Nos Bairros: Pedida, mais uma vez, limpeza em rio e córrego da região norte

por Assessoria Comunicação publicado 17/10/2013 11h45, última modificação 20/09/2021 10h46

A limpeza do leito do rio Belém e de seu afluente, o córrego Bacacheri Mirim foi solicitada, mais uma vez, na Câmara Municipal de Curitiba pelo vereador Jairo Marcelino (PSD). O quarto secretário da Casa encaminhou os requerimentos 044.13916.2013 e 044.13917.2013 para a Regional do Boa Vista mostrando a necessidade da urgência do serviço.

“Falamos em nome de moradores e comerciantes das ruas Lívio Moreira, no bairro São Lourenço e Leonardo Krasinski, no Boa Vista e suas imediações, prejudicados com esses problemas, enfrentados há muitos anos”, destacou o vereador. “No ano passado encaminhamos o requerimento 044.08294.2012 com a mesma reivindicação, que, segundo, verificamos ainda está em tramitação na Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP). O Rio Belém é o único com nascente e foz dentro dos limites de 37 bairros de norte a sul da cidade e está contaminado na maioria dos trechos, seja pela poluição do esgotamento sanitário, pelos resíduos sólidos depositados em seu leito ou pelas ocupações desordenadas e irregulares”, complementou a informação.

Problemas antigos

Na primeira situação, moradores e comerciantes da rua Lívio Moreira estão sujeitos às questões de saúde pública, roubos ou assaltos por causa da altura da vegetação que encobre as margens do rio. “Ali é possível um delinquente se esconder e esperar pelo momento propício de uma abordagem”, alegam. Vale dizer, ainda, que o problema acontece bem próximo da nascente do rio, no bairro Cachoeira, onde está o Parque Municipal Nascentes do Belém, na rua Rolando Salin Zappa Mansur.

Em relação ao afluente Bacacheri Mirim, a erosão está destruindo rua e calçadas, criando perigo para quem mora ou passa pelo local. Há trechos em que o desmoronamento atinge o asfalto e obriga veículos e pedestres a passar numa estreita faixa de terreno. A rua Leonardo Krasinski fica bem em frente ao afluente. “O problema de hoje é resultado de obras deficientes de gestões passadas, que optaram pela retirada da vegetação ribeirinha que fazia a ação de contenção natural.

Há pouco tempo, em alguns trechos foi construído um muro de contenção; porém, grande parte do córrego está a céu aberto e cheio de lixo. Somente a construção de galerias para escoamento da água é que resolveria definitivamente o problema dos moradores, a partir da rua dos Alfeneiros até o final”, pediu Jairo Marcelino.