CMC entrega Cidadania Honorária a Fernando Francischini

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 08/12/2023 11h40, última modificação 11/12/2023 07h52
Solenidade em homenagem aos 25 anos da Renault Brasil será na segunda-feira, 11 de dezembro.
CMC entrega Cidadania Honorária a Fernando Francischini

As sessões solenes da CMC são realizadas no Palácio Rio Branco, sede do Legislativo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Cidadania Honorária da capital ao delegado da Polícia Federal e ex-deputado federal Fernando Francischini será entregue pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na próxima terça-feira (12). Esta é a maior honraria que o Legislativo concede a pessoas nascidas fora da capital do Paraná. A homenagem será realizada no Palácio Rio Branco, às 19h30, com transmissão pelas redes sociais do Legislativo. 

Nascido em Londrina, no Norte do Paraná, em 1970, o homenageado mora em Curitiba desde os 8 anos de idade. Ele foi deputado federal, deputado estadual e é marido da ex-vereadora Flávia Francischini (União), eleita para a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). A iniciativa é do vereador Rodrigo Reis (União), propositor da indicação à honraria, aprovada em novembro. O requerimento que agendou a solenidade foi acatado pelo plenário no último dia 06 (061.00080.2023). 

Fernando Francischini foi o primeiro colocado nacional nos cursos de formação de agente e também de delegado de Polícia Federal, em Brasília (DF). É formado em Direito, com especialização em Repressão ao Tráfico de Drogas e Combate à Lavagem de Dinheiro. Como policial federal, foi responsável pela prisão dos megatraficantes Juan Carlos Ramírez Abadía e Fernandinho Beira-Mar e, ainda, do contrabandista Law Kin Chong”, complementa a justificativa da indicação que deu origem à homenagem (115.00005.2023). 

Durante a votação do título, Rodrigo Reis destacou a trajetória de Francischini nas polícias Militar e Federal, sua passagem pela Interpol e a atuação no Congresso, por dois mandatos, “lutando diretamente contra a corrupção em Brasília”. “Em 2018, foi eleito o deputado estadual mais votado da história do Paraná, com quase meio milhão de votos”, frisou. “Francischini foi o primeiro deputado censurado e perseguido por ter opinião firme, mesmo utilizando a imunidade parlamentar para fazer denúncias”, acrescentou o vereador.

A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento de Curitiba, nos termos da lei complementar 109/2018. O decreto legislativo 11/2023 que oficializa a homenagem ao ex-deputado federal foi promulgado pelo presidente do Legislativo, Marcelo Fachinello (Pode) em 27 de novembro. 

25 anos da Renault Brasil serão homenageados na segunda-feira

Por iniciativa de Professor Euler (MDB), a Câmara de Curitiba promove uma sessão solene nesta segunda-feira (11), às 19h30, para homenagear a Renault Brasil pelos 25 anos de construção da fábrica, localizada na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O requerimento que agendou a solenidade (061.00052.2023) foi aprovado pela CMC no dia 29 de outubro. O evento também será realizado no Palácio Rio Branco e transmitido pelas redes sociais.

Na quinta-feira, vereadores entregam Votos de Congratulações e Aplausos

O prédio histórico da CMC também vai receber duas solenidades na próxima quinta-feira (14). Às 14h e às 19h30, respectivamente, os vereadores Jornalista Márcio Barros (PSD) e Leonidas Dias (Solidariedade) promovem sessões solenes para a entrega de diversos Votos de Congratulações e Aplausos aprovados pelo Legislativo (061.00074.2023 e 061.00081.2023).

Quando as sessões solenes acontecem na Câmara de Curitiba?

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 09/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

A
s solenidades da CMC são transmitidas pelas redes sociais: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2023.