Militar receberá homenagem na sexta

por Assessoria Comunicação publicado 26/09/2005 18h45, última modificação 01/06/2021 11h01
A Câmara Municipal entrega na próxima sexta-feira (30) o título de Cidadão Honorário de Curitiba para o major Benur Augusto Muniz. A cerimônia acontece no plenário do Palácio Rio Branco, às 20h, atendendo proposição do vereador Luis Felipe Braga Côrtes (PMDB).
O homenageado nasceu em Mafra, Santa Catarina, onde cursou o colegial, contabilidade e datilografia, tornando-se professor com apenas 15 anos de idade. Em 1938, incorporou-se ao 9º Regimento de Infantaria  como voluntário. Nesse mesmo ano, foi promovido a cabo e, em 1941, por conclusão do tempo de serviço, trabalhou na construtora de estrada de ferro do Sul do País.
Com o início da 2ª guerra mundial, apresentou-se voluntariamente ao Quartel General da 5ª Região Militar, em Curitiba. Foi membro da FEB e integrante do 5º Exército Americano. Como tenente e capitão, serviu como auxiliar do gabinete da diretoria do pessoal do Exército (Ministério da Guerra). Concluiu sua carreira militar depois de prestar serviço em vários Estados, atuando, ainda, como delegado do Serviço Militar.
Funabem
Passou a ser  diretor da então escola para menores Professor Queiroz Filho e Escola João Luiz Alves, da Funabem, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, tornando-se alvo da admiração e respeito do Centro de Educação do Menor. Benur Augusto Muniz, continua até hoje em grande atividade, principalmente na Casa do Expedicionário, em nossa Capital.