Mario Celso destaca construção de nova unidade do Corpo de Bombeiros

por Assessoria Comunicação publicado 07/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h00

O vereador Mario Celso Cunha (PSB), líder do governo na Câmara, destacou a construção de mais uma unidade do Corpo de Bombeiros feita pela Prefeitura de Curitiba. O prédio que vai abrigar o Corpo de Bombeiros no bairro Pilarzinho já está pronto. O novo posto atenderá toda a região norte de Curitiba, formada por 16 bairros e onde moram mais de 150 mil pessoas. “É mais um compromisso com a população do prefeito Cassio Taniguchi que se concretiza”, disse Mario Celso.
De acordo com Mario Celso, o posto do Corpo de Bombeiros do Pilarzinho integra o projeto Cidade Segura, que reúne uma série de ações da Prefeitura para melhorar as condições de segurança da população, além do Pilarzinho. “Na gestão do prefeito Cassio Taniguchi foram construídas as unidades dos bombeiros do Bairro Alto e Sítio Cercado”, informou Mario Celso. Quando entrar em operação, o posto do Pilarzinho contará com um efetivo de oito soldados, uma auto-bomba e uma ambulância do serviço integrado de atendimento ao trauma em emergência (Siate).
Com 272 metros quadrados de área, o posto fica na Rua Amauri Lange Silvério, esquina com a Rua jornalista Alípio Miranda, e vai atender os bairros de Santa Felicidade, Cascatinha, São João, Mercês, Vista Alegre, Pilarzinho, São Francisco, Bom Retiro, Centro Cívico, São Lourenço, Taboão, Abranches, Barreirinha, Boa Vista, Ahú e Juvevê. A construção segue um modelo padronizado, com orientação técnica do próprio Corpo de Bombeiros. No piso inferior conta com um abrigo para viaturas, sala de apoio, sanitários, sala de administração e protocolo. Já no piso superior estão uma sala de estar, depósito, refeitório, dois dormitórios, banheiros e vestiários.
Um convênio assinado em 9 de novembro de 1999 atribuiu ao município a responsabilidade da construção das instalações físicas e a compra de equipamentos para as unidades do Corpo de Bombeiros. Ao governo estadual cabe a operação dos postos. O projeto de descentralização de bombeiros e do Siate prevê 16 postos funcionando em Curitiba.
O Cidade Segura é gerenciado pela Defesa Civil, encarregada da gestão do projeto e pelos trâmites de planejamento junto ao comando do Corpo de Bombeiros. A Secretaria Municipal de Urbanismo é responsável pelas dotações dos recursos provenientes da cobrança de taxas de vistorias técnicas de segurança e edificações, realizada pelo Corpo Bombeiros em imóveis comerciais e particulares.
“Esta unidade é mais uma contribuição da Prefeitura de Curitiba para o Corpo de Bombeiros. O novo posto vai possibilitar que o atendimento a chamadas nesta área seja feito em tempo menor”, afirmou o secretário municipal de Defesa Social, Sanderson Diotalevi, que visitou a unidade junto com o comandante do 1º Grupamento de Bombeiros da Capital, tenente coronel Claudinei Alves da Silva.
Atualmente, há nove unidades dos bombeiros em Curitiba, localizadas no Centro, Portão, Bacacheri, Infraero, CIC-sul, Santa Felicidade, Boqueirão, Bairro Alto e Sítio Cercado. Além da unidade do Pilarzinho, estão previstos postos na Ceasa, Cajuru, Uberaba CIC-norte, Pinheirinho e Santa Cândida.