Notas da CMC: 15 assuntos debatidos no Legislativo neste dia 27 de setembro

por José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 27/09/2023 12h40, última modificação 27/09/2023 14h28
Despejo no Prado Velho, bloqueio na República Argentina, US Umbará II e mais temas trazidos hoje à CMC.

As Notas da CMC são uma seleção dos pronunciamentos dos vereadores, dos requerimentos da segunda parte da Ordem do Dia, das visitas à CMC e de outros acontecimentos do plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Despejo de famílias no Prado Velho preocupa vereador

O vereador Marciano Alves (Solidariedade) pediu mais atenção às dez famílias que, moradoras do bairro Prado Velho há décadas, agora enfrentam a ameaça de perderem suas casas. “Recebi as famílias na Rádio Tropical. Elas moram na rua Professora Regina Casagrande e estão prestes a ser despejadas pela Prefeitura de Curitiba, que entrou com uma ação reivindicatória de todos os lotes, por serem área pública”, comentou o Pastor Marciano Alves (Solidariedade). Ele pediu a intervenção da liderança do governo na mediação do caso.

Mauro Bobato é congratulado pela inauguração da US Umbará II

Pier Petruzziello (PP) e Marcelo Fachinello (Pode) deram os parabéns, em plenário, ao vereador Mauro Bobato (Pode) pela inauguração, hoje, da nova Unidade de Saúde Umbará II. “Bobato é um dos responsáveis por essa nova unidade. É preciso reconhecer o esforço dos vereadores pela cidade”, ressaltou Petruzziello. Fazendo menção à pressão de Bobato sobre a Secretaria de Saúde para a nova unidade, Fachinello disse que foi um “trabalho incansável”. A US Umbará II será inaugurada hoje, às 15h, tornando-se a 109ª unidade da rede básica de saúde. “É uma alegria para a comunidade”, reconheceu Bobato.

Bloqueio da avenida República Argentina terá acesso alternativo para veículos

Relatando que recebeu telefonema de moradores da região e do presidente da Sociedade Internacional da Água Verde, apontando o impacto que o novo bloqueio da avenida República Argentina teria na vida de todos, Tito Zeglin (PDT) apresentou uma solução ao problema. Disse que interrompeu suas atividades ontem, foi até a Prefeitura de Curitiba e, em conversa com o secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur, ficou combinado que haverá um acesso alternativo de veículos à área, pela contramão, para que as pessoas não sejam prejudicadas.

Acesso gratuito à internet para utilização do EstaR Digital *

O vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) anexou análise de impacto financeiro (045.00152.2023) ao projeto de lei de sua autoria que altera a lei 3.979/1971 a fim de conceder acesso gratuito à internet para uso dos aplicativos oficiais de Estacionamento Regulamentado homologados pela Urbanização de Curitiba (005.00092.2023). A apresentação de impacto financeiro é em cumprimento às obrigações da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Vereador questiona reintegração de posse de imóvel*

Requerimento do vereador Eder Borges (PP) faz questionamentos à Prefeitura de Curitiba sobre o processo de desocupação de terreno localizado na rua Antônio Moreira Lopes, no Cajuru. De acordo com o parlamentar, munícipes relatam abandono do espaço público, antes ocupado pela Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná (Acepr) (062.00747.2023).

Plano de saúde dos servidores e sódio na merenda *

Dois requerimentos do vereador Nori Seto (PP) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro solicita informações sobre os convênios e planos de saúde disponibilizados aos servidores da administração pública direta do município (062.00752.2023);  o segundo requerimento pede o detalhamento da utilização de sódio utilizado para preparo das merendas oferecidas nas escolas municipais (062.00748.2023).

Reforma do Centro de Formação de Guardas Municipais*

Informações sobre o projeto para ampliação e modernização do Centro de Formação de Guardas Municipais (CFGM), na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), bem como a relação das benfeitorias que serão realizadas fazem parte do pedido do vereador Professor Euler (MDB) à Prefeitura de Curitiba (062.00749.2023).

