Nesta quarta, Tribuna Livre debate Setembro Amarelo e Rede de Atenção Psicossocial

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 02/09/2025 18h35, última modificação 03/09/2025 08h46
Mesa Executiva convidou a coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura de Curitiba, Luciana Sydor, para a Tribuna Livre da CMC.
Nesta quarta, Tribuna Livre debate Setembro Amarelo e Rede de Atenção Psicossocial

A Tribuna Livre é transmitida ao vivo pelo canal da CMC no YouTube. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (3), a partir das 9h, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na Tribuna Livre, a coordenadora de saúde mental da Prefeitura de Curitiba, Luciana Maísa da Silva Sydor. Ela abordará o tema “Setembro Amarelo e a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Curitiba”, destacando ações de prevenção ao suicídio e a estrutura da rede municipal voltada à saúde mental. O convite foi feito pela Comissão Executiva da CMC, presidida pelo vereador Tico Kuzma (PSD), com apoio do 1º secretário Bruno Rossi (PDT) e da 2ª secretária Indiara Barbosa (Novo).

A participação de Luciana Sydor na Tribuna Livre da CMC busca conscientizar a população sobre a importância da vida e o combate ao suicídio, tema ainda marcado por tabus. A convidada explicará como identificar sinais de risco, a relevância da escuta ativa e da empatia, e a necessidade de encaminhamento a profissionais especializados. Ela também vai apresentar o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba na Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

Em Curitiba, a Raps é composta por nove distritos sanitários, 109 unidades de saúde, 29 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), além de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) voltados tanto a transtornos mentais severos como ao atendimento de pessoas com dependência de álcool e outras drogas. A rede inclui ainda ambulatórios de saúde mental, hospitais, serviços residenciais terapêuticos e iniciativas culturais, como o grupo LoUcos pOr TeAtro, que utiliza a arte como instrumento de educação em saúde.

A Tribuna Livre é um espaço democrático que integra a ordem do dia das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Curitiba. Pode ser requerida por vereadores para que representantes da sociedade civil apresentem temas de interesse público. O instrumento não pode ser utilizado para fins político-partidários ou eleitorais. Interessados em propor temas devem entrar em contato com um dos vereadores da Casa para formalizar o pedido.