Na próxima quarta, Comissão da Copa visita a Arena da Baixada

por Assessoria Comunicação publicado 06/06/2014 12h25, última modificação 24/09/2021 08h31

A Comissão Especial da Copa 2014 fará uma vistoria no estádio Joaquim Américo, na próxima quarta-feira (11) às 14h30. Conhecido como Arena da Baixada, o local será palco dos quatro jogos da primeira fase do Mundial em Curitiba. A decisão foi tomada no último dia 4, por sugestão do presidente do colegiado, Paulo Rink (PPS).

O primeiro jogo na Arena será no dia 16 de junho, entre Irã e Nigéria. O objetivo da visita é verificar se as obras do estádio estão 100% concluídas e se o entorno apresentada as condições de acessibilidade necessárias. “Vamos averiguar as obras na Praça Afonso Botelho, calçadas e sinalização, bem como toda a estrutura para a imprensa”, explicou o vereador.

Além de Paulo Rink, a Comissão da Copa também é formada pelos vereadores Cristiano Santos (PV), Jorge Bernardi (PDT), Mauro Ignacio (PSB), Professor Galdino (PSDB), Pedro Paulo (PT), Pier Petruzziello (PTB), Tiago Gevert (PSC) e Valdemir Soares (PRB). A vistoria será na quarta, a partir de 14h30.

Novos cargos no serviço público municipal
O projeto de lei que cria duas novas carreiras no serviço público municipal será analisado, na terça-feira (10), pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. De iniciativa da Prefeitura de Curitiba, a matéria (055.00088.2014) institui os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias.

Ambas as carreiras terão jornada semanal de 40 horas e estão restritas a pessoas com, no mínimo, o ensino fundamental completo. A proposição também já estipula o número de vagas que serão abertas futuramente para preencher os cargos: 1.000 para agentes de saúde e 200 para o combate às endemias. A remuneração inicial das duas seria R$ 1.100, o piso do serviço público em Curitiba.

Outros seis projetos serão apreciados na reunião do colegiado, confirmada para terça, às 14h, na Sala 1 das Comissões (subsolo do Palácio Rio Branco). Presidida por Serginho do Posto (PSDB), a Comissão de Economia também tem Aladim Luciano (PV), Bruno Pessuti (PSC), Mauro Ignacio, Paulo Rink, Pedro Paulo, Sabino Picolo (DEM), Tito Zeglin (PDT) e Valdemir Soares.

Segurança bancária
A Comissão de Urbanismo e Obras Públicas analisa, na quarta-feira, pareceres a 12 projetos em tramitação. Um deles é a proposta que institui o Estatuto Municipal de Segurança Bancária, de autoria do presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni (PV)  (005.00423.2013).

O texto consolida regras já existentes, como as exigências que as instituições financeiras tenham porta giratória equipada com detector de metais, guarda-volumes com travamento por cartões ou senhas (excluindo uso de chaves, dado o risco de cópias ilegais), divisórias e biombos, sistema de monitoramento de imagens e vigilância armada, por exemplo.

A agenda do colegiado será na quarta, às 14h, também no subsolo do Palácio Rio Branco. A Comissão de Urbanismo tem Jonny Stica (PT) na presidência; além dos vereadores Bruno Pessuti, Felipe Braga Côrtes (PSDB), Helio Wirbiski (PPS) e Toninho da Farmácia (PP).

Outras comissões
A reunião semanal da Comissão de Legislação, Justiça e Redação para apreciação de projetos de lei em tramitação ocorre na terça, às 15h, na Sala 1 das Comissões. Já a agenda do colegiado de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte está confirmada para quarta, 8h30, na Sala 2. No mesmo dia e horário, no subsolo do Palácio Rio Branco, está prevista a reunião quinzenal da Comissão de Serviço Público.