Notas CMC: 10 temas que repercutiram em Curitiba neste 28 de novembro

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 28/11/2023 15h20, última modificação 28/11/2023 17h07
Moção de protesto, apito dos trens, transporte público e mais assuntos debatidos na sessão da Câmara de Curitiba.
Notas CMC: 10 temas que repercutiram em Curitiba neste 28 de novembro

Notas da sessão plenária do dia 28 de novembro. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos das sessões plenárias.

Escolas cívico-militares: discussão não termina e requerimentos são adiados*

Pela segunda sessão plenária consecutiva, os vereadores de Curitiba não terminaram a discussão sobre a moção de protesto à ampliação das escolas cívico-militares na rede de ensino do Paraná (413.00012.2023). Apesar da prorrogação por uma hora do debate nesta terça-feira, ainda há parlamentares inscritos para discutir o assunto antes do requerimento de Angelo Vanhoni (PT) ser levado à votação. Isso fez com que todos os requerimentos e indicações da segunda parte da Ordem do Dia fossem adiados para amanhã (29). 

Alertas sonoros dos trens em perímetro urbano*

Informações sobre as ações de fiscalização do cumprimento da lei 15.801/2021, que estabelece o limite de 96 a 110 decibéis para os alertas sonoros dos trens em área urbana, bem como os relatórios detalhados de fiscalização sobre o ruído das buzinas dos trens nos últimos cinco anos, fazem parte do pedido de informações da vereadora Amália Tortato (Novo) à Secretaria Municipal de Maio Ambiente (062.01011.2023).

Estações-tubo sem acessibilidade em Curitiba*

Marcos Vieira (PDT) protocolou na CMC um pedido de informações à Urbanização de Curitiba (Urbs) solicitando esclarecimentos sobre a acessibilidade nas estações-tubo do transporte público coletivo de Curitiba. O vereador alega que pelo menos 17 estações-tubo do município não possuem acessibilidade, nem por meio de rampa, tampouco por elevador (062.01012.2023).

Implantação de grama sintética em cancha de areia, no bairro Fazendinha *

Requerimento do vereador Salles do Fazendinha (DC) faz questionamentos à Prefeitura de Curitiba. Ele quer saber sobre a existência de estudos para a implantação de grama sintética no parque Peladeiro Santa Amélia, no bairro Fazendinha. O pedido de informações tem por base questionamentos da comunidade (062.01010.2023).

Fazenda Urbana e prevenção contra enchentes*

Dois requerimentos do vereador Professor Euler (MDB) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba: o primeiro solicita informações sobre os cursos e oficinas oferecidos pela Fazenda Urbana do Cajuru (062.01013.2023); enquanto o segundo pede esclarecimentos sobre os bairros beneficiados com obras preventivas e emergenciais através do Programa Curitiba Contra as Cheias (062.01014.2023).

Terreno no Guabirotuba*

Requerimento protocolado na CMC faz questionamentos à Prefeitura de Curitiba. Nele, o vereador Nori Seto (PP) solicita informações quanto à previsão para ocupação e utilização do terreno público na rua José Ritymayer, bairro Guabirotuba (062.01017.2023).

Obras na Linha Verde*

Indiara Barbosa (Novo) solicita informações à Prefeitura sobre o cronograma físico-financeiro atualizado das obras da Linha Verde, especificamente no trecho da avenida Affonso Penna, correspondente aos lotes 2.1 e 2.2 (062.01016.2023).

Atletas de Curitiba são destaques nos Jogos Paradesportivos do Paraná*

O vereador Pier Petruzziello (PP) registrou a participação de 330 paratletas curitibanos no 11º Parajaps - edição 2023. Neste ano, mais de 2 mil atletas, de 49 municípios paranaenses, estiveram reunidos em Foz do Iguaçu, no período de 19 a 22 de novembro. A delegação curitibana teve e coordenação da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), chefiada por Carlos Pijak.

Movimento Mulheres Progressistas*

A realização de evento do Partido Progressista do Paraná, na última segunda-feira (27), em Curitiba, foi registrada pelo vereador Pier Petruzziello (PP). Na ocasião, o partido filiou mais de 430 mulheres. Organizado pelo Movimento Mulheres Progressistas, o evento marcou o lançamento da nova campanha do Movimento: “O Futuro Chegou”, e contou com a participação da presidente do Movimento, secretária municipal de Paranaguá, Christiane Yared; da presidente estadual da legenda, deputada Maria Victoria; da ex-governadora Cida Borghetti; dos vereadores de Curitiba Nori Seto e Oscalino do Povo; do tesoureiro-nacional do PP, Ricardo Barros; e de diversas lideranças estaduais.

Registro da sessão*

Foi registrada a presença em plenário, pelo vereador Ezequias Barros (PMB), do Pastor Junei Silva. O parlamentar também registrou visita realizada ao Unilehu, organização que tem como proposito promover a inclusão de pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social ao mercado de trabalho. Estiveram presentes o vereador Pier Petruzziello (PP), bem como as assessorias dos vereadores Herivelto Oliveira (Cidadania) e Rodrigo Braga Reis (União).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques