Na terça, plenário vota cabides solidários em bancas de revistas

por Assessoria Comunicação publicado 19/06/2019 17h55, última modificação 08/11/2021 09h10

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vota em primeiro turno, na sessão plenária de terça-feira (25), projeto do Professor Euler (PSD) que regulamenta a colocação dos chamados “cabides solidários” em bancas de revistas. A proposta é que os permissionários possam facultar a colocação destes itens, para que as pessoas pendurem roupas para doação (005.00168.2018).

“Com isso, outras pessoas que precisam desses itens doados, e não têm condições financeiras para adquiri-los, podem pegá-los gratuitamente nesses cabides. Essa é uma forma muito simples e altruísta de estimular o intercâmbio de roupas e cobertores, especialmente com aqueles que mais precisam”, defende o vereador.

O projeto estabelece que os cabides terão uma placa de identificação com sua finalidade e que eles não podem atrapalhar a circulação dos pedestres. De acordo com o autor, trata-se de uma prática muito difundida pelo mundo, e que pode ser encontrada isoladamente em Curitiba, como na praça Santos Andrade, mas como não há regulamentação, pode haver uma interpretação da Urbs de que se trata de algo ilegal – motivo pelo qual Euler propôs a regulamentação do “cabide solidário”.

Também na pauta, para análise em primeiro turno, proposição para instituir no calendário oficial de eventos a Semana de Incentivo à Prática do Yoga (005.00172.2018). A iniciativa, de autoria de diversos vereadores, estabelece que a semana deverá compreender o dia 21 de junho, quando se celebra o Dia Internacional do Yoga. A atividade busca divulgar a prática como forma de desenvolvimento e de equilíbrio, pela qual se promove a saúde mental e física.

A Câmara avalia ainda a concessão do Título de Cidadão Honorário de Curitiba a José Elizeu Chociai (006.00007.2019), proposta por Mauro Bobato (Pode). Nascido em Ivaí (PR), é casado e pai de dois filhos. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi secretário municipal nas gestões dos prefeitos Jocelito Canto e de Pedro Wosgrau Filho, em Ponta Grossa, cidade onde é auditor fiscal concursado da prefeitura.

Em 2016, foi candidato a vice-prefeito de Ponta Grossa, ao lado de Aliel Machado (Rede), quando chegaram a ir para o segundo turno. Em 2018, Chociai liderou o apoio do Podemos à candidatura de Ratinho Junior ao governo do Estado. Segundo Bobato, aliado político com formação técnica e experiência em gestão pública, Elizeu Chociai foi convidado pelo governador para ocupar o cargo de Diretor de Administração e Finanças do Paranacidade. Segundo o vereador, ocupando este cargo, o homenageado pode “ampliar sua relação com Curitiba e os outros municípios paranaenses, haja visto que o Paranacidade tem grande atuação na viabilização de convênios e financiamento de obras de desenvolvimento urbano”, justifica o autor.

Ainda em primeiro turno, constam na pauta as declarações de utilidade pública à Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Professor Brasílio Vicente de Castro (014.00070.2017), por indicação de Professor Silberto (MDB) e à Associação Tempo de Milagres (014.00014.2019), por Noemia Rocha (MDB); além de operação imobiliária proposta pela Prefeitura Municipal, para doar à Cohab-CT um terreno no Alto Boqueirão, de 1.164 m², avaliado em R$ 725 mil (005.00066.2019). A justificativa é o reassentamento de famílias naquela região, pelo Programa Habitacional Moro Aqui.

Serão também analisados, em segunda votação, os quatro projetos de lei votados na véspera (veja aqui). Na quarta-feira (26), os vereadores precisam confirmar as proposições avaliadas na terça.

Confira aqui a ordem do dia de segunda, terça e quarta-feira.