Notas da CMC: 9 temas que repercutiram em Curitiba neste 12 de dezembro

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 12/12/2023 18h30, última modificação 13/12/2023 09h37
Convênio com a Aifu, binário no Ahú, incentivo ao esporte, Guarda Mirim e mais assuntos debatidos na Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 9 temas que repercutiram em Curitiba neste 12 de dezembro

Notas da sessão plenária da CMC do dia 12 de dezembro de 2023. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária.

“Convênio entre Aifu e Prefeitura está vencido”, diz Leprevost*

Pronunciamento de Alexandre Leprevost (Solidariedade) questionou o convênio da Prefeitura de Curitiba com a Ações Integradas de Fiscalização Urbana (Aifu). "Recebemos em nosso mandato a denúncia de que esse convênio se encontra vencido desde setembro de 2021”, disse. “Se isso realmente é verdade, as operações não poderiam estar ocorrendo”, complementou. O vereador também protocolou um pedido de informações oficiais em que questiona a validade dos termos de cooperação para que o Município possa atuar em conjunto com a Aifu, bem como o prazo de vigência do convênio (062.01072.2023). “Fiz questão de mandar oficio à Prefeitura para que providências sejam tomadas e que esta ação sem legitimidade não continue atuando, principalmente quando se trata de abusos contra empresários e comerciantes da nossa cidade”, completou Leprevost.

Novo binário no bairro Ahú, em Curitiba*

Herivelto Oliveira (Cidadania) ocupou a tribuna da CMC, nesta terça-feira (12), para registrar a conclusão das obras do novo binário das ruas Alberto Folloni e Eurípedes Garcez do Nascimento, que vai ligar os bairros Ahú, Juvevê e Centro Cívico. “As obras deste binário começaram em abril de 2020, durante a pandemia. Várias discussões ocorreram, envolvendo moradores da região e a Secretária de Obras do Município”, informou o parlamentar. De acordo ele, a insegurança pelas alterações propostas e a retirada de vagas de estacionamento estavam entre as principais queixas registradas. “Hoje, as obras estão sendo entregues e as vagas de estacionamento estão sendo devolvidas. As reivindicações foram atendidas e as correções foram feitas trazendo melhores condições de trafegabilidade para moradores e frequentadores do comércio”, agradeceu.

Incentivo ao esporte e Guarda Municipal Mirim*

João da 5 Irmãos (União) destacou em plenário trabalhos sociais e competições esportivas desenvolvidas com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte. "Vários projetos que fazem a diferença na vida de crianças e adolescentes da nossa cidade”, elogiou. O projeto da Guarda Municipal Mirim, que em 2024 completa 20 anos, também ganhou destaque durante a fala do vereador. “Temos aproximadamente 20 escolas que participam desse importante projeto da nossa Guarda Municipal. Os ensinamentos, como a cultura da paz e o voluntariado, são difundidos junto às nossas crianças”, registrou. O programa atende crianças e adolescentes de 10 a 15 anos de idade, matriculados em escolas da rede municipal de ensino, e as atividades são orientadas por guardas municipais voluntários.

Projeto para melhorias em travessa de Santa Felicidade*

Requerimento do vereador Mauro Ignácio (União) questiona à Prefeitura de Curitiba se a travessa da rua Padre José Martini, no bairro de Santa Felicidade, é pública e se existem algum projeto para regularizar aquela área, entre outras perguntas (062.01068.2023).

Vereador questiona serviços prestados à população de Curitiba*

Dois requerimentos de Professor Euler (MDB) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro solicita informações sobre os padrões de qualidade adotados pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) para garantir a segurança e a eficácia dos serviços prestados à população (062.01069.2023); enquanto o segundo pede o detalhamento das ruas de Curitiba que possuem semáforos adaptados com dispositivos sonoros e mecanismo em braile, voltados às pessoas com deficiência visual (062.01070.2023).

Implementação de asfalto no Boqueirão*

Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, o vereador Tito Zeglin (PDT) pergunta sobre o cronograma atualizado das obras de implementação de asfalto na rua Willian Booth, no bairro Boqueirão (062.01071.2023).

Serviço de saúde popular e Plano Municipal do Livro*

Requerimentos do vereador Nori Seto (PP) pedem informações à Prefeitura de Curitiba sobre a regulamentação das associações ou organizações que disponibilizam o agendamento de consultas e exames médicos por valores reduzidos, sem a cobrança de mensalidade ou taxa de adesão (062.01073.2023); e sobre a implementação das linhas de ação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, criado pela lei 15.000/2016 (062.01074.2023).

Taxistas visitam a Câmara de Curitiba*

O vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) registrou a presença em plenário do presidente presidente da Radiotáxi Faixa Vermelha, Edegard Borges de Oliveira, e do presidente do Sinditaxi-PR, Djalma Rodrigues.

Registro da sessão*

O vereador Tito Zeglin (PDT) registrou a presença em plenário do conselheiro Mauricio Requião de Mello e Silva, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques