Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 30/11/2009 19h35, última modificação 28/06/2021 10h24
Cohab
A Cohab-CT, representada pelo presidente, Mounir Chaowiche, esteve na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (30), para apresentar aos parlamentares dados sobre o PAC da Habitação em Curitiba.

Técnicos
Além de Chaowiche, acompanharam a apresentação João Elias de Oliveira, diretor administrativo e financeiro; Mariángeles Garcías Marrero, engenheira civil do setor de obras da Cohab; Marco Aurélio Becker e Valter Ribeiro, ambos coordenadores de programas especiais da companhia.

Lideranças (com foto)
Lideranças comunitárias de diversos bairros incluídos no programa de regularizações também estavam presentes em plenário, assim como gerentes da Caixa Econômica Federal, o deputado federal Ricardo Barros (PP) e o vereador de Barra do Turvo, José Amorim (DEM).

Acompanhamento
O grupo da Câmara de Curitiba que faz o acompanhamento das obras do PAC  foi destacado pelo vereador Pedro Paulo (PT), que opinou que a política habitacional  não pode depender da gestão, mas, sim, ser tratada como compromisso de todos os governos. O vereador ainda considerou que os atrasos das obras agravaram a situação de algumas famílias.

Déficit
Também integrante do grupo, o vereador Tico Kuzma (PSB) comentou sobre visitas recentes nas áreas em que a Cohab está realizando ou pretende realizar obras. O vereador Omar Sabbag Filho (PSDB), igualmente integrante, externou sua preocupação com o déficit habitacional no Brasil e afirmou participar de congressos pelo País que discutem o tema.

Burocracia
Os problemas da burocracia pública, desde o financiamento até a construção, foram abordados por Julieta Reis (DEM). Além disso, a vereadora considerou que a Caixa Econômica Federal, responsável pelos financiamentos, é muito exigente, tendo em vista se tratar de dinheiro público.

Investimentos
De acordo com Gueber Loux, gerente regional de habitação da Caixa, os investimentos de Curitiba previstos para o ano que vem na habitação, cerca de 1,7% do orçamento, estão bem acima da média dos demais municípios. Também falou que o índice de inadimplência, que já foi de 18%, hoje não chega a 2%.

Reforma
A possibilidade de reforma e ampliação das moradias da Cohab foi questionada por Caíque Ferrante (PRP). As famílias, segundo o presidente da companhia, Mounir Chaowiche, muitas vezes preferem trocar casas irregulares de 150 metros por uma de 50, porém regularizada e com possibilidade de ampliação posteriormente.

Participação
A vereadora Mara Lima (PDSB) sugeriu maior participação da comunidade nos projetos das casas, assim como questionou o processo de venda irregular de moradias.

Referência
De acordo com o líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB), a Cohab de Curitiba é referência nacional. Para ele, os beneficiados não são apenas os moradores, mas toda a população de Curitiba e região metropolitana, que ganha tranquilidade e infraestrutura.