Estrutura de trincheira no CIC coloca população em risco*

Informações sobre a revitalização da trincheira situada na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), e as medidas que estão sendo tomadas para garantir a segurança de pedestres e motoristas que transitam pela área fazem parte dos pedidos de informações apresentados pelo vereador Salles do Fazendinha (DC). Segundo os documentos, o local estaria com a estrutura danificada devido às chuvas intensas. O primeiro requerimento é direcionado à Prefeitura de Curitiba (062.00750.2023) e o segundo, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) (074.00033.2023). 

Wi-Fi gratuito nos terminais de Curitiba*

A atual fase de implementação do projeto que disponibiliza Wi-Fi de acesso gratuito nos terminais de Curitiba, bem como a forma de contratação e/ou licitação do serviço fazem parte do pedido de informações do vereador Nori Seto encaminhado à Urbanização de Curitiba (Urbs) (062.00751.2023). 

Emendas de deputados trazem recursos para a capital

O vereador Pastor Marciano Alves agradeceu, em plenário, o apoio dos deputados do partido Solidariedade à capital do Paraná. Ele lembrou de emendas do deputado federal Luizão Goulart e deu destaque a R$ 725 mil conseguidos recentemente pela deputada estadual Marli Paulino. “Nós temos esse compromisso de cuidar dos curitibanos. Não é só apontar as dificuldades, mas achar uma alternativa, criar políticas públicas e destinar recursos", frisou.

8ª Festa de Jesus das Santas Chagas foi um sucesso, comemora Oscalino

“Já virou tradição na cidade”, comemorou o vereador Oscalino do Povo (PP), em plenário, relatando que 50 mil pessoas participaram da 8ª Festa de Jesus das Santas Chagas, realizada pelo Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, nos dias 18 a 24 de setembro deste ano. “O ponto alto do momento de fé, nesses sete dias, foi a procissão luminosa, que percorreu ruas do Centro e terminou no santuário”, destacou. Oscalino do Povo agradeceu nominalmente ao padre Reginaldo Manzotti pelo evento.

Membro do RenovaBR, vereador catarinense visitou a Câmara de Curitiba

Leonidas Dias (Solidariedade) informou, em plenário, que visitou a Câmara de Curitiba, nesta quarta-feira, o vereador Nícola Martins (PSDB), de Criciúma (SC). “Ele é nosso colega do RenovaBR, meu, da vereadora Indiara Barbosa (Novo), Amália Tortato (Novo), Marcelo Fachinello, Nori Seto e do Matheus Gripp, que faz parte da nossa assessoria”, apontou Dias. Martins veio conhecer o Vale do Pinhão, a Central 156 e o Fala Curitiba.

CMC marca presença em aniversário de hospital e em inauguração de escola

Sidnei Toaldo (Patriota) informou que, ao lado de Sargento Tânia Guerreiro (União) e de Mauro Bobato, participou ontem da inauguração da nova Escola Mercedes Stresser, conveniada da Prefeitura, que hoje tem 348 alunos. Já Rodrigo Reis registrou que ele, Noemia Rocha (MDB), Jornalista Márcio Barros (PSD), Sargento Tânia Guerreiro, Mauro Ignácio (União) e Alexandre Leprevost (Solidariedade) estiveram na comemoração do aniversário do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.

Parlamento Jovem da cidade de Palmeira visitou a Câmara de Curitiba

Os vereadores da capital receberam hoje, durante a sessão plenária, nove vereadores mirins do programa Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Palmeira. Eles foram recebidos pela Escola do Legislativo da CMC e puderam conhecer melhor o funcionamento da Câmara da capital. Os jovens vieram acompanhados do presidente daquele Legislativo, Odair Sanson Júnior (PSD).

Bancada do partido registra aniversário de 12 anos do PSD

O aniversário de 12 anos do PSD foi registrado em plenário pelo vereador Jornalista Márcio Barros, integrante da legenda. "É o maior partido do Paraná, tendo o governador, prefeito e vice-prefeito de Curitiba, 8 deputados federais, 16 deputados estaduais, 128 prefeitos. Aqui, na CMC, [somos] três vereadores, inclusive o líder do governo", destacou o parlamentar.


*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.

Revisão: Ricardo Marques