Nesta quarta-feira, Tribuna Livre debate privatização dos Correios

por Assessoria Comunicação publicado 07/10/2019 12h55, última modificação 11/11/2021 06h48

A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na sessão plenária desta quarta-feira (9), o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios no Estado do Paraná (SINTCOM-PR), Marcos Rogério Inocêncio. Por proposição da vereadora Professora Josete (PT), ele vai discutir a manutenção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (076.00045.2019). Sujeita ao aval do Congresso, a privatização da estatal foi anunciada pelo governo federal em agosto passado.

“Os Correios estão presentes há mais de 350 anos na vida dos brasileiros, atuando nos 5.570 municípios cujas realidades econômicas, culturais e sociais são as mais diversas. Como empresa pública, exerce importante papel na regulação do setor logístico, em especial, no de distribuição de encomendas”, defende Josete. “Não possuem monopólio neste setor, mas é responsável pela entrega de 90% do comércio eletrônico brasileiro, por ser o único a chegar onde a iniciativa privada não considera lucrativa, pela distância ou dificuldade de acesso.”

“O monopólio postal abrange apenas o segmento de cartas, de reduzido interesse para a iniciativa privada, mas de suma importância para a integração de localidades”, acrescenta a vereadora. Ainda de acordo com ela, “na prática, sua privatização representa o risco concreto de fechamento de agências em 5.246 municípios de todo o país, especialmente, nas localidades que mais delas dependem para receber remédios, hemoderivados e livros didáticos, emissão de CPF, e outros serviços não atrativos para a iniciativa privada”.

A CMC aprovou, em junho passado, moções de apoio e solidariedade à manutenção dos Correios como empresa pública e da unidade ao lado do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na praça Santos Andrade (leia mais). Os requerimentos foram propostos pelo vereador Bruno Pessuti (PSD). Há dois anos, a convite de Jairo Marcelino (PSD), a situação da estatal foi discutida em uma Tribuna Livre (relembre).

Tribuna Livre
Espaço democrático de debates, a Tribuna Livre é prevista no Regimento Interno da CMC. A atividade ocorre às quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente, após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que seja aprovada a inversão da pauta.

As discussões são sugeridas pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou instituição para falar sobre o tema escolhido. A atividade poderá ser acompanhada em tempo real, pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook ou no Twitter.