Na quarta, CMC empossa nova coordenação da Procuradoria da Mulher

por José Lázaro Jr. — publicado 26/02/2021 16h45, última modificação 01/03/2021 12h45
Maria Leticia, do PV, assume a Procuradoria da Mulher até 2022. Carol Dartora (PT) e Noemia Rocha (MDB) serão procuradoras adjuntas.
Na quarta, CMC empossa nova coordenação da Procuradoria da Mulher

Maria Leticia Fagundes propôs a Procuradoria da Mulher da CMC, projeto de resolução, para alterar o Regimento Interno, assinado pelos demais 37 vereadores. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

As vereadoras Maria Leticia (PV), Carol Dartora (PT) e Noemia Rocha (MDB) assumem, na quarta-feira (3), a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A cerimônia de posse acontecerá durante a sessão plenária, por volta das 10 horas, logo após a Ordem do Dia, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da CMC (YouTube, Facebook e Twitter). Maria Leticia coordenará a Procuradoria da Mulher pelo próximo biênio, até 2022, com as outras parlamentares a auxiliando na função de procuradoras adjuntas (leia mais).

A Procuradoria da Mulher foi criada em maio de 2019 na CMC (confira aqui), inserindo a Câmara de Curitiba neste movimento de casas legislativas de todo o país, que instalaram unidades semelhantes para amplificar a defesa dos direitos das mulheres. A primeira iniciativa deste tipo foi criada em 2009 pela Câmara dos Deputados, sendo replicada nos municípios de São Paulo e Porto Alegre, por exemplo. Na capital do Paraná, a iniciativa de inserir o órgão na estrutura do Legislativo foi da vereadora Maria Leticia, que agora assume o comando da Procuradoria da Mulher. Ela substitui a ex-vereadora Julieta Reis (DEM), que esteve no cargo na legislatura passada e não concorreu à reeleição.

Regimento Interno
Conforme o Regimento, a Procuradoria da Mulher é independente, portanto não vinculada a nenhum outro órgão da CMC, sendo que a procuradora da mulher e as duas procuradoras-adjuntas devem ser vereadoras ou, na eventual indisponibilidade dessas, servidoras da Casa. O mandato é de dois anos e as titulares são indicadas pelo presidente do Legislativo, no início de cada gestão da Mesa Diretora.