Moradores pedem ônibus para bairro

por Assessoria Comunicação publicado 24/09/2008 16h25, última modificação 22/06/2021 07h47

A Câmara de Curitiba está sendo intermediária da reivindicação de moradores do bairro Abranches para implantação de uma linha de ônibus que atenda a Rua Angelo Cunico, na ligação entre o bairro e a Barreirinha. Em expediente encaminhado à Urbs, empresa gerenciadora do transporte coletivo, são explicadas as razões do pedido protocolado na Casa.
A Rua Angelo Cunico está situada entre a Avenida Anita Garibaldi, Barreirinha, e Rua José Bajerski, no Abranches, bem próxima ao Parque da Barreirinha. Ao longo de sua extensão, foram construídos diversos conjuntos de residências e apartamentos, entre eles o Residencial Villagio Verdi. Há também alguns estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço, o que colaborou para aumentar o número de pessoas que necessita de acesso ao centro da cidade. Considerando que a via é composta de subidas e decidas acentuadas, agrava-se o problema de locomoção dos moradores para alcançar as vias transversais. Eles argumentam que é “necessário caminhar até um quilômetro para chegar ao ponto de ônibus mais próximo” e afirmam que a situação piora nos dias de chuva.
Somadas estas necessidades e para oferecer melhores condições de moradia, a Câmara solicita estudos de viabilidade para a Urbs implantar uma linha de ônibus que trafegue pela Rua Angelo Cunico.
Pavimentação
Além do transporte coletivo, moradores também reivindicam a colocação de pavimentação num trecho de apenas cem metros que não está beneficiado pelo antipó.
O poder público, que representa os anseios da população curitibana, também identificou outros locais com necessidade deste tipo de pavimentação. As ruas Augusto Basso, no bairro Pilarzinho, por exemplo; Guaporé, no Bairro Alto; Delegado Miguel Zacarias, Boa Vista, e Eugenio Flores, no Pilarzinho, entre a João Gava e Desembargador José Ribeiro Ribas.
No Boqueirão, a Rua das Carmelitas precisa de várias benfeitorias, como a revitalização do antipó em toda sua extensão, regularização na dimensão da rua, sinalização viária horizontal e vertical em alguns pontos e, em outros, semáforos duplos para veículos e pedestres, principalmente em cruzamentos como os da Rua Waldemar Loureiro de Campos e Bley Zornig. Antiga e famosa, com seus mais de cinco quilômetros, a Rua das Carmelitas representa um pouco da história do bairro, conhecida pela expansão das indústrias de malhas. Atualmente, possui inúmeros estabelecimentos de comércio e indústria, o que a transforma num eixo de trânsito permanente entre a região dos bairros Hauer, Carmo e Boqueirão, até o vizinho município de São José dos Pinhais.