Na segunda, alunos tomam posse na Câmara Universitária

por Assessoria Comunicação publicado 24/05/2019 15h50, última modificação 05/11/2021 11h22

Nesta segunda-feira (27), os alunos que integram o projeto de extensão Câmara Municipal Universitária (CMU) tomam posse em evento que será realizado às 14h no Legislativo Municipal, no Palácio Rio Branco. “O objetivo do projeto é proporcionar aos estudantes dos mais variados cursos a oportunidade de atuar como vereador da cidade de Curitiba, por duas semanas, simulando todo o processo legislativo municipal”, diz a comissão organizadora da CMU, composta por Lucas Nekel da Silva, Ana Karoline França, Camila de Moraes Gonda, Gabriel Souza Ramos Borges, Gustavo Salles Ferreira, Newton Grein Guimarães, Raphael de Souza e Silva, Renan Renerde e Vitor Miranda Capacle.

Os escolhidos para participar da CMU passaram por uma seleção de três fases: a participação no treinamento que ocorreu em 2 de maio; a apresentação de uma minuta de projeto de lei; e um teste, ocorrido no dia 6 de maio, às 19h, no auditório da CMC sobre dois capítulos do livro “Poucos, muitos, todos: lições de história da democracia”, de Pietro Costa, publicado pela Editora da UFPR.

No dia 28, às 14h, haverá indicação de líderes dos partidos, blocos, governo e oposição, bem como eleição da mesa e do prefeito, além de treinamento prático. No dia 29, serão eleitos e nomeados os alunos que comporão a Comissão de Legalidade, além de indicação dos membros das sessões permanentes. No dia 30, eleição e nomeação dos relatores das Comissões Permanentes e, no dia 31, haverá a elaboração dos pareceres relativos aos projetos apresentados pelos alunos. As atividades se encerrarão no dia 7 de junho, com sessão plenária das 14h às 17h.

Os alunos formularam um regimento interno e um regulamento geral da Câmara Municipal Universitária 2019. São objetivos do CMU, de acordo com o regulamento, “oferecer aos universitários o conhecimento e a vivência das atividades políticas da Câmara Municipal de Curitiba; estreitar a relação entre o Poder Legislativo Municipal e a Sociedade; e simular todo o processo legislativo municipal”.

Dentre as regras estipuladas no regulamento, está a vedação de “portar, exibir ou ostentar, a qualquer tempo, nas dependências do Poder legislativo ou em suas imediações, quaisquer faixas, cartazes, roupas, papéis ou adereços que remetam a personalidade política, viva ou morta, partido político, ideologia política ou qualquer espécie de protesto, especialmente contra o Poder legislativo”.