Meio Ambiente aprova nova data para audiência pública sobre crise hídrica

por José Lázaro Jr. — publicado 14/04/2021 17h01, última modificação 14/04/2021 17h01
Ficou combinado que a audiência acontecerá no dia 29 de abril. Na reunião, novo pedido de vista "segurou" na comissão a nova Política de Meio Ambiente.
Meio Ambiente aprova nova data para audiência pública sobre crise hídrica

Em razão da pandemia, as comissões da CMC têm ocorrido por vídeoconferência. (Foto: Reprodução/YouTube CMC)

No próximo dia 29 de abril, às 14h, a Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos realizará audiência pública para discutir a crise hídrica que afeta a cidade de Curitiba desde o ano passado, quando os reservatórios de água atingiram níveis baixíssimos e a região da capital, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), enfrentou seca extrema. A nova data foi decidida nesta quarta-feira (14), em reunião do colegiado, que é presidido pela vereadora Maria Leticia (PV).

Serão convidados representantes da sociedade civil, da Prefeitura de Curitiba e da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) para a audiência pública, que será realizada por videoconferência, com transmissão pelas redes sociais da CMC (Facebook, Twitter e YouTube). Neste ano, o colegiado já tratou do tema, numa reunião ordinária, com representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens, quando surgiu a ideia de realizar a discussão sobre o assunto (leia mais). A CMC, inclusive, produziu uma série de reportagens especiais sobre a crise hídrica (confira aqui).

Política de Meio Ambiente
Apesar de estar na pauta da comissão, não houve deliberação sobre o projeto que atualiza a Política de Meio Ambiente de Curitiba (005.00149.2020). Acontece que o vereador Leônidas Dias (SD) pediu vista da proposição, após Nori Seto (PP) apresentar um voto em separado ao do relator, Marcos Vieira (PDT), propondo ajustes nas emendas sugeridas pelo parlamentar. “As sugestões são para complementar, não para concorrer com o voto do relator”, explicou-se Seto.

A sugestão para que um pedido de vista fosse feito partiu de Maria Leticia, com o intuito de levar as contribuições reunidas na audiência pública realizada semana passada (leia mais) e as propostas de Vieira e de Nori Seto para a secretária municipal de Meio Ambiente, Marilza Dias. “Seria interessante se pudermos chegar a um substitutivo geral desta comissão, consolidando as propostas de emendas”, indicou a vereadora. Além dos já citados, também o vereador Sidnei Toaldo (Patriota) concordou com a proposta.