Líder destaca projetos de caráter social

por Assessoria Comunicação publicado 31/07/2009 18h55, última modificação 24/06/2021 11h24
O líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba, Mario Celso Cunha (PSB), destacou o fato de que os eleitores vão poder tirar seus títulos pela internet. Segundo o vereador, a novidade chega ao Paraná sob aplausos.  “Trata-se de mais uma importante  inovação adotada  pela Justiça Eleitoral brasileira, cujo trabalho é referência nacional, modelo para outros países, inclusive de primeiro mundo”, ressaltou
A implantação do sistema, chamado Título Net, vai possibilitar a solicitação  do titulo, pedido de transferencia de domicilio ou revisão de dados eleitorais pela rede mundial de computadores. A implantação do Título Net começou pelo Estado de Rondônia e tem como objetivo agilizar o atendimento aos cidadãos, que farão a solicitação preenchendo um formulário pela internet. Depois disso, o requerente deve comparecer a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral portando documento de identificação e comprovante de residência para efetivar o cadastro e retirar seu documento. Segundo Mario Celso, o projeto amplia a participação do eleitor no processo, na medida em que cria facilidades para a obtenção do documento, ao mesmo tempo em que dá mais uma demonstração de modernidade de nosso sistema eleitoral, que já é uma referência pela utilização de urnas eletrônicas.
Curso ao desemprego
O vereador também está tentando viabilizar, junto ao Ministério do Trabalho e Congresso Nacional, um projeto que venha a implantar cursos para desempregados. O objetivo é oferecer curso gratuito a todos os que estiverem recebendo o seguro-desemprego. “Todos os beneficiários do programa teriam que comprovar a frequência neste curso de capacitação profissional, com carga mínima de três horas, possibilitando deixar um horário livre para a busca de um novo emprego.”
Já existe algo semelhante na Câmara Federal, mas que fala em carga horária mínima de seis horas, o que prejudicaria o trabalho na busca de uma outra colocação. Com isto, também seriam evitadas as fraudes no recebimento do seguro-desemprego.
Segundo o líder do prefeito na Câmara, isto tem que ser efetivado com a maior urgência, tendo em vista que a crise internacional provoca reflexos na economia e está gerando desemprego em vários setores. “É uma ideia que tem o apoio popular e precisa o quanto antes de aprovação, pois vai abrir uma nova opção de especialização para diversas pessoas que buscam qualificação profissional”, completou.