Na Câmara, ACP defende horário comercial flexível em Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 06/12/2023 16h20, última modificação 06/12/2023 16h31
Associação Comercial do Paraná participou, nesta quarta-feira (6), da Tribuna Livre da Câmara de Curitiba.
Na Câmara, ACP defende horário comercial flexível em Curitiba

A convite de Tito Zeglin, Antonio Gilberto Deggerone participou da Tribuna Livre da Câmara. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na sessão plenária desta quarta-feira (6), o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Gilberto Deggerone. À frente da entidade no triênio 2023-2025, o empresário defendeu o diálogo com o poder público e citou como exemplo da interlocução com o Legislativo a lei que flexibilizou o horário do comércio na cidade, em vigor há um ano.

Fundada em 1890, por Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, a Associação Comercial do Paraná completou 133 anos de muita história, parceria e apoio aos comerciantes do nosso estado. A ACP atende sempre com ética e competência às necessidades de seus associados”, saudou o propositor da Tribuna Livre, o vereador Tito Zeglin (PDT), na introdução do debate. “A associação oferece soluções inteligentes para pequenas, médias e grandes empresas, de todos os setores.” 

Deggerone também ressaltou a importância histórica do Barão do Serro Azul, que foi vereador e presidiu a Câmara de Curitiba. “Para nós, o lado da pessoa, o lado humano, está em primeiro lugar, que foi aquilo que o Barão nos passou”, defendeu. “Parabéns a vocês [vereadores] que cuidam, a vocês que zelam”, elogiou ele, referindo-se à manutenção do Palácio Rio Branco, prédio histórico que é a sede do Poder Legislativo da capital. 

Para o presidente da ACP, “o associativismo é a solução para a nossa vida em tudo” e “nós do poder público, nós da iniciativa privada, precisamos andar sempre juntos, em busca de soluções”. Deggerone lembrou do trabalho feito pelas Câmaras Setoriais da ACP, que ele coordenava, e a Câmara Municipal, na gestão do ex-presidente Tico Kuzma (PSD). O objetivo, relatou, foi buscar soluções para a retomada econômica de Curitiba durante a pandemia da covid-19.

Segundo o presidente da entidade, uma das sugestões debatidas com os vereadores deu origem à lei municipal 16.085/2022, que hoje flexibiliza o horário do comércio de rua. “O nosso relacionamento com entidades e líderes governamentais é o melhor possível”, continuou. Em sua avaliação, o diálogo é sempre o melhor caminho. “Eu não pratico [e] não estimulo queda de braço”, garantiu. 

O foco das ações da ACP, explicou, são os pequenos e os médios associados. “Realmente facilitamos a vida, [estamos] sempre preocupados com o nosso associado, principalmente com o pequeno e o médio”, reforçou. Ele apresentou os principais produtos da entidade, que conta com mais de 30 mil associados. Deggerone ressaltou as palestras e encontros com “grandes nomes”. “Queremos receber os vereadores lá, sempre”, convidou.

Vereadores e ACP debatem a segurança no Centro de Curitiba

Ainda em sua apresentação, o presidente da ACP comentou a situação das pessoas em situação de rua. Na avaliação do convidado, “precisamos continuar buscando, com todos os meios possíveis, algo melhor para todos a nível de educação, de saúde e do trabalho”. 

O tema voltou à pauta durante o debate com os vereadores. Sabino Picolo (União), por exemplo, pediu que ele falasse mais sobre as ações para “ocupar o Centro da cidade, que está muito ruim”. “A ACP, com a Câmara dos Vereadores, com a Prefeitura, e muitas entidades estão unidas no Centro Vivo, para melhorar esse ambiente. Não é [uma solução] muito simples, é muito complexa, mas nós estamos andando lá com todo o vigor, com toda a força e todo o conhecimento”, respondeu Deggerone. 

O projeto Centro Vivo e a insegurança na região central de Curitiba foram assuntos retomados por Amália Tortato (Novo), Bruno Pessuti (Pode), Eder Borges (PP) e João da 5 Irmãos (União). “Uma luta antiga que nós temos aqui na cidade de Curitiba, na questão do Centro Vivo, é melhorar a iluminação na região da rua XV [de Novembro]”, indicou Pessuti. 

“Nós temos ainda uma esperança muito grande que essa flexibilização do horário do comércio possa trazer mais vida para o Centro. Mas nós temos percebido que os comerciantes ainda não aderiram muito a essa flexibilização”, pontuou Tortato. Ela e Indiara Barbosa (Novo) foram as autoras originais do projeto de lei, depois assinado por outros parlamentares. 

A iluminação, admitiu, “aumenta a segurança, aumenta a satisfação, as pessoas se sentem melhor”. “Conversamos já com alguns comerciantes e eles têm receio, infelizmente, não podemos esconder, que se eles esticarem o horário, terão problemas de segurança. Nós já nos manifestamos com o setor de segurança sobre isso. Então, vejam, é um componente que não dá para dispensar”, observou o orador da Tribuna Livre. Em resposta à vereadora Indiara Barbosa, ele falou, mais uma vez, sobre as vantagens do horário comercial ampliado. 

Os vereadores Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Herivelto Oliveira (Cidadania), Jornalista Márcio Barros (PSD), Nori Seto (PP), Rodrigo Reis (União), Serginho do Posto (União) e Tico Kuzma também participaram da Tribuna Livre, comentando outros temas com o convidado. A Tribuna Livre também foi acompanhada pelo segundo-vice-presidente da ACP, Antoninho Caron; o terceiro-vice-presidente, Ricardo Cansian; o vice-presidente Yuris Tomsons; a ex-vereadora e coordenadora do Conselho do Comércio Vivo, Marcia Schier; e conselheiros. 

O que é a Tribuna Livre da Câmara de Curitiba?

A Tribuna Livre é o canal de interlocução entre a sociedade e os vereadores de Curitiba. Os temas são de livre escolha, sugeridos pelos próprios parlamentares. As falas podem servir, por exemplo, para a prestação de contas e a apresentação de uma campanha de conscientização. 

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. Confira aqui os temas já debatidos no ano de 2023.  

  • Clique aqui e confira, no Flickr da CMC, o álbum de fotos da Tribuna Livre.