivo recebeu dois pedidos de informações da parlamentar.

Acúmulo de água no bairro Xaxim gera proposição*

O vereador Bruno Rossi (Agir) pede informações ao Poder Executivo sobre as avaliações da tubulação de macrodrenagem da rua José Leal Fontoura, no bairro Xaxim. Conforme justificado no requerimento, "os moradores relatam que, em dias de chuva mais intensa, a água se acumula na via, o que indica que a tubulação pode não ser suficiente para o volume de água. Essa situação causa transtornos, dificulta a circulação de veículos e pedestres e gera riscos aos moradores" (062.00200.2026).

Plano Municipal de Educação demanda questionamentos*

À Secretaria Municipal da Educação (SME) e à Prefeitura de Curitiba, a vereadora Professora Angela (PSOL) solicita informações sobre a revisão e o monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME). Ela pergunta se existe um cronograma oficial para as Audiências Públicas e quais mecanismos oficiais são utilizados para divulgar as propostas de alteração ou as metas a serem discutidas na atualização da normativa, prorrogada até junho (062.00169.2026).

Pedido de informações sobre obra em via do bairro Pilarzinho*

Obras no asfalto da avenida Fredolin Wolf, no bairro Pilarzinho, geraram questionamentos do vereador Da Costa (Pode) ao Poder Executivo. O parlamentar busca esclarecimentos sobre o tipo de serviço executado ou previsto, o custo da intervenção, a origem dos recursos utilizados e a justificativa técnica para a realização da obra nesse trecho, entre outras demandas. “Moradores e usuários da via manifestaram questionamentos quanto à realização da obra, tendo em vista que o asfalto do trecho mencionado encontrava-se, aparentemente, em boas condições”, justifica o autor no requerimento (062.00193.2026).

Obras de realinhamento no bairro Santa Felicidade*

Nori Seto (PP) requer à Prefeitura de Curitiba informações sobre o início das obras de realinhamento da curva das ruas João Azolin e Nicolau José Gravina, no bairro Santa Felicidade. O vereador questiona se o projeto técnico já está concluído, se foi encaminhado à Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e qual é o cronograma previsto para a execução dele (062.00160.2026). Ao todo, foram três solicitações do vereador ao Executivo.

Terreno no bairro Xaxim gera questionamentos*

Pedido de informações oficiais do vereador Jasson Goulart (Republicanos) é dirigido às secretarias do Governo Municipal, de Urbanismo, de Finanças e do Meio Ambiente. Ele solicita, oficialmente, informações sobre se o terreno localizado no entorno das ruas Desembargador Estanislau Cardoso, Otaviano de Almeida Rosa e Aníbal Requião e da avenida Governador Ney Braga, no bairro Xaxim, é público ou privado, bem como sobre eventuais restrições ambientais e outros dados relativos à área. Segundo a justificativa, “os moradores relatam carência de áreas adequadas para caminhada, atividades ao ar livre e integração social, com reflexos diretos na qualidade de vida local”. (062.00162.2026). 

Vereador anexa impacto orçamentário a projeto de lei*

Em resposta ao parecer da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, Da Costa (Pode) anexou a estimativa de impacto orçamentário do projeto de lei de sua autoria que propõe isentar do pagamento da tarifa do transporte público os policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e guardas municipais, independentemente de estarem ou não fardados. O estudo estima o custo anual de R$1.268.928,00, com correção de 4% ao ano. Conforme o requerimento, o impacto em três anos seria de R$ 3.961.085,64 (045.00010.2026 e 005.00190.2025).


*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques