Manoel Ribas será revitalizada, afirma Ippuc à Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 22/09/2014 11h30, última modificação 27/09/2021 10h23

A Câmara Municipal recebeu da prefeitura, na semana passada, a resposta ao pedido de informações sobre a implantação de ciclovia nos dois sentidos do trecho final da avenida Manoel Ribas, que será revitalizado. Segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a obra não implicará na redução de pistas de rolamento.

Segundo o ofício à proposição 062.00277.2014, o projeto consiste na inclusão de duas faixas por sentido no trecho entre as ruas Domingos Strapasson e João Volpe, incluindo ciclofaixas. “A partir deste ponto haverá, sentido norte, duas faixas sentido Campo Magro e uma no sentido Santa Felicidade. Tal configuração se deve à existência de uma unidade de interesse de preservação (Casa Volpi), um maciço arbóreo e diferenças significativas entre a pista e a soleira de acesso a residências lindeiras”, aponta.

Quanto à realização de levantamento técnico do fluxo de ciclistas na região, o Ippuc disse que uma “análise visual” demonstrou a existência de ciclistas trafegando em condições inseguras. “O intuito da implantação da infraestrutura cicloviária não é somente atender a pequena demanda, mas proporcionar a possibilidade de indução do crescimento da demanda através da oferta de boas condições de trafegabilidade”, completa.

Sobre o levantamento técnico do fluxo de veículos no trecho da Manoel Ribas a ser revitalizado, não foi informado o resultado. O documento afirma, apenas, que “foram executadas várias pesquisas de tráfego”. O pedido de informações apontava preocupação dos moradores pela redução de pistas de rolamento, que tumultuaria ainda mais o trânsito nas imediações.

Clube da Gente
Outro pedido de informações respondido na semana passada foi o 062.00258.2014, sobre a construção do Clube da Gente na praça Antônio Bertoli, em Santa Felicidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), as obras devem começar em novembro, com o custo estimado de R$ 7,6 milhões. A previsão é que sejam concluídas em 14 meses.

Consulta
A resposta aos pedidos de informações encontram-se no Sistema de Proposições Legislativas (SPL), na primeira aba do requerimento (“dados gerais”), em ofícios recebidos. Também podem ser localizadas pelo site da Câmara de Curitiba, em “Pedidos de informações à prefeitura” (menu “Processo Legislativo”), no mês de setembro.

Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois cerca de 40% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas).