Na Tribuna Livre, presidente da ACP discute impactos da pandemia

por Fernanda Foggiato — publicado 05/04/2021 15h31, última modificação 05/04/2021 15h31
Proposto pelo presidente da CMC, Tico Kuzma, debate será na sessão desta quarta-feira, após a votação dos projetos de lei e demais proposições.
Na Tribuna Livre, presidente da ACP discute impactos da pandemia

Impactos da pandemia são mote da Tribuna Livre. Na imagem, comércio fechado durante bandeira vermelha. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na Tribuna Livre desta quarta-feira (7), o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Camilo Turmina. A convite do presidente do Legislativo, Tico Kuzma (Pros), ele vai falar sobre os impactos da pandemia sobre os comércios da capital e sugerir medidas de enfrentamento à Covid-19 (076.00011.2021).

Em ofício à Casa, encaminhado no dia 24 de março, a ACP propôs “a discussão conjunta, com o poder público, de alternativas para que saúde e economia andem juntas”. Assinado por Turmina, o documento sugere, por exemplo, o escalonamento das atividades, sem a restrição do que é ou não essencial. Outra ideia é a antecipação de feriados.

Após 23 dias sob a vigência da bandeira vermelha, a capital retomou, nesta segunda-feira (5), as regras da bandeira laranja. Para a Prefeitura de Curitiba, as medidas mais restritivas ao comércio e à circulação de pessoas surtiram efeito e permitiram a diminuição, de alto risco para moderado, do nível de alerta ao novo coronavírus.

Realizada nas sessões de quartas-feiras, após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a Tribuna Livre é um espaço democrático de debates previsto no Regimento Interno da Câmara de Curitiba. O orador é indicado pelo vereador que propõe a atividade, em requerimento à Mesa Diretora, vedada a participação de representante de partidos políticos, candidato a cargo eletivo e integrante de chapa aprovada em convenção partidária.

As sessões plenárias têm transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter.