Líder da União Feminina O Brasil Para Cristo será homenageada

por Assessoria Comunicação publicado 12/03/2018 16h05, última modificação 26/10/2021 09h17

Falecida em 2001, aos 85 anos de idade, Isabel Dittrich será homenageada pela Câmara Municipal de Curitiba, que hoje aprovou, com 23 votos, a indicação dela para nomear um logradouro público na capital do Paraná. “Ela foi líder de mulheres dentro das Igrejas O Brasil Para Cristo. Junto a seu esposo, o pastor Jahyr Dittrich, implantou igrejas no Paraná, em Santa Catarina e também no Paraguai”, relatou Ezequias Barros (PRP), autor do projeto de lei (009.00035.2017).

“Em 1967, Isabel Dittrich veio a partilhar a liderança da Ufebrac [União Feminina O Brasil para Cristo] em Curitiba, posto no qual, atuando como assistente social, repassava roupas e calçados, e ensinava à comunidade pintura, culinária, crochê, e orientava pais sobre criação de filhos”, contou Barros. O vereador foi muito próximo da família Dittrich, que o acolheu e incentivou o parlamentar a entrar na vida pública. “Isabel foi uma segunda mãe que tive em Curitiba”, disse, lembrando que se mudou de Umuarama para a capital.

Para Noemia Rocha (PMDB), ela foi “uma mulher de Deus”. “Tem pessoas que passam pela nossa vida e são exemplos valorosos, verdadeiros anjos da guarda em nosso caminho”, acrescentou Oscalino do Povo (Pode). A vereadora Katia Dittrich (SD), depois de esclarecer que não é parente da homenageada, também elogiou a iniciativa. A proposta volta ao plenário nesta terça-feira (13), para deliberação em segundo turno.

Perto do Erasto
A votação em segundo turno da homenagem à Dona Edite Pizzatto (009.00034.2017), proposta por Felipe Braga Côrtes (PSD), foi acompanhada por parentes da fundadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer – Luiz Pedro e Daniela Pizzatto. “Vamos trabalhar, presidente Serginho do Posto [PSDB], todos os vereadores, junto a prefeitura, para obter algum lugar próximo ao Erasto Gaertner, talvez um jardinete, para eternizar o nome da Dona Edite”, pediu o autor da iniciativa. A Rede Feminina de Combate ao Câncer foi fundamental no levantamento de recursos para a construção e manutenção do Hospital Erasto Gaertner (saiba mais).

Utilidade pública
Com 27 votos favoráveis, os vereadores apoiaram, em primeiro turno, iniciativa de Helio Wirbiski (PPS) que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual Ernani Vidal (014.00001.2017). A instituição fica no bairro São Lourenço, com 669 alunos distribuídos entre 22 turmas de ensino fundamental e médio. Foi adiada por uma sessão, a utilidade pública à entidade Quadradinhos do Amor (014.00063.2017), proposta por Julieta Reis (DEM).