Nos Bairros: Jairo Marcelino requer obras de mobilidade

por Assessoria Comunicação publicado 28/05/2013 16h20, última modificação 16/09/2021 08h50

Em requerimentos encaminhados aos setores de trânsito de Curitiba, o quarto secretário da Câmara Municipal, Jairo Marcelino (PSD), pede atendimento para reivindicações pontuais no centro e bairros. A sincronização dos semáforos da avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico é o primeiro dos requerimentos, solicitando estudos que viabilizem por meio deste sistema a fluidez do tráfego, especialmente nos horários de pico.

Instalação de semáforo para pedestres no cruzamento das ruas prefeito João Moreira Garcez e Tobias de Macedo, também no centro da cidade é outro pedido. O vereador acata reivindicação feita por aqueles que diariamente utilizam este trajeto. A manutenção de sinalização horizontal e vertical em toda extensão da rua Holanda, entre os bairros Bacacheri e Boa Vista também está na relação de requerimentos encaminhados pelo gabinete parlamentar de Jairo Marcelino.

Para o Cabral, o vereador pede outros estudos de mobilidade urbana que permitam fluidez no cruzamento da rua Alfredo Gulin e avenida Paraná com rua dos Funcionários próximo ao Terminal de Transporte Coletivo. Conforme apurou, são mais de treze protocolos feitos na Prefeitura desde 2010, ainda sem acatamento que solucione o problema.

Há ainda, na região do Hauer e Alto Boqueirão, a necessidade de implantação de semáforo na esquina da rua Paulo Setúbal com Hipólito da Costa, “da mesma forma para disciplinar o trânsito”.

LDO 2014

“A questão da mobilidade urbana com execução mais ágil para obras de infraestrutura viária e ações conjuntas entre municípios da região metropolitana, ainda é o assunto mais debatido nas consultas públicas que antecedem as peças orçamentárias”, ressalta Jairo Marcelino, que semanalmente atende grande demanda de pedidos para descongestionar o trânsito.

“Reconhecemos que a secretaria de Trânsito está trabalhando com algumas medidas estratégicas para melhorar a circulação das vias, como intensificação da fiscalização, programas de educação para o trânsito, além de algumas soluções de engenharia, medidas de reprogramação semafórica, melhoria no sistema viário e controle de estacionamento para facilitar a fluidez. Contudo, o aumento diário da frota de veículos da capital e região metropolitana está no descompasso à adoção das medidas gerando essa série de transtornos”, avalia o parlamentar. Ele sugere que a administração municipal amplie as equipes de trabalho para vencer o percentual das reivindicações apresentadas.