Ligação cicloviária entre Parque Náutico e Zoológico tem apoio da CMC

por José Lázaro Jr. — publicado 04/05/2021 16h22, última modificação 04/05/2021 16h22
Sugestão ao Executivo foi aprovada em votação simbólica e reacendeu debate sobre segurança pública no plenário da Câmara de Curitiba.
Ligação cicloviária entre Parque Náutico e Zoológico tem apoio da CMC

Com a pandemia, as sessões da CMC são feitas por videoconferência. Na foto, Maria Leticia. (Foto: CMC)

“De 2018 a 2021, Curitiba ganhou apenas 12,3 km novos de ciclovias, enquanto foram asfaltados mais de 500 km. Existem bairros que não têm nenhuma estrutura para ciclistas e, se existe vontade [da prefeitura para melhorar isso], não existe comprometimento, pois não tem orçamento”, afirmou, nesta terça-feira (4), a vereadora Maria Leticia (PV), ao defender a aprovação, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) de uma indicação ao Executivo de outro parlamentar, Dalton Borba (PDT), sobre ciclomobilidade.

O pedido de Dalton Borba era para a criação de uma ligação cicloviária entre o Parque Náutico e o Zoológico de Curitiba, distantes 6 km um do outro, para quem utiliza a rua João Miqueletto (203.00224.2021). “Além de contribuir com o meio ambiente, a ligação fará, sem dúvidas, que se tenha mais segurança na localidade mencionada”, diz o vereador, na justificativa da indicação. Na esteira do debate, Jornalista Márcio Barros (PSD) adiantou que já conversa com a Polícia Civil e com o Executivo sobre a área.

“Não tem iluminação ali, o que tornou a área propícia para a prática de crimes. O Parque Náutico é um lugar maravilhoso, mas precisa ter segurança”, afirmou Barros. Mais cedo, os vereadores tinham aprovado outra indicação, do vereador Beto Moraes (PSD), requisitando incremento do patrulhamento da Guarda Municipal na região (203.00217.2021), de preferência com o uso de motocicletas, pois “o atendimento será mais rápido”. Após as manifestações de Mauro Bobato (Pode) e Ezequias Barros (PMB), João da 5 Irmãos (PSL) sugeriu que a Câmara Municipal de Curitiba faça uma audiência pública para discutir a ampliação da malha cicloviária da cidade.

Apesar de não serem impositivas, as indicações aprovadas na CMC são uma das principais formas de pressão do Legislativo sobre a Prefeitura de Curitiba, pois são manifestações oficiais dos representantes eleitos pela população para representá-los e submetidas ao plenário. Por se tratar de votação simbólica, não há relação nominal de quem apoiou, ou não, a medida – a não ser os registros verbais durante o debate.