Linha férrea, Uber, emendas, escola e mais notas do dia 15 de março

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 15/03/2023 13h08, última modificação 15/03/2023 13h08
Requerimentos lidos no pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Linha férrea, Uber, emendas, escola e mais notas do dia 15 de março

Notas da sessão plenária do dia 15 de março. (Arte: Arquivo/CMC)

Linha férrea I*
Alexandre Leprevost (Solidariedade) lamentou, durante fala no pequeno expediente da sessão desta quarta-feira (15), o acidente entre um trem e um ônibus que transportava crianças da Apae, na última sexta (10), em Jandaia do Sul (PR). O vereador frisou os constantes debates que vêm acontecendo na CMC sobre a segurança nas passagens de nível (cruzamentos com a linha férrea) da capital. “Temos em Curitiba um equipamento em teste, desde agosto do ano passado, na rua Sebastião Marcos Luiz, no Cajuru. O sistema consiste em um semáforo inteligente que, com a aproximação do trem, fecha a passagem para os demais veículos. Também possui um radar para flagrar os motoristas que desrespeitarem a sinalização”, citou o parlamentar.
Linha férrea II*
Leprevost informou ainda ter recebido relatórios do equipamento em teste, que em sua avaliação teria se mostrado extremamente eficaz. “Identificamos, nesses 4 meses, 5750 veículos em situação de infração, uma média de 50 infrações por dia”, relatou o parlamentar. “Os resultados são extremamente positivos e mostram que o equipamento é eficiente”, disse. Uma audiência pública que terá como tema os impactos do transporte ferroviário em Curitiba está agendada para o dia 31 de março, às 14 horas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Motoristas de aplicativo*
Rodrigo Reis (União) destacou em plenário a ideia de propor uma comissão especial para atender demandas dos motoristas de aplicativo de Curitiba e da região metropolitana. “É necessário prestar auxílio a esses motoristas, que, hoje, fazem parte do dia a dia e prestam serviços de transporte a toda população”, afirmou. A reavaliação das vagas destinadas aos motoristas de táxi, que já foi debatida na CMC, também foi citada por Reis. "Há muitas vagas reservadas para táxis que ficam vazias na maior parte do tempo e que poderiam ser compartilhadas com os motoristas de transporte por aplicativos”, sugeriu o parlamentar.  

Emendas à Saúde*
Osias Moraes (Republicanos) celebrou, em plenário, a entrega de R$ 4 milhões em equipamentos para hospitais da rede SUS de Curitiba. “Vários vereadores destinaram emendas que possibilitaram o repasse destes equipamentos para os hospitais. Juntos, mostramos para a população de Curitiba que estamos antenados a todos os problemas da cidade”, parabenizou. Os hospitais beneficiados foram Evangélico Mackenzie, Madalena Sofia, Cajuru, Nossa Senhora das Graças/Maternidade Mater Dei, Pequeno Príncipe, Hospital do Trabalhador, Hospital de Clínicas, Erasto Gaertner e Santa Casa. 

Escola municipal*
Em pronunciamento, o vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade) reclamou da situação precária das instalações da Escola Municipal Itacelina Bittencourt, no bairro Guaíra. “A falta de estrutura nesta escola ficou visível em nossa visita”, relatou. Ele listou problemas como a necessidade de troca de torneiras, de portas e de janelas. A escola hoje atende aproximadamente 340 alunos. “Precisamos cobrar respostas da Secretaria da Educação sobre o descaso que vem ocorrendo com as crianças e professores desta instituição”, cobrou Marciano Alves. “Para uma criança se preparar para a cidadania é necessário que ela estude com dignidade. A educação é um direito de todos e um dever do estado”, finalizou.

Obras de drenagem*
João da 5 Irmãos (União) utilizou a tribuna do plenário para cobrar avanços nas obras de drenagem para a contenção de enchentes no município, em especial na região dos bairros Cajuru e Capão da Imbuia. “É muito importante para a cidade o avanço nessas drenagens. Estamos com muitos problemas e muitos deles são antigos”, relatou o vereador. “Tem chovido muito em todo o estado, é necessário o diálogo para que juntos possamos atender essas demandas da população”, finalizou. Nesta terça (14), os vereadores apresentaram sugestão ao Executivo para solucionar os problemas das enchentes no bairro CIC (saiba mais).  

Ausência do país*
Requerimento do vereador Pier Petruzziello (PP) informa à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) viagem ao exterior entre os dias 16 e 26 de março (041.00004.2023). Segundo o comunicado, trata-se de uma viagem particular. Os vereadores precisam comunicar as ausências do país em atendimento ao artigo 129, inciso 9°, do Regimento Interno.

Celulares nos bancos*
Amália Tortato (Novo) anexou, a projeto de sua iniciativa, nota técnica da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em apoio à revogação de dispositivos da lei 14644/2015, com o objetivo de liberar o uso de celulares no interior dos estabelecimentos bancários e financeiros (045.00019.2023). A proposta de lei deve retornar à pauta na próxima semana (005.00172.2022).

Corte de árvore*
Requerimento da vereadora Amália Tortato (Novo) faz questionamentos à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). O pedido de informações tem por base um protocolo realizado junto à Central 156 sobre o corte irregular de árvore na rua Doutor Carlos de Carvalho, número 2512. Ela alega ter recebido reclamações de moradores da região de que a solicitação, aberta em outubro de 2022, ainda não foi atendida (062.00161.2023).


*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
*Notas revisadas pelo estudante de Letras Brunno Abati.
Supervisão do estágio: Alex Gruba