Líder pede celeridade na tramitação de projeto para servidores da saúde

por Assessoria Comunicação publicado 17/03/2014 16h25, última modificação 22/09/2021 11h08

O líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), fez apelo às comissões da Câmara de Curitiba pela celeridade na tramitação do projeto do Executivo que reduz para 30 horas semanais a jornada de trabalho dos servidores municipais da saúde  (005.00045.2014). Apresentada na semana passada, a proposição começou a tramitar oficialmente nesta segunda-feira (17), com a leitura no pequeno expediente e foi aplaudida por representantes da categoria.

Segundo Pedro Paulo, a intenção é levar a matéria à votação em plenário dentro de um mês. Antes de passar pelos colegiados permanentes, o texto receberá instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) da Casa. A proposta de lei reduz para 30 horas a jornada das seguintes carreiras, sem redução salarial: fonoaudiólogos, farmacêuticos bioquímicos, psicólogos, nutricionistas, biólogos, citotécnicos, químicos, técnicos em confecção de lentes de óculos, técnicos em patologia clínica e técnicos em saneamento.

Já os médicos veterinários trabalhariam, semanalmente, 20 horas (leia mais). “O projeto é uma conquista histórica. O momento é de diálogo com os servidores e negociação intensa”, disse o líder. “Mesmo com as dificuldades do ano passado, na nova gestão o prefeito abriu a conversa. Agora estamos avançando ainda mais, mas lógico que há limites orçamentários.”

A bioquímica Roberta Santos usou a tribuna em nome dos servidores da saúde. Ela lembrou da maior greve do segmento, de 74 dias, em 2011, e reforçou o apelo pela rapidez na tramitação do texto, protocolado na semana passada. “A jornada de oito horas diárias pesa na saúde do servidor”, afirmou.

“Está mais que na hora de efetivarmos este direito dos servidores municipais da saúde. É importante que as comissões façam um debate claro e de qualidade, mas com celeridade”, completou a Professora Josete (PT). Já Tico Kuzma (PROS) e Professor Galdino (PSDB) alertaram à greve dos professores do município, iniciada hoje. Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) também acompanharam a sessão.