Mauro Bobato: um vereador focado em acompanhar obras da Prefeitura

por Alex Gruba | Revisão: Ricardo Marques — publicado 07/02/2024 08h05, última modificação 07/02/2024 17h58
Vereador filiado ao Podemos foi eleito para seu segundo mandato na Câmara de Curitiba em 2020, com 3.892 votos.
Mauro Bobato: um vereador focado em acompanhar obras da Prefeitura

Vereador Mauro Bobato tem sua vida ligada ao bairro do Umbará e região sul de Curitiba. (Foto: Reprodução CMC Podcasts)

O vereador Mauro Bobato tem uma forte relação de história pessoal com a região Sul de Curitiba, mais especificamente com o bairro Umbará. “Minha história de vida é muito ligada ao Umbará. (…) É um bairro como qualquer outro, mas pela cultura da 'italianada', meio agarrada aos seus imóveis, a gente ficou entre duas paredes: a BR-116, com o Contorno Sul, e o zoneamento, que é muito restritivo”, disse o parlamentar municipal, em entrevista no programa Você me representa. 

No microfone da bancada do CMC Podcasts, o vereador falou também sobre suas bandeiras e destacou pontos importantes da sua atuação como parlamentar na Câmara Municipal de Curitiba. Filiado ao Podemos, Mauro Bobato está no segundo mandato. No pleito de 2020, recebeu 3.892 votos para continuar ocupando umas das 38 cadeiras do legislativo municipal da capital paranaense.

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube

 

 

Mauro Bobato disse acompanhar obras de urbanismo na cidade, em especial na região Sul, ao redor do bairro Umbará: “Meu foco é muito no urbanismo, em acompanhar obras, micros ou macros”. Sabe que existem problemas pontuais a serem resolvidos, mas entende que Curitiba é um exemplo urbano para o Brasil. “Não vejo nenhuma cidade dentro do Brasil que possa contrapor Curitiba em termos de urbanismo”, disse Bobato. 

Com a experiência de ter sido motorista de caminhão, disse que se preocupa com a dinâmica do trânsito na cidade. A questão da mobilidade, segundo o vereador, precisa avaliar tanto motoristas quanto pedestres. Por isso, confessou também se preocupar com a questão das calçadas, com a sugestão para o Poder Executivo oferecer equipes de manutenção dos passeios públicos nos bairros.

Mauro Bobato também destacou iniciativas no esporte, como a Lei de Incentivo ao Esporte. Por meio dela, empresários e Prefeitura podem patrocinar atletas ou equipes de alto rendimento. Como o caso de Barbara Domingos, a Babi, que conquistou uma inédita medalha de bronze na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica em 2023. Por fim, falou da Lei Lucas, projeto de sua iniciativa para que escolas ou CMEIs contem com profissionais para prestar atendimentos de primeiros socorros e prevenir acidentes.

Os curitibanos têm um podcast para chamar de seu: CMC Podcasts

Com um conjunto de 14 programas, o CMC Podcasts é um produto da Diretoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Curitiba. Trata-se de uma ação de comunicação pública moderna, com foco na transparência. Além de entrevistas, como o Você me representa, há espaço para programas de debates de assuntos relevantes para a cidade. Os episódios são publicados no YouTube e no Spotify.