Mostra com obras de artistas com TEA fica na Câmara de Curitiba até dia 4 de maio

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 22/04/2025 16h35, última modificação 22/04/2025 16h46
Com entrada gratuita, mostra itinerante "A(u)rtistas – O Autismo por Artistas Autistas" faz parte das ações do Abril Azul.
Mostra com obras de artistas com TEA fica na Câmara de Curitiba até dia 4 de maio

Exposição "A(u)rtistas" começou nesta terça (22); acesso é gratuito e aberto ao público. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Como os artistas com o transtorno do espectro autista (TEA) enxergam o autismo? Essa é a proposta da exposição itinerante "A(u)rtistas – O Autismo por Artistas Autistas", que desembarcou, nesta terça-feira (22), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A mostra inédita, organizada pela Gibiteca de Curitiba, pode ser visitada até o dia 4 de maio.

Com entrada gratuita, a atividade faz parte das ações do Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo. A mostra está instalada na portaria do anexo 2 da CMC, com entrada pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto. As obras são assinadas por artistas de diferentes graus de suporte de TEA, de diversos estados brasileiros.

Desde o seu lançamento, no Abril Azul de 2022, a Câmara de Curitiba é o 15º lugar a receber a exposição. Presidente da Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência, o vereador Pier Petruzziello (PP) foi quem intermediou a ação. Nesta quarta, durante a sessão plenária, ele agradeceu ao presidente Tico Kuzma (PSD) e à Mesa Diretora por terem aberto as portas da instituição à mostra da Gibiteca de Curitiba. Autor de leis voltadas à temática, o parlamentar destaca o protagonismo da pessoa com TEA.

É uma exposição inédita dentro da proposta de ter artistas autistas falando do espectro autista, cada um falando de um viés diferente, cada um com um discurso dentro da sua obra. A gente tem quadrinistas, ilustradores, fotógrafos", explica o coordenador da Gibiteca de Curitiba e do Estúdio Riachuelo, o quadrinista Fulvio Pacheco. 

Pacheco conta que a mostra já passou por diferentes locais do país. “Ela foi até para o 'Seminário Internacional: Autismo e Educação Inclusiva', no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasíliae agora está aqui, na Câmara Municipal”, disse o quadrinista, que é um dos autores das obras da exposição e também dos livros “Relatos autistas” e “Relatos azuis”, sobre o TEA. “A exposição vai ficar aqui de hoje, 22 de abril, até o dia 4 de maio. Venham conferir!”, convidou.

Além da Gibiteca de Curitiba, a organização da mostra itinerante "A(u)rtistas – O Autismo por Artistas Autistas” reúne o núcleo paranaense da Associação Brasileira de Pessoas Autistas (Abraça), a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o Departamento da Pessoa com Deficiência da Prefeitura e a Secretaria Municipal de Comunicação Social. 

Serviço: Exposição "A(u)rtistas – O Autismo por Artistas Autistas"

📍 Local: Câmara Municipal de Curitiba – portaria do anexo 2
📅 Data: de 22 de abril a 4 de maio
⏰ Horário: das 8h às 18h
🎟 Entrada: gratuita